domingo, setembro 30, 2007

Claques Atacantes: Frente Atlético Atlético Madrid Espanha

Análise Atacante: Eredivisie (Jornada 6)


A jornada 6 da Liga Holandesa fica claramente marcada pela pesada derrota do VVV-Venlo contra o Ajax por 6-1. Destaque para a vitória caseira do Feyenoord, o empate comprometedor do PSV e a surpreendente derrota do AZ.

O Ajax, na Arena de Amsterdão, alcançou o resultado mais dilatado da jornada - 6-1 frente ao VVV-Venlo. Karim Soltani ainda colocou os visitantes na liderança ao marcar um golo aos 4 minutos, mas a partir daí foi uma avalanche de golos do Ajax. Alberto Luque marcou os dois primeiros, aos 16 e 19 minutos, sendo depois substituído por Dennis Rommedahl por lesão. O dinamarquês entrou e fez o quarto golo, já depois de um tento de Hedwiges Maduro. Na segunda parte, Laurent Delorge marcou aos 77 minutos e deu a marcar já perto do apito final – o marcador foi Huntelaar.



O Feyenoord, em sua casa, levou de vencida o Heerenveen. O veterano Roy Makaay marcou o primeiro, aos 22 minutos, e 6 minutos depois foi a vez de Nick Hofs finalizar. 2-0 foi o resultado final.

O PSV foi a Breda para tentar derrotar o NAC Breda mas essa missão verificou-se impossível. Matthew Amoah marcou para os anfitriões à passagem do minuto 65 e Kenneth Perez recolocou a igualdade aos 76. Curiosa a última substituição da equipa de Eindhoven aos 89 minutos, Jefferson Farfán por Manuel da Costa - um candidato ao título troca um avançado por um defesa no fim do jogo.



Pior mesmo esteve o AZ que tem estado um pouco aquém das expectativas. Moussa Dembélé marcou para a turma de Alkmaar aos 14 minutos. Everton, ainda na primeira parte, fez o 1-1 e Rob Maas, já no segundo tempo, encarregou-se de dar a vitória ao
Heracles Almelo.

O Vitesse também goleou, o FC Ultrecht foi a vítima. Gill Swerts e Civard Sprockel na primeira parte; Mads Junker e Haim Megrelishvili na segunda parte foram os responsáveis pelos quatro golos marcados. O FC Ultrecht marcou por Gregoor van Dijk e Robin Nelisse.

Emotivo foi o empate entre Roda e Excelsior. Em Kerkrade, o Roda começou a ganhar 3-0. Willem Janssen, Roland Lamah e Jan-Paul Saeijs garantiam uma vantagem segura e confortável. Mas o impossível aconteceu e a formação do Excelsior chegou ao empate. Geert den Ouden aos 57 minutos e Johan Voskamp aos 78 e 90 foram os autores da reviravolta.

De resto, o FC Groningen bateu em casa o Sparta de Roterdão com um golo de Goran Lovre; o NEC derrotou o Willem II no seu campo com um golo de Rutger Worm e entre o De Graafschap e o Twente registou-se um nulo e consequente divisão de pontos.


CLASSIFICAÇÃO

Derby Alfacinha - Benfica 0-0 Sporting

Estádio: Estádio da Luz, em Lisboa
Hora: 19:15
Assistencia: 48 222 espectadores
Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)

Benfica: Quim; Nélson, Luisão, Edcarlos e Léo; Katsouranis, Rui Costa; Maxi Pereira, Di María; Rodríguez; Nuno Gomes.
Suplentes: Butt,Cardozo, Zoro, Binya, Luís Filipe, Nuno Assis e Adu
Treinador: José Antonio Camacho

Sporting: Stojkovic; Abel, Tonel, Polga e Ronny; Moutinho, Romagnoli, Miguel Veloso e Vukcevic; Liedson e Yannick.
Suplentes:Tiago, Paredes, Adrien, Purovic, Farnerud, Gladstone e Celsinho.
Treinador: Paulo Bento

Muitas expectativas antes de um jogo que prometia decidir alguma coisa no campeonato, pelo menos para quem não espera que se repita a história habitual das equipas de Jesualdo Ferreira durante a segunda volta...

Visão Benfiquista por Paulo Matias

Pelo segundo ano consecutivo o estádio da Luz não esgotou para o derby eterno da cidade de Lisboa, na época passada o mau momento do Benfica justificou a “não enchente”, esta época a chuva aliada ao mau momento das duas equipas justificam os 10 mil bilhetes por vender. Não deixa de ser preocupante, quando já se tinha adquirido o hábito de ver os estádios cheios para os grandes jogos em Portugal...

Camacho decidiu lançar Luisão na equipa titular e deixar “Cardos9” no banco de suplentes, o primeiro foi o elo mais fraco da defesa encarnada e o segundo notou-se pela ausência de golos marcados, se bem que ele por si só não os garanta!
A luta no miolo era titânica, Maxi Pereira, Katsouranis e Rui Costa estavam muito bem nas marcações e respectivas compensações ao meio campo leonino, especialmente o Uruguaio que esteve em grande nível. Uma primeira parte bem dividida resultou em alguns lances de perigo para uma e outra baliza, Rui Costa de um lado e Miguel Veloso e Djalo do outro quase marcaram...

Na segunda parte ficou a ideia que os 2 técnicos estavam satisfeitos com o empate, Camacho esperou nitidamente que Paulo Bento mexesse na equipa para reagir – apenas aos 70’ após a primeira alteração no Sporting colocou alguém a aquecer – e nem assim o espanhol arriscou alguma coisa, limitou-se a executar trocas simples entre jogadores para a mesma posição.

Houve polémica para alimentar este derby, 3 lances prometem fazer colocar este jogo na actualidade durante vários dias, primeiro pareceu-me claro o derrube de Katsouranis sobre Romagnoli, mais tarde fiquei com a ideia que o arbitro auxiliar se precipitou ao interromper o jogo para assinalar mão do mesmo grego, ele tinha o braço colado ao corpo e penso que Pedro Henriques esteve bem em não assinalar nada. Para terminar Moutinho derruba Adu dentro da área, tenho quase a certeza que se não são os outros 2 lances polémicos Pedro Henriques assinalava esta grande penalidade clara, mas desta forma ficam as 2 comadres em pé de igualdade!

O meu destaque neste jogo vai para Edcarlos, após a boa exibição em Braga este Brasileiro a provar que Luisão é o elo mais fraco na defesa encarnada esta época, vou ter pena de ver David Luiz ou mesmo este Edcarlos sentados no banco de suplentes devido à “eterna titularidade” de Luisão, e após toda a classe que o melhor central a jogar em Portugal demonstrou do outro lado, fiquei ainda mais parvo como pode ele representar a selecção brasileira...

Resumindo, faltou um estádio cheio e alguns golos para animar o povo, pois o resto esteve lá!...

Visão Sportinguista por Antero Almeida

Final de tarde molhada na Luz (infelizmente pude sentir isso na pele), onde a ansiedade era mais que muita dos dois lados da barricada, pois era fulcral ambas as equipas ganharem, para não verem o Porto “fugir”.

O início do jogo mostrou um Benfica mais empenhado e organizado, em muito empurrado pelo seu público, demonstrando mais objectividade que os pupilos de Paulo Bento. Passado esse fulgor inicial (cerca de dez minutos), em que o Benfica pressionou mais, ainda que sem grandes lances de perigo – excepção feita ao remate de Rui Costa aos 8’ que Stojkovic consegui suster com alguma dificuldade - , o Sporting foi-se impondo aos poucos e instalou-se no meio campo benfiquista, à medida que a chuva ia abrandando.

O Sporting ia controlando as operações, até que surgiu um dos lances do jogo, aos 20’ e em que Romagnoli é derrubado por Katsouranis quando aquele se dirigia à baliza. Pedro Henriques pareceu ficar intimidado pelos adeptos benfiquistas que protestaram com veemência TODAS as faltas assinaladas no jogo contra a sua equipa, e mandou jogar. O jogo continuou disputado até ao intervalo, esperando-se, no entanto, que a segunda parte trouxesse novidades que pudessem animar a partida.

No intervalo singela “homenagem” aos “Lobos” (nota para a JUVE LEO que cantou o hino para contrapor as tímidas palmas do resto do estádio).

Regresso das equipas ao relvado sem alterações. O Benfica volta a entrar melhor, mas desta feita o Sporting reage mais rapidamente, voltando a dominar o jogo e a criar as melhores oportunidades – aos 52’ o “Levezinho” que já deixou de resolver há muito, falha na cara de Quim, o mesmo acontecendo a Tonel na sequência do canto. Faltavam os golos para aquecer a noite, até que Paulo Bento, talvez impedido de raciocinar por causa da chuva, decide substituir Vukcevic – que efectivamente não entrou no jogo – pelo Sueco Farnerud, um jogador homogéneo e valor garantido de más exibições. Não tem banco? Efectivamente não, mas Farnerud na Luz? Não contente decide, já perto do final do jogo mandar entrar, para o lugar de Djaló (que não esteve tão mal como em Guimarães – era complicado fazer pior), uma cópia do Ronaldinho, de que ninguém conhece ainda alguma qualidade (em Guimarães mete o Abel quando podia lançar o puto para partir os centrais, e em pleno Estádio da Luz é que lhe quer dar confiança?!!?)

Aos 71’, mais uma palhaçada de Pedro Henriques que apita com veemência o penalti (por mão de Katsouranis) prontamente assinalado pelo assistente, que afinal se transformou... numa bola ao solo... ... !!?!?!!

Nota ainda para a grande jogada de Romagnoli, a merecer golo, aos 81’. Nos últimos minutos as equipas, mais o que ganhar, não quiseram perder e arriscaram pouco, ainda que o Benfica fosse mais pressionante, contudo sem consequências.
No fim, o empate acaba por ser benéfico para o Porto, que assim escapa aos rivais, sendo no entanto o resultado mais justo. A haver um vencedor, este teria de vestir de verde e branco, pois as melhores oportunidades de golo durante o jogo foram criadas pelos homens de Alvalade.

Nota negativa (mas negativa com pontos negativos) a Pedro Henriques que foi apitar o “Derby” em estado de graça pela terceira vez consecutiva e saiu em vergonha (se a tiver), depois de dois penaltis não assinalados ao Sporting e um ao Benfica; três cantos que não viu a favor dos Leões e dois ao clube da Luz e várias faltas merecedoras de cartão que passaram impunes, pois é um árbitro que “deixa jogar”. Esperemos pelo comunicado do Sr. Vítor Pereira.

Nota igualmente negativa para os treinadores, que não tiveram ambição. Qualquer deles podia ter ganho o jogo se fizesse um pouco mais. Incompreensíveis as substituições de Paulo Bento.

Chegou a Alvalade como desconhecido para a maioria, e depois de um normal processo de adaptação acabou por vingar. Fui um dos que duvidei da sua qualidade, mas hoje Romagnoli é um valor seguro no plantel do Sporting. Correu quilómetros, jogou e fez jogar, partindo várias vezes a defesa benfiquista com passes rasgados e diagonais que os avançados leoninos trataram de desperdiçar.

Fotografias gentilmente cedidas pela City Files

Derby Invicta

Local: Porto
Estádio: Dragão
Assistência: 31.809 Espectadores
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)

O FC Porto aumentou a vantagem sobre os seus «Rivais», após vencer o Boavista, no Estádio do Dragão, por 2-0! Lisandro «Licha» Lopez voltou a estar em enorme destaque, ao apontar ambos os golos, revelando um oportunismo notável e apontando o seu 5º golo das últimas 3 Jornadas da Liga Bwin.
O Sporting e o Benfica estão já a 7 e 8 pontos respectivamente, ao fim de 6 Jornadas...


OPINIÃO PORTISTA, por João Ribas
«Acima de tudo estou feliz porque, ao contrário daquilo que sucedeu na Época transacta após a nossa Eliminação da Taça de Portugal às «mãos» do Atlético, a Equipa demonstrou não ter ficado nada afectada pela amargura que o Desportivo de Fátima nos causou na passada 4ª Feira!
Notei os Jogadores bastante confiantes, seguros e a forma como iniciaram o jogo, a "todo gás", com óptimas movimentações, especialmente sobre o flanco direito, revelou a grande vontade de chegarmos cedo ao golo, o que veio naturalmente a acontecer, após um falhanço do GR Axadrezado, que Lisandro Lopez não perdoou.
Em vantagem a nossa Equipa procurou controlar o jogo, mas na 2ª parte Boavista teve uma boa reacção, quando Jaime Pacheco alterou o Sistema de Jogo para 4-3-3, com a inclusão de Bangoura. Curiosamente minutos antes, ao intervalo, Jesualdo Ferreira tinha optado por alterar o seu 4-3-3, para um 4-4-2, com a inclusão do Leandro Lima.


Apesar dos 2 "sustos" que os nossos Vizinhos nos provocaram, a verdade é que quem tem Lisandro Lopez em grande forma, arrisca-se a marcar a qualquer momento. Foi o que sucedeu, aos 75', após um cruzamento de Marek Cech, o Argentino trabalhou exemplarmente na área e fuzilou Carlos, "acabando" com o jogo e com a reacção do Axadrezada.
Lisandro Lopez foi naturalmente o Melhor Jogador em Campo, ele que marcou a totalidade dos golos da Equipa nos últimos 3 jogos! Está em grande forma e, certamente que Adriano e Farías terão de aguardar, dada a enorme consistência de «Licha» no centro do ataque.
É óptima a nossa vantagem, nesta altura da prova, contudo mal seria de nós, se algum dia pensarmos que algum Campeonato poderá estar decidido à 6ª Jornada...»

OPINIÃO BOAVISTEIRA, por Diogo
O Boavista acabou por fazer os melhores 25' da temporada, quando Jaime Pacheco decidiu que afinal não precisava de jogar tão à defesa.

Falando do jogo, o FC Porto é um justo vencedor. Mas sinto-me contente, pois esperava muito menos deste Boavista. Cada vez há mais comunicação e mecanismos na equipa. Mas ao mesmo tempo, não tem ninguém que pense o jogo ou extremos de qualidade assegurada. Grzelak e Bosancic continuam de fora, não se percebendo bem a razão. Se um dava um grande jeito em termos de técnica e desequilíbrio para a nossa equipa, o outro entrou na equipa tipo do Europeu de sub-19 e seria o pensador de jogo que tanto o Boavista precisa.

Mas ontem foi o ataque que pior esteve. Na defesa, tudo está num bom caminho, tirando o Lateral-Esquerdo. Se contra a Académica não teve grande adversário, ontem Moisés esteve bastante mal quando deixou entrar tudo pelo seu flanco. Jorge Ribeiro seria o jogador ideal, apesar das suas grandes prestações a meio-campo que encantaram o Dragão.
No Meio-campo Diakité não esteve tão bem e Fleurival foi surpreendendo, subindo bem no terreno, para desequilibrar.
No ataque, Zé Kalanga continua uma nulidade, Mateus ainda é esforçado e Edgar continua em baixo de forma. Após a entrada de Bangoura a equipa mudou, o ponta-de-lança é um jogador bastante bom que precisa de extremos melhor e de um homem atrás de si. Aí é que Pacheco tem falhado, tendo Gajic e Bosancic que já demonstraram que podem fazer algo, além de defenderem.

Espero que contra o Belenenses, a equipa ganhe e jogue desta maneira. Sinal menos para as declarações de Pacheco, e um aplauso para a arbitragem de Artur Soares Dias.

sábado, setembro 29, 2007

Futebol Feminino Ano II Nº33


Hoje a rubrica Futebol Feminino terá uma versão mais curta, por causa do Mundial e assim se vai manter até ao final da competição.

Selecção Nacional Feminina de sub-19
A selecção orientada por Mónica Jorge estreou-se da melhor maneira neste 1º mini-torneio de apuramento para o Europeu de 2008 em França. A jogar em casa, pois Portugal é o anfitrião deste mini-torneio, a selecção da Quinas despachou a Grécia por 4-0. Elsa Ventura(60’), Filipa Mendes(80’), Mélissa Antunes(84’), e Ana Borges(86’) marcaram os golos do jogo. Veja aqui o resumo do jogo.

No outro jogo a Islândia goleou a Roménia também por 4-0.

Este sábado disputa-se a 2ª jornada, com Portugal a defrontar a Roménia em Águeda e a Grécia a defrontar a Islândia em Oliveira do Bairro.
A 3ª e última jornada está marcada para o dia 2 de Outubro. Portugal vai ter aqui o mais duro teste, defrontando a Islândia, equipa que tem evoluído bastante e que já está uns níveis acima de Portugal. O jogo será no Luso. O Roménia-Grécia será em Anadia.

Nota: Acompanhe os posts sobre o Mundial Feminino aqui no blog Futebol de Ataque.

sexta-feira, setembro 28, 2007

Promessa Atacante da Semana: Sandro Wagner


O jovem promissor desta semana tem nome de brasileiro mas é alemão de nascença. Sandro Wagner já defrontou o Belenenses esta época, no jogo da 1ª mão da 1ª ronda da Taça Uefa, disputado em Munique. Começou a carreira no Hertha Munich mas cedo se mudou para o grande clube da cidade, o Bayern. Depois de dar nas vistas na equipa II, Ottmar Hitzfeld chamou-o para junto das grandes estrelas bávaras. Apesar da sua grande estatura (1.94m), Wagner é um jogador ágil e dotado de boa capacidade de passe, podendo actuar tanto a médio como a avançado. Depois de uma estreia auspiciosa (marcou no seu 1º jogo ao serviço da equipa principal, num jogo a contar para a taça da liga, contra o Estugarda), o jovem alemão de 19 anos aguarda mais oportunidades para mostrar o seu valor, o que não será fácil, pois Hitzfeld prefere vê-lo a actuar a avançado, e para essa posição encontra-se "brutalmente" tapado por Miroslav Klose, Luca Toni, Lukas Podolski e Jan Schlaudraff...



Ficha Técnica



Nome: Sandro Wagner
Data de nascimento: 29/11/1987 (19 anos)
Local de nascimento: Munique, Alemanha
Altura: 194 cm
Peso: 87 kg
Posição: Médio Ofensivo/Avançado
Clube: Bayern Munique

Depois de mais uma eliminatória da Carlsberg Cup, aqui estou eu, Cristina, sem a minha sócia-assoberbada-de-trabalhito, para mais uma dose de retalhadelas no futebol… e acima de tudo, pedindo desculpa pelo atraso na publicação da crónica. Preparem-se para um “Girls & Foot” fresquinho fresquinho no início do Outono.

O Fátima ganhou ao FC Porto na eliminatória da Taça da Liga aka Carlsberg Cup (o título em inglês e com o nome do patrocinador é mais in). Agora surgem as piadinhas fáceis do “Ah e tal foi milagre!!”… “Ah e tal, a Nossa Senhora estava a jogar na defesa”… não vamos recorrer à piadola básica, combinado? Até porque o Belenenses (Belenenses-Belém… percebe-se a associação?!), treinado por Jorge Jesus (outra associação gira…) perdeu contra o Portimonense.
Vamos ser sérios e dar o mérito a quem o merece: Pedro Duarte, o guarda-redes do Fátima. No ano passado, o veterano jogador (35 anos) esteve a 20 minutos de bater o recorde de invencibilidade de… Vítor Baía. Logo… este estando “reformado”, Pedro Duarte passou a ser o 2.º guarda-redes, em Portugal, menos batido. Era lógico que o FC Porto ia perder!! Além de que o professor Jesualdo operou uma verdadeira limpeza no “onze”… para que os reforços comprados no Verão tenham uns quantos minutos nas pernas antes de os trocar todos na reabertura de mercado.
Vá, agora… lanço o desafio… dá-se uma prenda a quem conseguir inventar uma piada, mas daquelas boas, mas mesmo boas!


Mourinho apresentou a sua carta de demissão como treinador do Chelsea. Até aí nada de novo. Os adeptos “blues” entoaram cânticos de apoio ao português à porta de Stamford Bridge. Mais uma que não é novidade para ninguém. Giro giro é que ele foi indemnizado. Despediu-se e pagaram-lhe para ele ir embora… há gajos que não sabem mesmo o que fazer ao dinheiro!
E que José Mourinho é mediático também ninguém duvida, mas, anteontem, num certo e determinado canal na televisão por cabo… (daquele género de canais que se pagam), o ridículo bateu no fundo. Pedro Santana Lopes estava a ser entrevistado. Tudo bem que o senhor já foi presidente de 3566215 associações e partidos diferentes (entre os quais o SCP), mas escusavam de lhe cortar a palavra no momento em que o Mourinho estava a chegar ao aeroporto… não se faz! O que fez ele… ? Levantou-se e foi-se embora… depois de dar uma descasca no tal certo e determinado canal na televisão por cabo! Mourinho deve ser provavelmente o homem desempregado com mais tempo de antena, desde… desde… Mário Soares!


Achei esta notícia muito interessante (retirada do site da “Globo”):
A Associação Internacional Gay e Lésbica de Futebol (IGLFA) anunciou que Buenos Aires, na Argentina, será a sede do próximo Mundial de Futebol gay, agendado para este mês de Setembro. O presidente da IGLFA, Tomás Gómez, informou que a competição vai contar com a participação de equipas de 21 países e decorre entre 23 a 29 de Setembro.

O Mundial gay surgiu em 1982, sendo disputado cada ano num país diferente com a participação de cerca de 500 jogadores. Os organizadores do evento asseguraram que a capital argentina foi escolhida porque «a cidade vem ganhando prestígio como lugar para o futebol e também como destino gay». Fora da corrida à organização do Mundial gay terão ficado Rio de Janeiro, no Brasil, e Lima, no Peru. Londres, Nova Iorque e Washington encontram-se já em disputa para sedear a prova em 2008.

A pergunta que urge fazer (URGENTEMENTE) é: serei só eu que nunca ouviu falar deste Mundial??? Todos os dias se ouve falar do mundial de rugby, do mundial de futebol feminino, do mundial de sueca e de chinquilho… e NUNCA ouvi fala do mundial gay!! Mas esta notícia vai de encontro a uma teoria que tenho sobre o futebol e a homossexualidade que um dia destes partilho convosco, meus estimados leitores… sim, todos vocês, os quatro.


Esta aqui também é poderosa:
O PSV Eindhoven foi eliminado da Taça da Holanda por ter convocado o defesa português Manuel da Costa, que estava suspenso desde a última temporada, na partida da segunda mão da competição contra o Young Heerenveen.
- Isso é muito vergonhoso. Nunca poderemos justificar este erro. Pedi que revissem os nossos processos administrativos. Lamento que não vamos poder lutar pela Taça esta temporada - diz o director-geral do PSV, Jan Reker.
Em campo, o PSV havia derrotado o Young Heerenveen com facilidade, por 3 a 0.

Eles esqueceram-se que o moçoilo estava castigado?? Sou só eu que acho isto muito estranho?!
Já estou a imaginar a conversa entre equipa técnica e Direcção:
- Ah e tal, ‘bora meter o tuga a jogar de início…
- Mas… mas… mas… o Manuel está… está…
- Cala-te, catano!! Não vês que estamos a ter uma conversa séria?
- O tuga está cast…
- Está o quê, ó palerma? Pagamos-lhe para quê? Para jogar… topas?


Liga Futebol de Ataque 2007/2008: 2ª Jornada

Após a 2ª jornada da "Liga Futebol de Ataque 2007/2008" (Liga BP Ultimate Record), Milky F.C 07/08 continua a dominar de forma contundente.

Volto a lembrar que o código da Liga é o 0101C , para quem quiser participar.

quinta-feira, setembro 27, 2007

Futebol Feminino - Mundial(China 2007) - Meias-finais(dia 2)



Estados Unidos 0 Brasil 4 (veja aqui o vídeo)
Marcadoras: o-1 auto golo de Osborne(20’), 0-2 por Marta(27’), 0-3 por Cristiane(56’), 0-4 por Marta(79’)
Assistência: 47818

A selecção Canarinha garantiu hoje uma histórica presença na final de um mundial, num jogo em que dominou do princípio ao fim.
Se o jogo de ontem teve muita qualidade, o mesmo não se pode dizer deste, exceptuando lances individuais de grande qualidade técnica, que teve muitas faltas, muitas paragens. Greg Ryan trocou a guarda-redes Hope Solo por Briana Scurry e deu-se mal com isso, pois a equipa Norte-Americana mostrou-se sempre muito insegura. O Brasil entrou muito melhor e logo aos 4’ teve razões de queixa, pois ficou uma grande penalidade por assinalar sobre Cristiane. Aceita-se contudo que a árbitra Nicole Petignat não tenha visto. Os Estados Unidos continuavam a revelar dificuldade em construir jogo, algo que aconteceu durante toda a prova, criando perigo apenas em lances de bola parada. O mais estranho é que no banco Aly Wagner nº10 da equipa e uma das grandes jogadoras mundiais ainda não foi utilizada sequer um minuto. Aos 20’ num lance disparatado Leslie Osborne fez um auto-golo num lance em que estavam 4/5 jogadores americanas e a guarda-redes para 0 brasileiras. Faltou comunicação. Continuou a dar apenas Brasil e aos 27’, Marta após boa jogada bate Scurry pela segunda vez, num lance em que a guarda-redes tem culpas no cartório. A reacção dos Estados Unidos não existiu e tudo se complicou ainda mais aos 45’ com a expulsão de Shanon Boxx. A médio defensiva dos Estados Unidos foi abalroada por Cristiane, depois de esta ter tropeçado sozinha. Inacreditavelmente a árbitra Nicole Petignat, que até estava perto do lance marca falta a favor do Brasil e mostra o segunda amarelo a Boxx. A árbitra Suiça já era uma das protagonistas do jogo.
A segunda parte foi ainda mais fácil para o Brasil, que encontrou uma equipa Norte Americana totalmente perdida em campo e ainda mais perdida no banco pois o treinador teve decisões que ninguém conseguiu entender. Do pouco que fez na segunda parte, os Estados Unidos voltam a ter razão de queixa da árbitra, que simplesmente não viu uma mão tão claríssima de Formiga dentro da área, que certamente todo o estádio viu. Que vergonha de arbitragem para uma meia-final. O 3-0 surgiu com naturalidade por Cristiane após assistência de Marta, isto depois da Canarinha já ter desperdiçado algumas oportunidades. Daqui para a frente Marta deu espectáculo pela positiva e a meu ver pela negativa. Teve algumas atitudes que certamente não teria com outro resultado e que certamente não deveria ter contra quem quer que seja, muito menos contra a equipa que lidera o ranking e que já muitas vezes goleou o Brasil. Felizmente que também resolveu usar os seus dotes para deliciar todos quanto viram o jogo, com jogadas fabulosas, a melhor das quais o lance do 4-0 que não se pode mesmo perder. É um grande golo de Marta, que vale a pena ver e rever. Seria muito bom se Marta se preocupasse apenas em fazer estes momentos de magia. Até ao final o Brasil ainda enviou duas bolas aos ferros, curiosamente as duas por Cristiane.
Bom jogo do Brasil contra uma amostra daquilo que são os Estados Unidos e com uma arbitragem péssima.

Melhor em campo: Marta(Brasil)

Final:
30/9: Alemanha - Brasil

3º/4º lugar:

30/9: Noruega - Estados Unidos

Noticia Atacante do Dia - Duarte Gomes pede desculpa!

Árbitro Duarte Gomes pede desculpa pelo penalti assinalado a favor do Benfica

O árbitro Duarte Gomes assumiu hoje ter cometido "um claro erro" no lance do penalti que permitiu ontem ao Benfica o empate a um golo com o Estrela da Amadora, já nos descontos, na terceira eliminatória da Taça da Liga de futebol, que o clube da Luz acabou por ganhar na marcação de grandes penalidades.

O penalti assinalado já em tempo de descontos (92'), por indicação do árbitro auxiliar levou a decisão da passagem à quarta eliminatória da Taça da Liga para a marcação de grandes penalidades, que acabou por ditar a qualificação do Benfica.

"Perante as evidências que resultam do visionamento das imagens televisivas reconheço que houve um claro erro de arbitragem", admitiu Duarte Gomes em declarações ao site da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

O árbitro lisboeta explicou que a decisão "foi tomada pela equipa de arbitragem" e disse ser ele, "enquanto chefe dessa equipa", que "deve assumir o erro cometido", que "faz parte do futebol".

Duarte Gomes disse pretender demonstrar que "é tempo de todos os intervenientes do jogo perceberem que os árbitros não são seres infalíveis e estão em campo durante 90 minutos a tomar dezenas de decisões em fracções de segundo".

"Pelo momento do jogo em que aconteceu e pelas características da competição, [a decisão] teve consequências que fazem com que pese ainda mais sobre a equipa de arbitragem", referiu o árbitro.

"Esconder-me atrás de erros não faz parte da minha forma de viver esta actividade", adiantou Duarte Gomes, acrescentando um pedido de desculpas aos clubes envolvidos e destacando a atitude de respeito revelado pelos dirigentes e equipas técnicas apesar do erro cometido.

in Publico.

O que acham de todo este caso?
Poderão os árbitros continuar a errar e pedir desculpa como se estivesse tudo bem/mal?
As desculpas apresentadas (somos humanos erramos) justificam o erro ou a eliminação de equipas?
É contudo de louvar o árbitro que reconheceu o erro publicamente?
Qual o caminho a seguir pelos árbitros e pela arbitragem em Portugal?

Estrela q.b. Vs Benfiquinha

Estádio: José Gomes, na Reboleira
Assistência: 2000 espectadores
Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa)
Assistentes: Pedro Garcia e José Lima

Estrela da Amadora: Pedro Alves; Rui Duarte (Wagnão, 88m), Maurício, Hugo Carreira e Cardoso; Luís Aguiar (Mateus, 65m), Fernando e Tiago Gomes; Yoni, Moses e Nuno Viveiros (Pedro Pereira, 78m).
Treinador: Dauto Faquirá

Benfica: Butt; Nélson, Luisão, Zoro e Miguelito; Maxi Pereira (Freddy Adu, 46m), Binya e Nuno Assis (Andrés Diaz, 74m); Di Maria (Fábio Coentrão, 62m), Dabao e Cristian Rodriguez.
Treinador: José António Camacho

Golos: Maurício (35m) e Adu (92m gp).

Cartão amarelo para Binya (45m), Zoro (68m), Fernando (70m), Wagnão (88), Maurício (90m).

Versão Tricolor

Jogo fraco no Estadio José Gomes, ontem entre Estrela e Benfica.

O Estrela não jogou ao seu melhor nível e o Benfica praticamente não existiu sequer, principalmente na etapa inicial. Com algumas alterações na equipa nunca Dauto esperaria ter pela frente um Benfica tão banal. Sem Nelson, Wagnão, Pedro Pereira, N’Diaye, e Mateus que parecem ser titulares indiscutiveis, entrando para os seus lugares Pedro Alves, Hugo Carreira, Yoni, Viveiros e Luis Aguiar, conseguiu encarar os encarnados sem medo e com mais confiança que o adversário.

Assim a primeira parte foi de grande dominio tricolor, consolidado com um grande golo de livre directo por Mauricio, que continua a facturar aos “grandes”. Mais alguns lances escandalosamente perdidos já na area benfiquista, ditaram o intervalo com seis remates do Estrela contra dois do Benfica e uma vantagem merecida quiçá escassa.

A segunda parte foi pior para os da casa que entraram mais retraidos e com muito pontapé para a frente sem nexo. Ainda assim pertenceram-lhe as melhores oportunidades que culminaram em novo livre directo (foi pedido penalty no campo) que Mateus transformou em grande defesa para Butt.

Caminhava tudo bem para o final da partida quando um remate de longe e sem nexo do benfiquista/estrelista Bynia/Gilles bate violentamente na cabeça de Wagnão, a que o auxiliar do lado norte aponta como tendo sido com o braço. Assim incrédulos jogadores e publico da casa viam aos 92 minutos serem-lhes retirada sem era nem beira a passagem directa à póxima fase, em troca de um penalty “fantasma”.

Seguiram-se depois mais penaltys para ver quem iria para os quartos-final. Nem aí a escolha da baliza foi pacífica, porque e apesar dos protestos de Daúto, o árbitro teimou que deveria ser marcado para o lado em que estavam os adeptos benfiquistas em troca da baliza “neutra” que não tem ninguém por trás.

Melhor em campo:

Escolho antes o melhor fora do campo que foi o treinador Dauto Faquirá, principalmene pelo que disse na conferência de imprensa. É dificil manter a cabeça fria "a quente", algo que só ele consegue.

Arbitragem:

Uma arbitragem sem grandes casos extraordinários (apenas erros pontuais) até que se deu “o caso” e que lhe valeu nota zero. Veremos a apreciação de Vitor Pereira, pode ser que surja nova deliberação onde passe a ser penalty qualquer bola cortada com a cabeça dentro da área.

Pontos positivos:

- Grande golo de Mauricio.

- Não haver prolongamentos nesta Taça é benéfico principalmente quando o vencedor já está decidido de antemão, poupa meia-hora de cansaço despropositado aos jogadores e adeptos.

- Leonor Pinhão – “Duarte Gomes castigou uma “mão” que não existiu.”

Pontos negativos:

- Não vale a pena continuar a jogar futebol se se continuam a cometer erros que limitam equipas, falseiam resultados e eliminam competidores. Ou então definam até que ponto cada uma das equipas pode jogar e ir em frente nas competições em que está envolvida.

- Preço dos bilhetes, absolutamente descabidos.


Venha de lá o campeonato e o Marítimo.


Versão Benfiquista por Pedro Evangelista

Vergonha. É aquilo que me apraz dizer sobre o jogo e sobre a exibição dos jogadores encarnados. Camacho optou por rodar praticamente toda a equipa (note-se que a defesa foi totalmente renovada...), lançando às feras jogadores sem ritmo algum. Apesar de ser esse o objectivo desta competição, o Benfica tem de lutar sempre para vencer em qualquer partida, e não foi o que aconteceu.

O Estrela foi superior, criou as melhores ocasiões de golo, e soube defender a vantagem até... ao erro monumental do árbitro assistente, que assinalou uma grande penalidade inexistente, pois a bola bate na cabeça do defesa Wagnão, e não no seu braço... Uma tremenda injustiça para os guerreiros do Estrela. Em relação aos jogadores do Benfica, destaque para o uruguaio Cristian Rodriguez, o ÚNICO que remou contra a maré. O "regressado" Binya também não esteve muito mal, mas ia borrando a pintura numa bola perdida infantilmente a meio campo, que poderia ter dado o 2º golo para os homens da casa. Tirando estes dois homens, os outros 12 jogadores que pisaram o José Gomes foram uma autêntica desgraça... Miguelito foi o pior, tanto a defender como a atacar. Já estava na altura de chamar Ruben Lima à equipa principal e recambiar Miguelito para a Madeira. "Aquele que para ser suplente ia para o Real Madrid", apesar de não ter tido muito trabalho, está a léguas do melhor guarda-redes português, Quim. Adu, apesar de ter sido preponderante no jogo, é um autêntico flop. A idade não justifica tudo. Não tem sentido táctico nenhum, não possui poderio fisico para o nosso futebol, e anda sempre "às aranhas". Não é jogador para o Benfica, nem para nenhum clube grande da Europa, nem que treine no duro durante 7 ou 8 anos...


Em suma, Camacho não está a dar a consistência desejada à equipa, e muitos adeptos, tal como eu, já começam a desconfiar que esta época vai ser um fracasso autêntico (e não estou a falar somente sobre este jogo...). O Estrela da Amadora tem uma boa equipa, e acredito que vai lutar pelos lugares europeus. O estatudo de pequeno, aliado ao cheque passado por alguém ao fiscal de linha, decidiu este jogo da fantástica Carlsberg Cup.

Sadinos repetem dose ao Braga




Noite fria em Setúbal para se assistir ao Vitória –SC Braga. A equipa surpresa do campeonato a jogar no seu habitual 4x3x3, enquanto os visitantes procuravam a vingança com um 4x1x3x2, podendo já contar com o regresso de João Pinto após cumprir castigo e Roberto Brum. Eis as equipas:



VITÓRIA FC: Eduardo, Janício, Robson, Auri, Adalto; Elias, Sandro, Ricard Chaves; Pitbull (Jorginho, 86), Edinho (Leandro, 57) e Matheus (Bruno Gama, 90).





Não utilizados: Marco Tábuas, Filipe, Bruno Ribeiro, e Paulinho. Treinador: Carlos Carvalhal.



SC BRAGA: Dani, João Pereira, Paulo Jorge (Zé Manel, 85), Frechaut, Carlos Fernandes; Roberto Brum; Jorginho, João Pinto, Castanheira (Vandinho, 38); Linz e Jaílson (Wender, 66).



Não utilizados: Kieszek, Hussain, Anílton e Stélvio. Treinador. Jorge Costa.



Golos: Matheus (81) e Leandro (89).



Cartões amarelos: Vandinho (44), Frechaut (61), Jorginho (73) e Sandro (82).



Árbitro: Elmano Santos (A.F. Madeira)


Local: Estádio do Bonfim, em Setúbal
Assistência: 3.000 espectadores



O jogo começou e prometeu desde logo ser animado. O Braga tentava atacar de forma continuada, mas nunca desenvolveu qualquer lance digno de registo. Já pelo contrário o Vitória quando chegava perto da baliza, criava sempre perigo. Ou era o guardião bracarense que defendia, ou eram os jogadores que ajudavam, tal como foi o caso de Linz ao dar uma ajudinha ao já batido Dani, por tirar a bola em cima da linha. Apesar de tudo, aceita-se o empate a zero ao intervalo.




Começa a segunda parte e é mais uma vez o Braga que tenta criar perigo, mas todos os esforços foram inúteis. O tempo foi passando, e os sadinos foram-se superiorizando no meio-campo, tornando-se donos e senhores do jogo. Adivinhava-se o golo que acabou por aparecer precisamente pelo jogador emprestado do Braga, Matheus, que finaliza da melhor forma após excelente trabalho de Pitbull. O Braga enervou-se, atacou com tudo, e a um minuto do fim Leandro Branco inspira-se e marca um golão do meio da rua sem pedir licença!!! Fantástico momento de Futebol.



Fim do jogo, vitória justa dos homens da casa. A segunda vitória num espaço de 15 dias frente a uma equipa que se quer intrometer entre os grandes e que muitos consideram o 4º grande. Dá que pensar. Mais um passo em frente na Carlsberg Cup. Venha o próximo...






A arbitragem foi impecável, por isso merecem um elogio. Quando fazem asneira, são os primeiros a levar nas orelhas. Mas desta feita, dou uma palavra de elogio ao madeirense Elmano Santos.




O melhor em campo para mim foi o Pitbull. Trabalhou durante o jogo todo, correu, cortou jogadas, fez jogar e ainda teve tempo para oferecer golo a Matheus. Parabéns!



Só a titulo de curiosidade, aos 90 minutos entrou em jogo o Bruno Gama. Recuperado da lesão irá ter a sua oportunidade e aumentará a qualidade deste plantel dando mais soluções a Carlos Carvalhal.


V.Guimarães-Sporting C.P.

Carlsberg Cup
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
V. GUIMARÃES: Nilson; Andrezinho, Sereno, Geromel, Luciano Amaral; João Alves, Flávio Meireles, Alan, Fajardo, Desmarets; Mrdakovic.
Suplentes: Nuno Santos, Márcio, Momba, Moreno, Ghilas, Targino, Rabiola.
Treinador: Manuel Cajuda


SPORTING: Tiago; Pereirinha, Polga, Tonel, Miguel Veloso; João Moutinho, Paredes, Vukcevic, Izmailov, Romagnoli; Yannick.
Suplentes: Stojkovic, Gladstone, Ronny, Abel, Farnerud, Celsinho, Purovic.
Treinador: Paulo Bento.
O Sporting foi mais feliz e fez história, pois venceu o primeiro jogo de uma nova competição. Graças ao Futebol de Ataque e à Carlsberg, vi o jogo ao vivo!
Os Leõs apenas jogaram 45’ e logo no 1º ataque Djaló criou a melhor ocasião, ao cabecear à trave da baliza de Nilson. O que sobressai do jogo é que sem Liedson o Sporting não tem quem ataque com alguma categoria e perigo. Senão vejamos, Djaló NÃO GANHOU UM ÚNICO LANCE DIVIDIDO aos defesas do Guimarães! Nem um!
O resto da equipa:
Paredes conseguiu fazer um passe para a frente, mas fez todos os outros para a sua defesa! Não tem ritmo? Pois, mas não arrisca nada!
No Sporting NINGUÉM SE DESMARCA PARA RECEBER UM PASSE!!!!
Jogam todas à espera de receber a bola no pé. O futebol não tem imaginação! Mesmo assim, o Sporting foi criando algumas oportunidades (só na 1ª parte) e só por falta de eficácia não marcou! Izmailov falhou 2 vezes seguidas!
O vitória teve um remate com perigo, mas Tiago defendeu bem.
O jogo só podia decidir-se nas grandes penalidades e aí, o Sporting teve mais sorte.

Arbitragem: Os jogadores não complicaram, mas é um árbitro sem grandes rasgos de brilhantismo. Esteve como o jogo. Não há penalty sobre o Ghilas, é mesmo à minha frente!

Melhor em Campo: Polga.

O mais sereno, numa altura em que o Sporting precisava disso mesmo. É o verdadeiro capitão do Sporting!

quarta-feira, setembro 26, 2007

Fátima Vs FC Porto

Após o sucedido há um ano, frente ao Atlético, o FC Porto voltou a ceder perante uma Equipa de Divisão inferior, desta feita para a Taça da Liga, diante do Fátima!
A Equipa da Zona Centro do País lutou imenso, com muita determinação e acreditou sempre na sua sorte, que acabou mesmo por suceder, através da marcação de Grandes Penalidades, vencendo por 4-2. Lino e Mariano Gonzalez despediçaram as respectivas oportunidades.
O Fátima ficou assim apurado para os Quartos-de-Final da 1ª Edição da Carlsberg Cup.


OPINIÃO PORTISTA, por Kim Jorge
«A infelicidade que o FC Porto teve na "lotaria dos penaltis", não é justificação para segundo insucesso seguido dos portistas em dois anos, frente a equipas de menor valia. Os Dragões fizeram um jogo medíocre muito por culpa dos ideais de Jesualdo Ferreira, que depois de já ter tido 2 derrotas humilhantes no seu historial, abordou novamente o jogo de uma maneira infeliz, ao colocar em campo jogadores com uma fraca condição física e que nunca jogaram juntos anteriormente. No entanto, o Treinador não é o único culpado pelo insucesso dos Portistas, pois João Paulo com uma péssima exibição e Mariano Gonzalez que ainda não mostrou qualidades que lhe são associadas, contribuíram para uma apática exibição dos Dragões, que resultou num frustante nulo.»

Miúdos Rubro Negros 1 x 0 Zebras adormecidas

Estádio: Municipal 25 de Abril, em Penafiel.
Assistência: 1200 espectadores.

Árbitro: Paulo Costa (Porto).
Assistentes: João Santos e Nuno Manso.
Quarto árbitro: Vasco Santos.

PENAFIEL: Palatsi; Celso, Vinicius, Kelly e Pedro Araújo; Hélder Sousa, Lourenço e Ferreira (Marcones, 85m); Dias (Bakero, 66m), Vinicius Calamari (Fernando, 66m) e Guedes.
Suplentes não utilizados: Vasco Viana, Rafa, Fabrício e Penela.
Treinador: Rui Bento.

NACIONAL: Rafael Bracalli; Patacas, Ávalos, Filipe Lopes e Bruno Basto; Pedro Pita (Cléber, 54m), João Coimbra (Bruno Amaro, 54m) e Juninho; José Vítor. (Rodrigo, 65m), Cássio e João Moreira.
Suplentes não utilizados: Belman, Cardozo, Edu Sales e Gonçalo.
Treinador: Jokanovic.

GOLOS: Guedes (22m).
Disciplina: cartão amarelo para João Coimbra (7m), Dias (45m), Pedro Pita (47m), Juninho (77m) e Patacas (83m).



O que dizer?... É uma pena não existirem mais equipas madeirenses na Carlsberg Cup. Senão arriscava-me a dizer que o Penafiel era candidato a vencer a competição...

Uma vitória sem espinhas de uma equipa que aparentemente estaria em crise, mas que com 3 jovens na sua frente de ataque destroçou por completo a equipa do Nacional da Madeira. Guedes, produto das escolas do clube, com 20 anos, marcou um golaço, enviou uma bola à barra e fez Rafael Bracalli brilhar em duas ocasiões. É fácil perceber que foi o melhor em campo... Calamari, um brasileiro de 19 anos, sempre irrequieto, colocou em água a defensiva adversária, assistindo Guedes para 2 dos lances atrás descritos. E por fim, Dias, 20 anos, mais um produto da cantera penafidelense que fez o que quis de Bruno Basto, principalmente na primeira parte.

É este o futuro de Penafiel! Estando o clube na posição que está no campeonato, não poderá deixar de perceber que é preciso paciência para uma equipa tão jovem mas que os resultados acabarão por aparecer. Agora, o próximo jogo da Liga Vitalis é de "vitalis" importância. Quanto à Carlsberg Cup, que saia agora um dos três grandes para regressar a festa do futebol ao estádio 25 de Abril!