terça-feira, janeiro 29, 2008

A vergonha ou falta dela

No passado Domingo, Luis Filipe Vieira insurgiu-se contra aquilo a que apelidou de "falta de vergonha" no futebol português, nomeadamente na arbitragem.

Em primeiro lugar gostaria de abordar o cerne da questão levantada pelo presidente do Benfica. As duas últimas arbitragens dos jogos em que participou o clube da Luz teve efectivamente erros. O que é um facto é que deve ser rara a arbitragem isenta de erros. Mas enquanto no jogo caseiro frente ao Leixões LFV até poderia falar de uma arbitragem com dois erros com influência directa no resultado, desta vez em Guimarães nem disso pode falar.

Sobre a arbitragem de Guimarães, Luis Filipe Vieira optou por pegar em dois lances perfeitamente normais que poderemos apelidar de falta de bom senso do árbitro e transformou-os em casos nacionais. É novamente o pior estilo do nosso presidente a vir ao de cima.
Concordo que o Rui Costa não deveria ter levado cartão amarelo no lance citado. Mesmo que não seja falta, não há simulação nenhuma. Mas daí a dizer-se que a "arbitragem portuguesa já não tem vergonha" é no mínimo fazer uma tempestade num copo de água.
Penso até que, salvo uma ou outra jornada mais acesa, a arbitragem não tem tido influência nenhuma no desenrolar do campeonato.

Passando dos casos concretos citados por Luís Filipe Vieira para a essência do problema, eu como benfiquista confesso que já não tenho pachorra para este tipo de comentários. Depois de uma vitória importantíssima em casa do Vitória de Guimarães, quando todo o grupo o que precisa é de completa serenidade e, porque não dizê-lo, saborear um pouco uma vitória importantíssima para o futuro do clube, Luís Filipe Vieira lembra-se de voltar a atacar tudo e todos, por forma a inflamar os ânimos do triste povo que ainda o segue nessas aventuras desbocadas. Sinceramente, e custa-me dizer isto a um presidente que muito fez pelo Benfica, quem devia ter vergonha na cara neste momento era ele próprio.

E por fim, um pedido à Comissão Disciplinar da Liga: como castigaram o Paulo Bento pelas declarações abusivas no final do Benfica-Sporting, não se importam de castigar LFV até final desta época, não o deixando falar publicamente, para que as coisas corram melhor para o nosso lado?... Era um favor que faziam a todos os benfiquistas...

segunda-feira, janeiro 28, 2008

O futuro é nosso

Como podem todos verificar, o "look" do nosso blog foi hoje alterado.

É o regresso às origens do Futebol de Ataque, com um template mais leve, mais organizado e mais direccionado para quem nos visita diariamente.

A partir de hoje o Futebol de Ataque voltará a ser o blog que sempre foi em termos de debate de opiniões, com respeito por todos e com o espírito de amizade que sempre nos caracterizou. Um local onde qualquer um poderá dar a sua opinião livre e sem pruridos.

Esperamos que todos vós continuem a visitar-nos e esperamos continuar o trabalho de mais de 3 anos, que nos faz ser um dos blogs de futebol mais antigos em actividade.

Obrigado a todos!
Ao ataque!

15ª jornada da 1ª Sul da A.F. Viseu: C.S. Maria 1 Santar 2

Vitória arrancada a ferros



C.S. Maria: Zé Carlos, Ricardo, Tóbé(Cap), Albuquerque, Luís, Adriano, Pedro, Hugo, Cláudio, Rui Pedro, Rebelo
Substituições: Rui Pedro por Marco(70’), Luís por Vasco(76’), Cláudio por Daniel(90’)
Suplentes não utilizados: Araújo
Treinador: Jorge Nunes

Santar: João, João Lopes, Carlos, Coelho, Neves(Cap), Luís Paulo, Tójó, Vítor Hugo, André, Man, Jorge Silva
Substituições: Man por Mariano(40’), André por Jorge(90+6’), Luís Paulo por Luís(90+8’)
Suplentes não utilizados: -
Treinador: João Pereira

Estádio: Dª Máxima Almiro
Árbitro: Álvaro Figueiredo(Viseu)
Assistentes: Bruno e Ricardo
Resultado ao Intervalo: 1-0
Acção Disciplinar: Amarelo: Adriano(25’), Rui Pedro(69’), Albuquerque(90+3’); Neves(33’ e 46’), Mariano(33’), Man(33’), Carlos(52’), Jorge Silva(78’)
Vermelho: Zé Carlos(36’); Neves(46’)


O Santar conseguiu hoje mais uma importantíssima vitória, que permite à equipa do concelho de Nelas manter a pressão sobre o líder Molelos. Foi um jogo muito complicado, condicionado pelas limitações da equipa do Santar e por tudo o que se passou no jogo.

A equipa forasteira entrou melhor, procurando desde cedo resolver o jogo e conseguir os 3 pontos. Apresentando um futebol apoiado a equipa verde e branca assumiu as despesas do jogo. A equipa da casa com um futebol mais directo procurava reagir e a velocidade de Rui Pedro obrigou a defensiva contrária a estar sempre em alerta. As equipas estavam a proporcionar um bom jogo de futebol, mas não criavam muitas oportunidades de golo. Com excepção para um remate de Jorge Silva que obrigou Zé Carlos a uma defesa algo apertada, poucos foram os lances de verdadeiro perigo. Aos 32' apareceu o primeiro golo do jogo e um lance muito polémico. Com André(Santar) lesionado e caído junto ao meio campo, os jogadores do C. S. Maria prosseguem a jogada que culmina com um remate de Adriano. O guarda-redes do Santar, João, defende, mas o árbitro auxiliar levanta a bandeirola e assinala golo. Os jogadores do Santar protestaram e três deles viram amarelo, enquanto isso, André continuava no chão à espera de assistência. A partir daqui o jogo perdeu muita qualidade, com muitas paragens, muitas situações estranhas. Pouco depois do golo Luís Paulo foi agredido, mas do lance nada saiu. O jogador do Santar com a boca toda cheia de sangue foi assistido mas regressou ao jogo. Aos 36' Albuquerque responde de forma muito rude a um adepto do Santar, o treinador da equipa forasteira pediu cartão para o jogador. O nº4 do Canas não se ficou e também não foi simpático para o treinador do Santar, que não se ficou e respondeu, gerando-se ali uma troca de comentários menos bonitos. Zé Carlos guarda-redes da equipa da casa também se quis meter ao barulho e palavra puxa palavra, acabou expulso com vermelho directo. Depois de ser expulso ainda tentou ir agredir o treinador adversário, mas foi parado por colegas. Sem guarda-redes suplente foi Adriano a assumir a baliza. Depois desta confusão e do tempo perdido, quase não existiu futebol até ao intervalo. Neste período de salientar a lesão de Man no joelho, que assim aumenta o número de jogadores lesionados no plantel. Para o seu lugar entrou Mariano, tendo a primeira parte terminado pouco depois.

A segunda parte começou com a expulsão do capitão do Santar. Neves reclamou falta de Rui Pedro e na sequência da jogada acabou por ser ele a fazer falta e a ver o segundo amarelo. Complicava-se assim a tarefa da equipa forasteira. Nova situação insólita aconteceu com a entrada da ambulância do INEM dentro do terreno de jogo para transportar Man ao hospital. O jogo esteve parado muito tempo e sem necessidade. Aos 52' Carlos viu amarelo por falta sobre Rui Pedro. Os da casa pediram vermelho, por supostamente o jogador ir isolado para a baliza, mas a verdade é que no lance estava ainda João Lopes(Santar) e curiosamente à frente de Rui Pedro. Pouco depois o Santar dispõe de uma boa oportunidade para marcar, mas o guarda-redes improvisado Adriano defendeu o remate de Mariano. Apesar de jogarem 10 contra 10 começava a notar-se maior frescura física nos jogadores do Santar. A equipa do Santar foi empurrando o adversário e quase marcou por Carlos, mas novamente Adriano negou o golo. De seguida nova situação insólita, com o jogo a parar 1 minuto porque a porta do balneário dos da casa estava aberta. A maior defesa do jogo aconteceu pouco depois. Tójó cabeceou e Adriano fez a defesa da tarde, negando uma vez mais o golo ao Santar. A equipa da casa reagiu, mas o remate de Hugo foi travado por uma boa defesa de João. Aos 75' André cruzou e Luís Paulo cabeceou para o fundo das redes, fazendo o já merecido golo. O Santar continuou em busca da vitória e foi já no período de descontos que conseguiu o que almejava. João Lopes fez o golo da vitória num cruzamento/remate que só parou no fundo das redes da baliza do Canas de Santa Maria. Foi a explosão de alegria dos forasteiros, que conseguiam finalmente chegar à vantagem. Restavam 7' dos 9' de compensação, mas pouco aconteceu. O Santar ainda realizou mais duas substituições para perder algum tempo e conseguiu segurar a preciosa vitória até ao apito final do árbitro.

Rescaldo do Clássico

Derrota
Perdemos em Alvalade, infelizmente claro.
A ineficácia da nossa Equipa na hora de finalizar, a infeliz "intervenção" de Helton aos 12' da partida, a noite menos inspirada de Ricardo Quaresma e Bosingwa, o silêncio dos nossos 3.000 Adeptos lá presentes e uma enorme dose de azar, contribuiram para a difícil digestão desta derrota, como é absolutamente normal.

Mister
Jesualdo Ferreira, como quase sempre, decidiu colocar Marek Cech no Meio-Campo, na interior esquerda, e assim que o resultado é foi adverso, logo decidiu tentar recolocar a Equipa com o seu Modelo de jogo normal, sem in(ter)venções.
Nem sequer vou colocar em causa o sucesso da inclusão de Cech, até porque Pereirinha foi apenas o melhor jogador do Sporting na 1ª parte, mas que "mensagem" se tenta passar aos seus Jogadores, quando se coloca o Eslovaco numa vaga que deveria ser de um Avançado, por exemplo...? É apenas isto que me interrogo. Fez-me lembrar o jogo de há um ano, em Londres diante do Arsenal, quando chamou ao jogo o Ricardo Costa, por exemplo.
Muito honestamente, considero Jesualdo Ferreira um Treinador muito audaz e inteligente, mas continuo a "bater" na mesma tecla de sempre, precisa de ser mais ambicioso e conquistador, ou seja, falta-lhe o espírito de um Dragão!
Espírito esse, que grande parte dos jogadores que estiveram ontem em campo demonstraram, nunca se entregando, jamais dando o jogo como perdido e lutando contra todo o infortúnio que os atingiu durante todos os 90'. Gostei de ver isso, sem dúvida!
Quaresma
Se dúvidas haviam em relação aos assobios a Ricardo Quaresma, elas ficaram bem esclarecidas e exemplificadas no jogo de ontem. Pode dizer que ama o nosso Clube, pode firmar novos contratos, pode fazer inúmeras assistências e golos, mas não há dúvida que a sua displicência consegue tirar do sério qualquer Dragão, faminto de jogadores com uma atitude competitiva bem acima da média, como Lisandro Lopez, só para dar um pequeno (mas grande) exemplo. O "Ciganito" simplesmente não pode pensar que está acima de clube nenhum no Mundo, muito menos do nosso FC Porto. É com tristeza que o digo, claro, mas as verdades são assim mesmo, nuas e cruas...

Liga Bwin
Pelos vistos o Campeonato está relançado. É sem dúvida interessante esta oscilação de opiniões entre os Adeptos e até mesmo em alguns Jogadores, Treinadores e Presidentes. Já se (ou)viu de tudo! Assim, tão depressa uma Equipa que fica a 7 pontos de distância do 1º Classificado, está arredada da luta pelo Título, como mais tarde reduz para 8 pontos essa distãncia e já está de regresso à luta...
Afinal de contas, há razões de sobra para admitir que essas Equipas "ainda assustam muita gente, apesar de estarem a muitos pontos do topo da Classificação" e agora, com o encurtar da distãncia, "um novo ciclo (mais um) se avizinha"...

sábado, janeiro 26, 2008

Futebol Feminino Ano III Nº3



Selecção Nacional A supostamente de Futebol de 11
A seleccionadora nacional Mónica Jorge divulgou a lista de convocadas para o jogo de preparação com o País de Gales, a realizar dia 30 de Janeiro(quarta-feira) em Mafra.
Como não podia deixar de ser saltam à vista as chamadas das jogadoras de Futsal. Não sei o que sentem jogadoras de Futebol de 11 que se vêem preteridas por colegas de outra modalidade, mas imagino que seja estimulante!!! Que vergonha. Assim continua o Futebol Feminino em Portugal, moribundo, se é que existe…

Eis a lista de convocadas:
Boavista FC: Helga Pinto;
C.P.Martim: Carole Costa;
Escola F.C.: Neide Simões;
FC Puebla: Kimberly Brandão e Sónia Curvelo;
I’R: Ana Rita e Liliana Martins;
NJ WildCats: Lissette Brandão;
Prainza Zaragoza: Emily Lima;
S.C. Maria da Fonte: Mélissa Antunes;
S.U. 1.º Dezembro: Ana Valinho, Carla Couto, Cátia Reis, Edite Fernandes, Inês Borges, Sílvia Brunheira, Sónia Matias e Tânia Pinto;
U.A.C. Lagos: Cláudia Neto e Jamila Marreiros.

Algarve Cup 2008
Aproxima-se mais uma edição da Algarve Cup e já vão sendo divulgadas algumas novidades nas páginas das selecções habitualmente presentes. Por enquanto ainda não existe nada no site da FPF, mas estamos em condições de adiantar os grupos.

Grupo A ou B: Alemanha, Dinamarca, Finlândia e Suécia
Grupo A ou B: China, Estados Unidos, Itália e Noruega
Grupo C: Islândia, Polónia, Portugal e Republica da Irlanda

Portugal vai fazer o 1º jogo contra a R. Irlanda no dia 5 de Março. Dia 7 joga com a Polónia e dia 9 joga com a Islândia.


Campeonato Nacional Feminino – 1ª Divisão
13ª Jornada
Várzea – Boavista 2-1
Murtoense – Escola 1-0
Odivelas – 1º Dezembro 0-7

Na selecção não existem novidades e no campeonato também não. O 1º Dezembro continua a passear-se rumo a novo título. Desta feita foi ao terreno do Odivelas golear por 7-0 e já está com 12 pontos de vantagem.
O 2º classificado, Boavista perdeu com o Várzea e já está sem ganhar à 3 jogos. O Várzea continua a sua luta pelo 3º lugar com Murtoense e com Escola.
Estas duas equipas defrontaram-se no passado Domingo e a vitória sorriu ao Murtoense que assim ultrapassou a equipa de Molelinhos na classificação. A equipa do distrito de Viseu já não vence desde o dia 2 de Dezembro, na goleada de 9-2 ao Odivelas.

Próxima Jornada:
14 – 3/2/08

1º Dezembro – Várzea
Odivelas – Escola
Boavista - Murtoense

Taça de Portugal – III Eliminatória
Realiza-se este domingo a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal, com os seguintes jogos:
Albergaria - Oliveirense
Várzea - Murtoense
1º Dezembro - Odivelas
Avintes - Escola FC


Suécia
Damallsvenskan

Já é conhecido o calendário para o Damallsvenskan de 2008 que começa a 6Abril. O sorteio ditou a seguinte 1ª jornada:

Kristianstads - Djurgården
Bälinge - Örebro
Umeå Södra - Sunnanå
Hammarby - LdB FC Malmö
AIK - Umeå
Linköpings - Kopparbergs/Göteborg


Inglaterra
(TEsco Women’s Premier League)

Chelsea - Blackburn 1-1
Liverpool - Leeds United 0-3(veja o vídeo)

Até para a semana.

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Reflexões

Miklos Fèher

Passam hoje 4 anos sobre a morte do jovem húngaro, jogador do Benfica, o jovem que nos deixou para sempre a imagem do seu sorriso ligado a um momento tão triste vivido num campo de futebol. Fèher estará sempre na memória de todos nós adeptos de futebol, sejamos adeptos do Benfica, do Porto, do Sporting, são estes momentos que fazem unir rivais e nos fazem sentir que o futebol não é superior a todas as nossas vidas. Quero deixar mais uma vez a minha homenagem a Fèher, tal como tem sido hábito todos os anos neste blog fazê-lo. Terei a felicidade de poder amanhã, em pleno estádio D. Afonso Henriques, homenagear, tal como todos os adeptos que estarão neste recinto desportivo, o jovem avançado que nos deixou num triste dia 25 de Janeiro.
Até sempre Miklos!

O Benfica

O meu clube passa por uma profunda crise. Pouco tem sido falado infelizmente, tanto no nosso blog como entre os todos os benfiquistas e é sem dúvida um silêncio ensurdecedor aquele que vem nos vem minando a confiança no clube. Chegou a hora de se mexer nas feridas mas ao mesmo tempo todos se unirem: atletas, técnicos, dirigentes (principalmente estes) e adeptos! Chegou o momento de debater o que se passa de errado nesta grande instituição e apontar caminhos para a sua solução. Ver o que tem corrido mal (e tem sido muita coisa), aproveitar o que de bom foi feito e arrepiar caminho para tornar o clube vencedor. A letargia actual é que não é compatível com os superiores interesses de um clube que infelizmente perdeu o hábito de vitórias há mais de 15 anos.
Aproveito para deixar em aberto esta questão para debates acesos neste Futebol de Ataque sobre o futuro do Sport Lisboa e Benfica!
E ainda em relação ao Benfica, um grande abraço para aquele que é para todos nós o Rei. Faz hoje 65 anos e bem merece que os tempos gloriosos regressem.
Um abraço, Eusébio!


O Futebol de Ataque

É por demais evidente uma degradação do blog Futebol de Ataque ao longo dos últimos 2 meses. Queria, em meu nome, e como um dos fundadores deste maravilhoso projecto, deixar duas palavras para todos os que nos leem.
A primeira palavra é de esclarecimento. Esclarecer-vos a todos que o que aconteceu nos últimos tempos ao Futebol de Ataque foi fruto de vários acontecimentos nas vidas pessoais de alguns dos responsáveis deste blog e que não nos permitiram continuar com (modéstia à parte) o fantástico trabalho que sempre habituámos os nossos visitantes. De facto, num projecto com esta envergadura, só com muito empenho e dedicação é possível manter a qualidade que sempre nos caracterizou. E infelizmente isso não foi possível, pelos mais variados motivos.
A segunda palavra é de esperança e promessa. A esperança de que este blog não terminará tão facilmente como alguns poderão julgar e a promessa de que muito em breve o Futebol de Ataque retomará o rumo que sempre teve. Voltaremos a ser o blog de opinião que sempre fomos e que queremos continuar a ser, voltando a trilhar o caminho do sucesso que sempre nos foi reconhecido. Um blog de imagem renovada e como sempre a discutir aquilo que a todos nos une: a paixão pelo futebol! Nunca esquecendo o legado que a nossa amiga SpicedBlond nos deixou.
Até breve Atacantes!

terça-feira, janeiro 22, 2008

Taça de Portugal

Eis que decorreu mais uma jornada de Taça de Portugal. Por muito que a FPF queira acabar com a participação dos pequenos clubes, estes insistem em estar presentes, assim a grande surpresa deste fim de semana foi a vitória do Sertanense da 3ª Divisão Nacional, que eliminou o Penafiel fora de casa.

Destaque ainda para a eliminação de quatro clubes da Liga Bwin aos pés de outros clubes da mesma liga. Assim Sp. Braga, Boavista, U. Leiria e Nacional, já não participam este ano.
De resto resultados e apuramentos normais com os três grandes a serem apurados sem grandes percalços.


Eis os resultados:

Est. Amadora 1x0 Sp. Braga
Vitória SC 1x0 Nacional
Vit. Setúbal 1x0 U. Leiria
FC Porto 2x0 D. Aves
Sporting 4x0 Lagoa
Benfica 1x0 Feirense
Penafiel 1x1 (4x5 gp) Sertanense
Rio Ave 3x3 (3x1 gp) Olhanense
Beira Mar 0x1 Moreirense
P. Ferreira 4x0 Abrantes
Gil Vicente 3x0 Juv. Évora
Leixões 1x0 Anadia
Oliveirense 0x1 Marítimo
Naval 4x1 Boavista


O sorteio dos oitavos de final decorreu à poucos minutos na sede da FPF. Assim e pegando nas palavras de Daúto Faquirá que queria apanhar a pior equipa (a que jogue pior neste momento) no Estádio José Gomes, teve prenda melhor que essa, tendo ficado isento. Mas realce para o facto de finalmente ter havido festa na Taça, o Sertanense foi bafejado com a visita do Campeão Nacional FC Porto, num sorteio que deveria ser sempre assim, porque a Taça é sinal de festa e de dar a conhecer regiões do país que de outra maneira nunca serão faladas. De certeza que a vila da Sertã vai “parar” nesse dia que será sem duvida de grande festa e ... ESTÁDIO CHEIO!!!

Destaques vão para: um “novo” Vit. Setúbal x Vitória SC, e para o duelo da 2ª Divisão Nacional Serie A Atl. Valdevez x Moreirense

Uma vez mais Benfica e Sporting jogarão em casa, embora com clubes da Liga Bwin.

Eis o sorteio completo:

Isento: Estrela Amadora
Sertanense x FC Porto
Benfica x Paços Ferreira
Sporting x Maritimo
Naval x Rio Ave
Vit. Setúbal x Vitória Sc
Gil Vicente x Leixões
Atl. Valdevez x Moreirense


Vamos ver o que nos reserva esta jornada marcada para o dia 9 de Fevereiro, e não esquecendo de antemão que a SIC confirmou a realização televisiva de dois jogos desta eliminatória, em dias diferentes, um no dia 9 outro no dia seguinte. Em principio serão os clubes grandes de Lisboa os escolhidos, pelo simples facto de jogarem em casa.

14ª jornada da 1ª Sul da A.F. Viseu: Santar 4 V. Açores 1



Santar: João, João Lopes, Carlos, Luís, Neves(Cap), Luís Paulo, Tójó, Vítor Hugo, Filipe, Man, André
Substituições: Luís por Mariano(69’), Vítor Hugo por Jorge Silva(69’), André por Coelho(69’)
Suplentes não utilizados: Paulão e Tonito
Treinador: João Pereira

Vale de Açores: Batata, Tito, Bruno Afonso, Joca, Pina, Batista, Fred(Cap), Rafael, Gonçalo F., Luís David e Jó
Substituições: Jó por Roberto(68’) e Bruno Afonso por Pedro(74’)
Suplentes não utilizados: Chupeta, Sérgio, Gonçalo Matos, Branquinho e Flex
Treinador: ?

Estádio: Francisco Vital
Árbitro: Luís Gomes
Auxiliares: José Soares e Marco Guerra

Resultado ao Intervalo: 1-1
Marcadores: 1-0 por Luís Paulo(16’), 1-1 por Gonçalo F.(18’), 2-1 por Coelho(74’), 3-1 por Luís Paulo(88’), 4-q por Coelho(90+2’)
Acção Disciplinar: Amarelo: Man(39’) ; Bruno Afonso(34’), Fed(35’)
Vermelho: Filipe(74’)

O Sporting Clube de Santar conseguiu mais 3 pontos em mais um jogo muito complicado, contra a jovem equipa do Vale de Açores.

No início da primeira parte as equipas equipararam-se. Muito nervosismo, muitos passes falhados e poucas oportunidades de golo. Com o passar dos minutos a equipa forasteira conseguiu assumir algum protagonismo no jogo, muito por culpa da intranquilidade caseira. Esta ligeira supremacia quase deu frutos, mas a bola dividida entre Gonçalo F. e o guarda-redes João foi ao poste. Pouco depois foi a vez do Santar criar perigo, mas o remate de Luís Paulo saiu ligeiramente ao lado. A velocidade dos jogadores do Vale de Açores continuou a criar embaraços ao Santar, que continuava a cometer muitos erros. Aos 16' e sem fazer grande coisa por o merecer o Santar chegou ao 1-0. Luís Paulo após jogada confusa em que os jogadores forasteiros reclamaram falta fez o 1-0. A festa durou pouco, pois novo erro do Santar e Gonçalo F. empatou o jogo aos 18'. Até ao final da primeira parte o Santar esteve um pouco melhor e quase fez o 2-0 num cabeceamento de Luís Paulo.

Na segunda parte o Santar entrou bem melhor em busca da vitória e instalou-se no meio campo adversário. O jogo tinha agora somente um sentido, mas o golo não chegava, apesar de algumas situações claras de golo. O Vale de Açores tentava jogadas de contra-ataque mas sem criar perigo. Só dava Santar, mas faltava tranquilidade na hora da finalização. O Santar já merecia o golo, mas a verdade é que o resultado teimava em não se alterar. Aos 69' o Santar fez 3 substituições, fazendo entrar Coelho, Mariano e Jorge Silva. Começava a ficar bem evidente que a equipa da casa estava melhor fisicamente, mas o Vale de Açores continuava seguro defensivamente. Aos 74' chegou finalmente o merecido golo. Na marcação de um canto o recém entrado Coelho fez de cabeça o 2-1. Aos 76' a equipa da casa ficou reduzida a 10 jogadores. Filipe foi expulso por supostamente ter agredido o guarda-redes Batata. Toda a gente viu que não se passou nada. Pura simulação do guarda-redes. O Vale de Açores aproveitando a vantagem numérica ainda tentou o empate e quase o conseguiu por Pedro, mas João com uma grande defesa evitou o golo. Esta foi contudo uma reacção muito fugaz, pois o Santar mesmo com 10 jogadores estava melhor fisicamente e continuou a criar grande perigo. A atitude da equipa da casa foi premiada com o 3-1 aos 88'. Após bela jogada Jorge Silva cruzou e Luís Paulo cabeceou para o fundo das redes, terminando assim com quaisquer duvidas que pudessem existir. No lance seguinte o Santar quase chegou ao 4-1. Aos 90+2' Coelho bisou na partida. Após assistência de João Lopes, Coelho de fora da área disparou forte e colocado, batendo Batata pela quarta vez. O jogo terminou pouco depois com vitória justa da equipa da casa.

João Pereira(treinador do Santar): " Foi uma grande vitória contra a melhor equipa do campeonato a seguir a nós e ao Molelos. Não conseguimos praticar o futebol que pretendíamos, também por mérito do adversário, mas conseguimos o essencial, a vitória e assim continuar a pressionar o Molelos. Os meus jogadores estão de parabéns pois jogar com o público que temos não é nada fácil. É triste que algumas pessoas apenas se desloquem ao Francisco Vital para tratar mal os seus jogadores e equipa técnica. Por mais essa razão este 4-1 é ainda mais saboroso, pois sabemos que deixámos muitos dos nossos adeptos com uma azia terrível. Queriam outro resultado, mas as contas saíram-lhes furadas e vão continuar a sair. Vejam lá quantas equipas venceram o Vale de Açores por este resultado. A equipa técnica do Santar está pouco preocupada se os adeptos gostam ou não dos jogadores, pois vai ser ela que continuará a decidir quem joga e não os adeptos. Por isso continuem a tratar mal os jogadores, que vos vale de muito. Já não chegavam os adeptos e ainda há pessoas com responsabilidades no clube que têm atitudes lamentáveis. Querem mudar...mudem, mas sejam homens e falem as coisas onde as devem falar. Depois não nos venham dar palmadinhas nas costas."

