terça-feira, dezembro 04, 2007

Vitória 2 - 1 Académica

Estádio: D. Afonso Henriques, Guimarães
Assistência: 13 584 pessoas
Árbitro: Pedro Proença

Ficha de jogo
Vitória SC
Nilson, Andrézinho, Geromel, Sereno, Desmarets, Flávio, João Alves (35'), Fajardo, Alan, Ghilas (67') e Rabiola (45')
Jogaram ainda: Targino (35'), Miljan (45') e Carlitos (67')
Treinador: Manuel Cajuda

Académica
Pedro Roma, Orlando, Litos, Kaká, Pedro Costa, Paulo Sérgio, Pavlovic (82'), Ndoye, Lito, Ivanildo (76') e Vouho (56')
Jogaram ainda: Hélder Barbosa (56'), Miguel Pedro (76') e Joeano (82')
Treinador: Domingos Paciência
Marcadores: Pavlovic (22'), Ghilas (51') e Miljan (69')

Cartões amarelos: Ivanildo (43'), Miljan (69') e Fajardo (71')
Cartões vermelhos: -

O Vitória teve mais uma vez de suar muito para vencer, mas é plena a justiça do resultado alcançado ontem frente à Académica de Coimbra.
Entrou dominador no encontro e logo nos minutos iniciais Ghilas podia ter inaugurado o marcador num belo remate cruzado. A bola acabou nas mãos de Pedro Roma, facto que acabou por se repetir várias vezes nos minutos seguintes, já que o Vitória precionava muito a Briosa na zona mais avançada do terreno.
Contra a corrente do jogo, a Académica chegou primeiro ao golo, voltando a defensiva vitoriana a ser ineficaz num lance de bola parada.
Este golo parece ter afectado os vimaranenses que perderam algum fulgor ofensivo e obrigaram Manuel Cajuda a mexer cinco minutos depois da meia hora. Dois minutos antes Ghilas ainda introduziu a bola na baliza, mas o golo foi anulado por fora de jogo do avançado argelino.
Entrou então Targino para dar mais velocidade e consistência ao ataque vitoriano mas a superioridade minhota acabou por se notar mais na 2ª parte.
Segunda parte essa que foi demolidora por parte do Vitória. Para o lugar de Rabiola, que não foi muito feliz na sua estreia como titular esta época, entrou Miljan e haveria de ser ele a decidir o jogo.
Antes disso, foi Ghilas, merecidamente pelo bom jogo que estava a fazer, a empatar a partida com uma bela assistência de calcanhar do sérvio. Aos 69' Miljan teve também a sua recompensa pela excelente entrada em jogo, e ofereceu o triunfo à sua equipa. Passou por três adversários e rematou forte à baliza batendo Pedro Roma. Excelente golo do avançado vitoriano!
Daí até ao final, o Vitória continuou extremamente ofensivo e perigoso, tendo várias oportunidades para dilatar o resultado (nomeadamente, num cabeceamento de Flávio que obrigou Pedro Roma a grande defesa).
Foi mais uma vez um Vitória dominador, trabalhador e obrigado a dar a volta a um resultado menos favorável, mas que deixou tudo em campo pela conquista dos três pontos e consequentemente do 3ª lugar.
Nada mais justo do que consegui-lo.


Melhor em campo
Miljan #9

Entrada poderosa em campo do sérvio que a toda a sua vontade aliou a presença fundamental nos dois golos da reviravolta vitoriana. Uma assistência e um golo brilhantes conferem ao avançado vimaranense o papel mais importante deste jogo.

Arbitragem
Actuação irritante do árbitro de Lisboa. Muito benefício da dúvida para os lados da Briosa e muito poucas dúvidas em relação ao Vitória. Há dois penalty's extremamente duvidosos para a equipa da casa e uma série e faltas que só o juiz não viu. Do meu ponto de vista, arbitragem negativa.

Pontos postivos
- 3ª lugar isolado foi isso que significou o triunfo de ontem à noite para o Vitória. Nada mau para quem ainda agora chegou da Liga Vitalis.
- A união desta equipa e a forma como encaram situações de desvantagem é qualquer coisa de fascinante. Sem dúvida, o segredo do êxito.

Pontos negativos
- Rabiola. Não soube aproveitar a oportunidade oferecida por Manuel Cajuda com a presença no onze titular e fez um péssimo jogo. Talvez a Liga Intercalar lhe ofereça maior tranquilidade e segurança na hora H.
- Fajardo. Muito longe do Fajardo do início de época. Irreconhecível.

Sem comentários: