sábado, janeiro 30, 2010

Será que à terceira desce?

Voltando a falar do nosso futebol nacional, para questionar se será desta que o Belenenses irá descer de divisão no final da época.

Depois de no final da época passada ter feito uma época decepcionante, ainda beneficiou da despromoção administrativa do Estrela Amadora para ficar na 1ª Divisão.

Este ano segundo a imprensa desportiva a Naval não conseguiu regularizar as dividas que tinha ou não conseguiu regularizar um incumprimento com um determinado jogador na entrada para o novo ano desportivo, mas mesmo assim deixaram prosseguir a equipa na 1ª Divisão em vez de descer como Estrela Amadora (e o Belenenses), isto para quê?

Será que está em vista mais uma fuga à despromoção do clube que parece ter comprado ad-eternum o lugar na 1ª Divisão?

Será que não só não despromovem o Belenenses por incumprimento como fazem com os outros clubes e mesmo assim voltaram a colocar os azuis na 1ª Divisão por descerem outros administrativamente, quando este desce e bem no campo?

Não quero crer que o nosso campeonato nacional da 1ª Divisão aguente mais um ano de repescagem da equipa do Restelo. E depois há quem venha dizer que há clubes que fazem concorrência desleal. Mas há algo mais desleal que descer em campo e ser repescado ?

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Reforços, Reforços e mais Reforços!

Como é de costumes os clubes brasileiros entram na sua temporada de reforços, o Corinthians começou na frente investindo alto em jogadores de peso, trazendo de volta o lateral penta Campeão Roberto Carlos, em contra-partida trouxe também o meia – ilusionista: Tcheco, que neste final de semana mais uma vez usou do seu famoso truque de “desaparecimento” e desapareceu da partida.

Já o São Paulo, que mais uma vez usa a velha desculpa de priorizar a libertadores, já que o time sempre está uma bagunça no inicio do Paulistão, trouxe o Marcelinho Paraiba e mais dois jogadores do Coritiba (Ué, 3 jogadores do Coritiba? Se eles fossem bons o time teria sido rebaixado no Brasileirão???) e nos últimos dias fechou negociação com o Zagueiro Alex Silva e ainda tenta negociação com Cicinho (esse sim é bom!).

O Santos resolveu repatriar o atacante Robinho, que no momento está preocupado se o fato dele jogar extremamente ruim no clube e razoavelmente ruim na seleção pode prejudicar a imagem dele para Dunga para formar o time para a Copa da África.

O Palmeiras não trouxe grandes reforços, mas só o fato de ter negociado o Vagner Love para o Flamengo já melhora o time em 100%!

E o Flamengo resolveu por um teste ao time campeão brasileiro de 2009 e contratou Vagner Love, porque se o Flamengo ganhar o Carioca com Vagner Love em campo, realmente será uma proeza!

E o Botafogo até agora não contratou ninguém de importância, apenas deveria contratar gandulas para recolher as bolas resultantes dos gols sofridos nos últimos jogos porque o Goleiro já deve estar se queixando por não ser parte de suas funções recolher tantas bolas no fundo do gol.

O Vasco também não contratou ninguém de grande expressão, mas renovou seu contrato com a fundação “apito amigo” que ajudou muito no brasileirão da serie B do ano passado.

Pois é...realidade nua e crua!

sábado, janeiro 16, 2010

Old Firm em Inglaterra!


Hoje trago mais uma noticia que volta e meia é... noticia. Mas não em Portugal e não para todos os que dizem que gostam de futebol, só mesmo para os mais aficcionados.

Trata-se de mais uma nega da Federação Inglesa de Futebol ao pedido dos dois grandes clubes escoceses - Celtic Glasgow e Glasgow Rangers - de incorporarem a Premiership Inglesa porque o campeonato escocês não lhes dá o rendimento desportivo e talvez financeiro que lhes proporcione ter equipas competitivas na Europa.

Sendo talvez algo estranho ter equipas de um pais a jogar noutro, já não o é quando se trata das Ilhas Britanicas, uma vez que são vários esses casos e dou como exemplos o Derry City da Irlanda Norte que joga na divisão maior da Rep. Irlanda, o Berwick de Inglaterra que joga nas ligas secundárias da Escócia e os mais famosos Swansea e Cardiff do Pais de Gales que jogam na Championship Inglesa ( 2ª Divisão), entre outros na mesma situação.

Como vêm o pedido não é nada do outro mundo ou de extraordinário e tendo em conta que o Celtic e o Rangers acabam quase a 40 pontos dos demais adversários no final dos 36 jogos do campeonato - no ano de estreia do Livingstone na Premiership Escocesa, aqui a 4 ou 5 anos, a equipa acabou no 3º lugar ( uma equipa vinda da segunda divisão) a 45 pontos do campeão Celtic!!! - talvez fosse mesmo bom repensar a inclusão destes dois clubes num campeonato onde pudessem competir ao mais alto nivel, não sei mesmo se não seria uma mais valia para a Premiership Inglesa.

Mas para a FA parece que nao...

quinta-feira, janeiro 14, 2010

BRASIL VC PORTUGAL

Esse será um tema bastante explorado por mim até a copa do mundo, pois, essa será a grande chance do Brasil de ter revanche contra a seleção de Portugal em copas do mundo.

Embora a seleção de Portugal até hoje não tenha ganhado nada, mas um dos grandes selecionados portugueses com certeza foi a Seleção que disputou o mundial de 1966, liderados pelo magistral Eusébio, derrotaram o Brasil, na época atual Bi-Campeão por 3x1.