segunda-feira, janeiro 21, 2008

União da Madeira 4 - Machico 0

União da Madeira 4 - Machico 0
Estádio | dos Barreiros| Funchal
Assistência: 1100
Árbitro | Rui Rodrigues AF de Lisboa
União da Madeira: Razak; Alexandre (Dário, 71'), João Fidalgo, Filipe e Dinis; Tiago,Vítor, Rúben Micael e Carlos Manuel (Rogerinho,58') ; Delfim e Miguel Fidalgo (Edgar,39')
T Carlos Condeço
Machico: Moura; Romício, Calú, Rúben e Luís Filipe; Marco Freitas, Paiva, Zé D'Angola (Aldo, int.) e Ricardo; Miguel Ângelo (Élio,int.) e Quaresma (Fabrício, 57')
T Vítor Cunha
Marcadores: [1-0] Miguel Fidalgo 22'; [2-0] Delfim 60'; [3-0] Delfim, 69' e [4-0] Rogerinho 63'
Cartões amarelos: Tiago 11'; Miguel Fidalgo 26'; Romício 27'e 40'); João Fidalgo 55'; Rúben 68' e Dinis 70'
Cartões vermelho: Romício 40'

Opinião Unionista, por Rui Teixeira

No chamado jogo do adeus ao estádio dos Barreiros o União recebeu o Machico em mais um derby madeirense.
O União entrou de inicio com 3 dos reforços de Inverno e diga-se de passagem que não se portaram nada mal.
Desde os primeiros minutos do jogo que o União mandou no jogo e procurou o golo o que acabou por suceder pelo inevitável Miguel Fidalgo que concluiu de cabeça na recarga a um primeiro cabeceamento defendido por Moura perante a apatia da defensiva visitante
O domínio do União acentuou-se com o golo e apareceram mais alguns lances de golo mas o União pecava na finalização.
A partir dos 40 minutos as coisas complicaram-se ainda mais para Machico pois ficou reduzido a 10 unidades por expulsão de Romício por segundo amarelo quando agarrou o jogador unionista que se ia isolar para a área de machico.
Até ao intervalo a pressão unionista acalmou e com a saída por lesão do goleador Miguel Fidalgo temia-se que o União tivesse muitas dificuldades na segunda parte.

No segundo tempo o União realizou uma boa exibição criando inúmeras situações de golo e conseguindo três golos no espaço de oito minutos. Delfim aos 60 minutos foi mais rápido que os defesas a responder a cruzamento de Rúben Micael, Rogerinho (64) fez o gosto ao pé na sua estreia, enquanto Delfim (69 fechou a contagem na cobrança de um livre directo feito à medida do seu pé esquerdo.
Por parte da equipa visitante o seu ataque foi incipiente e registe-se que fez o primeiro remate à baliza ao minuto 72 e a bola passou por cima da barra.
O único lance de perigo criado por machico foi ao minuto 92 quando rematou fora de área para grande defesa do guardião unionista Razak.
Em resumo pode-se dizer que foi uma vitória confortável do União mas por números escassos para tantas oportunidades criadas principalmente na segunda parte.

O melhor jogador em campo foi: Ruben Micael

sábado, janeiro 19, 2008

Futebol Feminino Ano III Nº2



Campeonato Nacional Feminino – 1ª Divisão
12ª Jornada

Escola – Várzea 1-1 (ver crónica do jogo)
Murtoense – Odivelas 3-0
Boavista – 1º Dezembro 0-2

A 12ª jornada do principal campeonato feminino não trouxe nada de novo. O 1º Dezembro foi a casa do principal adversário, o Boavista e venceu. Com mais esta vitória a equipa de Sintra já tem 9 pontos de vantagem. Mais um título a caminho.
A luta pelo 3º lugar ganhou mais uma equipa, com o Murtoense a vencer o Odivelas e a aproveitar o empate entre Escola e Várzea para se aproximar destas duas equipas.

Próxima jornada: 13ª – 20/1
Várzea – Boavista
Murtoense – Escola
Odivelas – 1º Dezembro

2ª Divisão Nacional – Fase Final – 1ª jornada
Avintes – CP Martin 4-1
Oliveirense – Ponte Frielas 3-3
Beira Mar de Almada – Albergaria 2-2

Estados Unidos
Women’s Professional Soccer

Foi finalmente apresentado o logo da nova liga profissional feminina que terá inicio na Primavera de 2009.
Conhecem-se também já o nome de algumas equipas que vão compor a liga:
- The Boston Breakers(Boston)
- Chicago Women's Pro Soccer(Chicago)
- Sky Blue Soccer(New Jersey/New York)
- Washington Freedom(Washington D.C.)
- Uma equipa de Los Angeles
- uma equipa de St. Louis
- uma equipa de Dallas
- equipa de uma cidade a escolher


Inglaterra
(Tesco Women’s Premier League)

Blackburn - Doncaster Rovers 3-2(veja aqui o vídeo)
Chelsea - Cardiff City 5-0

Espanha
(Superliga)

O Levante continua na liderança, depois de na última jornada se ter deslocado ao terreno do 2º classificado o Rayo Vallecano, empatando a zero. Quem aproveitou para se aproximar foi o Athletic Bilbao que venceu por 7-0. Lidera o Levante com 38 pontos seguido pelo Rayo com 35 e Athletic com 32.

França
Feminines D1

Em França não existem grandes mudanças, com o Lyon a continuar na liderança com 42 pontos, mais 7 que o Montpellier e mais 9 que o Jusivy.

Holanda
Vrouwen Eredivisie
O campeonato regressa na próxima quinta-feira com o AZ Alkmaar na liderança com 25 pontos. O 2º classificado o ADO Den Haag já está a 7 pontos, mas com menos 1 jogo.

Até para a semana.

terça-feira, janeiro 15, 2008

Ganhou o Vitória!

BWIN LIGA - 16.ª JORNADA
V. SETÚBAL-V. GUIMARÃES
Estádio do Bonfim, Setúbal
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Assistência: 1800 espectadores


V. SETÚBAL: Eduardo; Janício, Auri, Robson e Adalto; Sandro, Elias, Ricardo Chaves (Leandro 74’), Filipe Gonçalves (Edinho 46’) e Pitbull; Matheus (Bruno Gama 69’)


Suplentes: Milojevic, Hugo, Bruno Ribeiro, Paulinho.


Treinador: Carlos Carvalhal


V. GUIMARÃES: Nilson; Andrezinho, Sereno, Geromel e Luciano Amaral; Flávio Meireles e João Alves; Alan, Fajardo (Moreno 69’) e Desmarets (Ghilas 77’); Mrdakovic (Carlitos 86’).


Suplentes:Serginho, Márcio, Tiago Ronaldo e Rabiola.


TreinadorManuel Cajuda

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Mrdakovic (59m)
Disciplina: Cartão Amarelo a Andrezinho (70m), Sereno (79m).


Jogo entre Vitórias. As duas equipas sensação. Talvez estariam a prever um campeonato aflito, a lutar para não descer, mas ambas as equipas já demonstraram o valor acima da média que têm, e que irão lutar pela Europa.

Talvez o demasiado destaque dado pela imprensa entre estas duas equipas sensação tenha feito com que os jogadores se respeitassem demais. Foi um jogo muito fechado, muito táctico. Os sadinos tentavam, mas o Guimarães estava muito bem organizado. Em todos os 45 minutos não houve sequer uma oportunidade flagrante, sendo que, nem Eduardo, nem Nilson foram obrigados a intervir com dificuldade. Primeira parte pobre, e o empate a 0, assenta que nem uma luva.

Esperava-se uma segunda parte melhor. Carvalhal mete a “arma secreta” (que já não é), Edinho. Mas o efeito foi outro. O Guimarães foi subindo no terreno, e teve aos 57 minutos uma enorme hipótese de inaugurar o marcador, mas pela primeira vez no jogo, Eduardo a mostrar porque é um dos melhores Guarda-redes do campeonato. Mas aos 59 Mrdakovic não perdoa na recarga do remate de Luciano Amaral. Eduardo defendeu para a frente, e o golo a aparecer, embora em fora de jogo. Bem vindo a Portugal! Os sadinos não se foram abaixo, e pressionamos o Guimarães tanto que eles próprios já erravam. Pitbull quase que aproveitou, mas o chapéu saiu ao lado. Isso já depois de ter enviado um livre perigoso às malhas laterais. Os visitantes já só pensavam no apito final, e Cajuda defendeu como pôde. No final o resultado parece-me injusto, pois nenhuma equipa se destacou. E isso ficou evidente com o facto de o golo ter sido irregular.

Melhor em Campo:

Correu, correu e correu. Deve ter sido o mais inconformado, e aquele pisou todos os m² do relvado do Bonfim. Muitas vezes se tentou amarrá-lo à trela, mas este Pitbull so com falta podia ser travado. Só lhe faltou um pouco de sorte na hora de finalizar, mas não é isso que lhe vai tirar o mérito de ter feito quase tudo bem. Cláudio Pitbull, aquele que pôs a cabeça dos vimaranenses em água!

Arbitragem:
Esteve mal. A decisão de não anular o golo roubou 2 pontos a uma equipa, e ofereceu 2 à outra. Faltou coragem, ou então o fiscal andava a dormir. Até porque roubar uma equipa como o Vitória de Setúbal não é tão grave quanto isso, certo?

domingo, janeiro 13, 2008

SL Benfica 0-0 Leixões

Estádio: Estádio da Luz
Espectadores: 28.930
Árbitro: Paulo Costa

SL Benfica: Quim, Nelson, David Luiz, Luisão e Léo, Petit, Di María, Maxi Pereira e Rui Costa, Nuno Gomes e Cardozo.
Treinador: José António Camacho. Jogaram ainda: Nuno Assis, Mantorras e Adu.

Leixões: Beto, Filipe Oliveira, Nuno Diogo, Elvis e Ezequias, Bruno China, Jorge Gonçalves, Hugo Morais, Nwoko e Diogo Valente, Roberto.
Treinador: Carlos Brito. Jogaram ainda: Pedro Cervantes, Vieirinha e Tales Schutz.

Sinceramente começam-me a faltar as palavras para descrever as pavorosas exibições do Benfica nos últimos jogos. Começo a não perceber o que se passa naquele balneario, pois é certo que algo não está bem. Mas o que será que pretendem os jogadores? Sim porque são eles que estão em campo, são eles que falham os passes, são eles que não jogam, são eles que de certa forma, envergonham o nome do Benfica, ao não ganhar ao Leixões, que em vinte e duas deslocações à Luz, apenas por duas vezes conseguiu pontuar (Já com a de ontem incluida), enfim, são eles que vestem as camisolas, portanto é a eles que se têm que pedir explicações. Ou talves não, porque há alguns que não têm culpa de serem contratados por milhões, quando nem tostões valem.
Mas para falar do jogo, tenho que o dividir em dois pois, de certa forma, houve dois Benficas em campo. No primeiro tempo, o Benfica até conseguiu dominar o Leixões, que jogando com mais gente no meio campo, foi segurando algumas investidas dos homens que deveríam criar mais perigo, casos de Di María e Maxi Pereira, que actuaram nas alas. Em virtude da ausência de Katsouranis por causa do terrível episódio de Setubal, Camacho teve que alterar o esquema de jogo, passando a jogar com Petit a trinco e Rui Costa, a espaços, por perto. Nuno Gomes actuou ao lado de Cardozo, que voltou a ser uma nulidade, embora até tenha estado mais ou menos bem, nos primeiros minutos da partida. Desde cedo se percebeu que o Leixões não vinha talhado para tentar vencer, mas a falta de argúcia do futebol do Benfica, foi fazendo crescer a confiança na equipa adversária. Na primeira parte há dois momentos-chave. O golo mal anulado por Paulo Costa (!), quando Nuno Gomes se isolou após passe de Cardozo, e mais tarde, o penalti transformado em falta fora da área. Ainda assim, o futebol mastigado do Benfica não dava para mais. Note-se que nestas duas situações, o génio de Rui Costa funcionou e houve um pouco mais de velocidade no pensar do jogo.
Na segunda parte surgiu um benfica completamente diferente (a "b" pequeno é mesmo propositado...), para pior, e acabou por ser o Leixões a merecer a vitória. Logo a abrir, Nuno Diogo atirou á trave de Quim já na pequena área, mais tarde voltaría a desperdiçar ocasião de golo na sequência de um canto. Os jogadores do benfica começaram a perder o rumo, assim como o seu treinador. Se Cristian Rodriguez não estava em condições, não era convocado. Agora tê-lo no banco, ele que é extremo esquerdo, e fazer entrar Nuno assis, que não é extremo, muito menos esquerdo, para esse lugar, é de mestre!! Mais tarde, nova alteração incrível, retirando Dí Maria para fazer entrar Adu, que veio ocupar a faixa direita, sendo... esquerdo. Portanto, desnorte total na nau encarnada, incompreensivel.
O Leixões ainda teve nova bola no ferro a assustar os adeptos encarnados, aos 75 minutos, após excelente jogada de combinação, com Diogo Valente a acertar então no poste.
O futebol mastigado do benfica continuou, mas perto do fim, Petit podería ter mudado o rumo do jogo, á semelhança do que aconteceu na primeira volta, mas desta vez Beto fez enorme intervenção garantindo dois preciosos pontos para o Leixões.
Já depois no final, Rui Costa, sem dúvida o melhor em campo, ele que com 35 anos ainda corre mais que alguns jogadores mais jovens do plantel, viu o cartão amarelo por ter dito a Paulo Costa que no lance do golo anulado ao Benfica, havia mesmo golo.
Com este resultado, o Benfica aumentou a distancia para o FC Porto, que é agora de 11 pontos. Este resultado deita por terra as esperanças dos encarnados de chegar ao título, com toda a certeza. Pior que isso, é terem sido desperdiçados 10 pontos nos últimos cinco jogos. Mau de mais para ser verdade....

sábado, janeiro 12, 2008

Futebol Feminino Ano III Nº1

Após umas férias na época festiva, a rubrica Futebol Feminino está hoje de regresso.




Selecções(supostamente de Futebol de 11)
A Selecção Avai disputar um amigável com o País de Gales no próximo dia 30 de Janeiro. O jogo vai realizar-se em Mafra pelas 15 horas.

A FPF anunciou que a selecção feminina de sub-19 vai participar no Torneio Internacional do Atlântico a realizar nas Canárias entre os dias 17 e 21 de Março.




Campeonato Nacional Feminino – 1ª Divisão
11ª Jornada
Odivelas -Boavista 2-2
1º Dezembro -Escola 1-0(veja o comentário ao jogo)
Várzea – Murtoense 2-1

A grande novidade da jornada foi o primeiro ponto conquistado pelo Odivelas na prova e logo com o 2º Boavista. Vamos lá ver se isto quererá dizer que com o novo ano vamos ter Odivelas “novo”.
O actual campeão e próximo campeão nacional, 1ºDezembro recebeu e venceu o Escola por 1-0 e com uma grande penalidade algo duvidosa. Com este resultado a equipa de Sintra aumentou mais a vantagem para o Boavista. A equipa do distrito de Viseu continua a confirmar que é a única a importunar o campeão no confronto directo, mas com esta derrota desceu para o 4º lugar.
O Várzea aproveitou bem a derrota do Escola e com a vitória sobre o Murtoense ascendeu ao 3º lugar, mas atenção que esta luta conhece já novo capítulo amanhã, com a deslocação do Várzea a Molelinhos. O jogo grande é o Boavista – 1º Dezembro, mas como é habitual a vitória deverá sorrir ao 1º Dezembro e com goleada.

Próxima Jornada – 12ª – 13/1
Escola - Várzea
Murtoense - Odivelas
Boavista - 1º Dezembro

Taça de Portugal – 3ª Eliminatória
Já se realizou o sorteio de mais uma eliminatória e a sorte ditou os seguintes encontros a realizar dia 27 de Janeiro:

Albergaria - Oliveirense
Várzea - Murtoense
1º Dezembro - Odivelas
Avintes - Escola FC

Inglaterra
The FA Women’s Cup – 4ª Eliminatória

Manchester - Watford 1-4(a. prolongamento)
Arsenal LFC - Newquay 11-1
Charlton - Fulham 0-3
Millwall Lionesses - Leicester 0-1
Preston North End - Newcastle United 1-3
Sunderland - Birmingham (Adiado)
Liverpool - Forest Green 6-0
Barnet FC Ladies - Everton 0-9
West Ham - Colchester United 7-0
Bristol Academy - Leeds United 1-1(3-4 gp)
Swindon Town - Doncaster Rovers 0-5
Crewe Alexandra - Cardiff City 0-4
Rotherham United - Portsmouth 3-4
Chelsea - Middlesbrough 5-2
Blackburn - Brighton & Hove Albion 4-1
Aston Villa - Lincoln 0-6




Suécia
Damallsvenskan
Hanna Marklund retirou-se. A central internacional Sueca que jogava pelo Sunnana, abandona assim os relvados aos 30 anos e será mais uma baixa importante para a selecção Sueca que vai estar no torneio Olímpico. Uma das melhores centrais do mundo, Marklund estreou-se pela selecção em 1997 e totalizou 117 jogos internacionais. Ganhou a Diamond Ball(melhor jogadora do campeonato Sueco) em 2005. Venceu o prémio de melhor defesa Sueca 3 vezes e vários títulos pelo Umea Ik.




Alemanha:
- Laureus: A selecção feminina da Alemanha é uma das candidatas a vencer o prémio Laureus para a equipa do ano.

Suécia:
- Örebro: O clube vai ser patrocinado pela Universidade de Örebro.
- Bällinge: A internacional norte americana Kacey White vai continuar no clube.
- Göteborg: A experiente central Jane Törnqvist trocou o Djurgarden pelo clube de Gotemburgo. O clube contratou também a defesa Jenny Hallstensson do QBIK.
- Hammarby: A veteraníssima defesa esquerdo Kristin Bengtsson abandonou o Djurgarden e assinou pelo Hammarby.

Islândia:
-Valur: A jogadora do ano na Islândia, Margrét Lára Viðarsdóttir está de saída do campeão Valur e deverá ter como destino o FC Indiana dos estados Unidos, embora não esteja colocada de parte uma transferência para um clube Sueco.

Espanha:
- Ceosa Sporting Huelva: O clube contratou a defesa internacional Romena Olivia Oprea.

Até para a semana.

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Promessa Atacante da Semana: Nicklas Bendtner


A partir de hoje, a "Promessa Atacante da Semana" vai ser um pouco mais curta do que tem sido habitual. A crescente falta de tempo impede-me, infelizmente, de dedicar mais tempo aos meus deveres para com o blog. No entanto, tenciono continuar a marcar presença semanalmente com promessas atacantes de todo o mundo!


Numa casa cheia de talentos como é o Arsenal, está a despontar mais uma estrela: Nicklas Bendtner. O dinamarquês de apenas 19 anos tem jogado frequentemente na equipa de Arsene Wenger, e já conta com 5 golos na presente época, 2 deles marcados na Champions League. Bendtner é um avançado alto e possante, o que faz dele um exímio cabeceador. Apesar de jovem, já conta com 14 jogos ao serviço da selecção dinamarquesa, tendo marcado 5 golos.


Ficha Técnica



Nome: Nicklas Bendtner
Data de nascimento: 1988-01-16 (19 anos)
Local de nascimento: Copenhaga, Dinamarca
Altura: 191 cm
Peso: 83 kg
Posição: Avançado
Clube: Arsenal

quinta-feira, janeiro 10, 2008

CARLSBERG CUP


O Sporting somou mais um desaire, agora para a Taça da Liga, na visita ao Vitória sadino. Miguel Veloso e o capitão João Moutinho foram o espelho da desilusão à saída do relvado do Estádio do Bonfim... Filipe Gonçalves apontou o único golo da partida, após uma assistência de Cláudio Pitbull.

terça-feira, janeiro 08, 2008

Estrelas Atacantes dos Pequenos


15º Capítulo: Hélder Barbosa (Académica)

Idade: 20 anos
Posição: Extremo Direito
Naturalidade: Paredes
Altura: 1,72m
Peso: 67kg
Internacionalizações: nenhuma
Estreia na 1ª Liga: Boavista 1 – 1 FC Porto (06-05-2006)
Treinador que o lançou na 1ª Liga: Coo Adriaansen
Títulos: Campeão Europeu de sub-17; Campeão Português 05/06

Nas últimas semanas fiquei rendido às exibições de um homem: Hélder Barbosa. Um “puto”, assombrado por uma grave lesão, logo na sua primeira época como sénior, mas que confirma todo o potencial que se conferia nele.