Mas o retrospecto Português não chega a assustar, até agora são 4 Vitorias, 2 empates e 12 derrotas...mas, quem disse que futebol é previsível? Afinal, Portugal que teve o grande Eusébio liderando a vitoria em 1966 agora tem o Cristiano Falar é Fácil Ronaldo que fala que não precisa se preocupar com o Brasil na primeira fase.

A verdade é que teremos (vocês Portugueses e eu Brasileiro) um jogo bem complicado onde poderá definir quem, possivelmente, vai encarar a Espanha logo no inicio da segunda fase e isso tudo em meio a ameaças de grupos sociais Africanos de atrapalhar o andamento dos jogos.

quinta-feira, janeiro 07, 2010

11 do ano do L'Equipe

A revista/jornal desportivo francês “L´Equipe” publicou à dias o 11 ideal do ano de 2009, e publicou as duas versões, a da "azia jornalistica e francesa" e a de quem percebe de futebol, que são os adeptos e vejamos as diferenças.

Onze do "L'Equipe":

Guarda-redes: Casillas (Espanha/Real Madrid)

Defesas: Daniel Alves (Brasil/Barcelona), Terry (Inglaterra/Chelsea), Vidic (Sérvia/Manchester United) e Evra (França/Manchester United)

Médios: Yaya Touré (Costa do Marfim/Barcelona); Essien (Gana/Chelsea) e Xavi (Espanha/Barcelona)

Avançados: Messi (Argentina/Barcelona), Iniesta (Espanha/Barcelona) e Drogba (Costa do Marfim/Chelsea)

Onze dos Cibernautas:

Guarda-redes: Casillas (Espanha/Real Madrid)

Defesas: Daniel Alves (Brasil/Barcelona), Terry (Inglaterra/Chelsea), Puyol (Espanha/Barcelona) e e Evra (França/Manchester United)

Médios: Iniesta (Espanha/Barcelona), Kaká (Brasil/Real Madrid) e Xavi (Espanha/Barcelona)

Avançados: Messi (Argentina/Barcelona), CRISTIANO RONALDO (PORTUGAL/REAL MADRID) e Drogba (Costa do Marfim/Chelsea)

Nesta escolha, Ronaldo foi mesmo o 3.º jogador mais votado pelos leitores, com 15.125 votos, apenas atrás de Messi (18.618) e Iniesta (15.248).


Bem, começando pelo 11 do ano do jornal... Portugueses nem vê-los e relembro apenas dois que tinham lugar de caras em qualquer equipa do ano ou do mundo Ricardo Carvalho e Cristiano Ronaldo, já em relação a brasileiros, escolheram o Daniel Alves porque joga no Barcelona, senão nem isso... Káka? Não presta se calhar!

Depois as escolhas em si, eu não sou fã do Daniel Alves mas dou o beneficio da duvida, agora Vidic??? eu que sou super fã do Manchester United fico parvo com a escolha quanto mais quem não gosta do clube...

Yaya Touré... quem??? ah joga no Barcelona pois tá explicado...

Iniesta... avançado???... ao lado do Drogba? mas que dupla maravilha seria esta sem duvida.

Quanto às escolhas "acertadas", Iker Casillas ( 5 estrelas), Evra ( 5 estrelas), Terry... hum ok, Essien ( 5 estrelas), Messi ( 5 estrelas), Xavi ( 5 estrelas), Drogba... tem dias, ... e metendo Iniesta no meio campo ( 5 estrelas)

Comparando essa equipa com a votação dos adeptos desaparecem logo Vidic e Touré pois claro, e entram Cristiano Ronaldo e Kaká... mas havia dúvidas?

Que aconteceu a estes jogadores e onde está a explicação?

Ricardo Carvalho, Cristiano Ronaldo, Kaká, Lampard, Fernando Torres, Fabregas, Wayne Rooney, Rio Ferdinand...

sexta-feira, janeiro 01, 2010

A Volta dos Que Não Foram!!!

Chegando novo ano, muitas pessoas vêem esta como sendo uma oportunidade de renovação, começar de novo, etc e tal...Hoje estou reatando um antigo compromisso que foi com o publico do blog futebol de ataque, compromisso este que faltei no ultimo ano por motivos pessoais e pela grave doença que me atingiu...preguicite aguda!!!

Mas, recuperado da preguicite, graças as boas injeções futebolísticas como a Copa do Mundo de 2010 e os eventos esportivos que serão sediados pelo pais da bola nos próximos anos, reafirmo aqui e agora, meu compromisso para com este blog que já foi (e voltará a ser) um dos mais lidos do Pais (Portugal) e será também dos mais lidos do meu pais (Brasil).

Irei de cara atacar com duas colunas, ou rubricas, como vocês gostam de falar. Uma falará exclusivamente sobre tudo que envolver copa do mundo e a outra exclusiva sobre o futebol brasileiro.

Irei manter minha marca de falar sempre o que penso mesmo que alguns fiquem chateados ou ofendidos e sempre darei espaço (para isso se tem os comentários) para as replicas...treplicas...etc.

Desde já dou minha alfinetada para a próxima copa do mundo, onde teremos de cara um confronto entre Brasil (5 copas do mundo, 7 copas America) contra a seleção Portuguesa (já ganhou algo?), já promete ser um jogo fácil disputado.

Na próxima semana, melhor...no próximo ano, já irei iniciar meu primeiro post desse retorno pelo tema da copa do mundo, Brasil VS Portugal, espero que gostem e comentem, ou que não gostem...mas comentem!

Abraços e Bom 2010!