Esta vai ser uma das crónicas mais pequenas, pois deste jogador pouco passado existe. Apenas representou dois clubes, em dois anos e meio de sénior, mas três em toda a sua carreira. Este extremo direito junta técnica e finta a uma segurança fantástica e uma facilidade de mobilidade que deixa qualquer um rendido. A forma como segura a bola, para visionar o posicionamento dos jogadores em campo, para saber pensar o jogo, demonstra uma maturidade e inteligência de mestre.

Natural de Paredes, foi lá que deus os primeiro passos como jogador de bola. Com a sua qualidade, não foi difícil subir um degrau na carreira, e aos 14 anos foi jogar para o FC Porto.

No FC Porto mostrou a alto nível nas camadas jovens, chegando rapidamente à selecção nacional das camadas jovens. Foi campeão europeu sub-17 com apenas 15 anos, e aos 16 estreou-se na equipa principal do Porto, na inauguração do Estádio do Dragão, contra o Barcelona. Uma qualidade enorme, que levou um grupo de fãs a criar um blog em sua consideração.
Em 05/06 subiu aos seniores em definitivo para jogar na equipa B. Sendo sempre titular, mostrou-se a alto nível, o que levou Coo Adriaansen apostar nas suas qualidades e deu-lhe uma oportunidade na equipa A.

Em 06/07 foi emprestado à Académica, onde prometia uma grande época. E até começou bem a época, até que me lesão grave o “arrumou” e não pôde ajudar mais a equipa. Em consequência, voltou a ser emprestado para a equipa de Coimbra em 07/08.

Esta temporada foi entrando aos pouco, mas desde que entrou em forma a Académica tem estado melhor, começando a ganhar jogos e Hélder Barbosa lá vai fazendo estragos, na esperanças de chegar à equipa A do Porto. E com o que lá anda, era um crime se isso não acontecesse.

segunda-feira, janeiro 07, 2008

13ª jornada da 1ª Sul da A.F. Viseu: Santar 1 Molelos 1

Santar merecia mais





Santar: João, João Lopes, Carlos, Luís, Neves(Cap), Paulão, Tójó, Vítor Hugo, Filipe, Man, André
Substituições: Vítor Hugo por Jorge Silva(57’), Tójó por Tonito(65’), Paulão por Coelho(75’)
Suplentes não utilizados: Marcial e Mariano
Treinador: João Pereira

Molelos: Baía, João, Emanuel, Marco, Francês, Chalana, Marcelo, Nelson, Marcelo, Júlio Daniel(Cap), Tiago
Substituições: Tiago por Diogo(64’), Marcelo por Vítor Bruno(84’)
Suplentes não utilizados: João Coimbra, Fernando, Ricardo, Rodrigo, Filipe
Treinador: Quinjó

Estádio: Francisco Vital
Assistência: cerca de 600 pessoas
Árbitro: Luís Caiado
Auxiliares: Carlos Marques e Luís Fonseca
Resultado ao Intervalo: 0-1
Marcadores: 0-1 por Marcelo(22’), 1-1 por Carlos(90+1’)
Acção Disciplinar: Amarelo: Tonito(73’); Marcelo(58’) e Emanuel(73’)

O jogo grande da jornada e o mais aguardado do campeonato não trouxe alterações à classificação geral, deixando tudo em aberto. Foi um jogo bem disputado, rasgadinho e muito entretido, embora sem a qualidade habitual nos jogos Santar – Molelos e vice-versa.
As equipas entraram receosas e isso tornou os minutos iniciais muito mornos. Neste período a equipa do Molelos teve algum ascendente, mas sem criar perigo. A equipa forasteira conseguiu efectuar dois remates pelo avançado Marcelo, mas sem sequer incomodar João. O Santar reagiu e dispôs de uma situação de algum perigo, contudo o remate de Vítor Hugo saiu ao lado. Aos 22’ o Molelos colocou-se em vantagem por intermédio de Marcelo. O lance foi muito protestado pelos visitados que alegaram fora-de-jogo. Este golo afectou a equipa da casa, que ficou mais nervosa e consequência disso, quase sofria o 0-2 após erro da defensiva Santarense. Valeu que o remate de Júlio não foi complicado para João. O Santar reagiu e na sequência de um livre Man, não conseguiu dominar uma bola já dentro da área. Pouco depois num lance de Vítor Hugo e João Filipe, os da casa pediram grande penalidade por mão do jogador do Molelos. O Santar voltou a criar perigo num lance de boa parada, mas a bola cabeceada por Carlos saiu ligeiramente por cima. O Molelos deixava em sobressalto a defesa do Santar essencialmente por Marcelo, mas ainda assim sem criar grandes lances de perigo. A terminar a primeira parte o Santar teve uma oportunidade flagrante, mas Tójó dentro da pequena área não conseguiu rematar.
Na segunda parte só deu Santar. A equipa da casa encostou o Molelos às cordas, obrigando-o a jogar em esporádicos contra-ataques. A equipa de verde e branco assumiu o jogo e instalou-se no meio campo adversário, mas a verdade é que a defensiva contrária ia conseguindo resolver os problemas. Marcelo, esse continuava a ser uma dor de cabeça para a defensiva do Santar, que ainda assim conseguiu levar a melhor. O Santar pressionava cada vez mais e aos 60’ o recém entrado Jorge Silva quase empatou o jogo, mas o chapéu a Baía saiu ligeiramente ao lado. Pouco depois Filipe foi rasteirado, a bola sobrou para Man que ficou isolado dentro da área, mas o árbitro apitou para marcar falta a favor do Santar. Existiram muitos protestos com os jogadores da casa a pedirem grande penalidade. Na marcação do livre gritou-se golo, mas afinal o remate de Man foi às malhas laterais. O Santar continuou em procura do golo, mas não estava fácil. O jogo endureceu e por duas vezes os jogadores do Santar foram ao chão, em lances sem bola. Contudo destes lances com Francês e Emanuel nada aconteceu. No primeiro dos cinco minutos de desconto, fez-se justiça, ainda que pequenina, com o Santar a chegar finalmente ao golo. Na marcação de um livre Man cruzou para o interior da área e de cabeça Carlos fez o golo e originou uma enorme explosão de alegria. Não houve tempo para muito mais, com excepção de um lance de algum perigo criado pela equipa do Molelos, com um jogador do Santar no chão. Atitude feia, mas …
O Santar merecia a vitória, mas do mal o menos.




domingo, janeiro 06, 2008

Liga Bwin

Num jogo muito sofrível, o FC Porto cumpriu a obrigação e venceu a Naval, com um golo solitário de Raul Meireles. Os Dragões aumentaram assim a vantagem sobre o Benfica e estão cada vez mais isolados na frente da Liga Bwin.

Finalmente o regresso às vitórias nos Barreiros. O Marítimo derrotou o Leixões e colaca-se novamente na luta por um lugar europeu.

Surpreendentemente, o Estrela da Amadora derrotou o Vitória de Guimarães. Noite negra para Manuel Cajuda, que viu tudo a sair mal á sua Equipa neste jogo.

No Duelo entre os Últimos da Classificação, o Paços de Ferreira venceu o União de Leiria e deixou numa situação que poucos acreditavam ser possível, no início da prova...

CLASSIFICAÇÃO