Após algumas semanas de interregno eis que volto com mais alguns considerandos...
Comecemos pelo banalizar da soberba vitória do FC Porto em Guimarães, frente ao Vitória Sport Clube.
Por todo o lado o que foi escrito, é que esta foi mais uma vitória como tantas outras do FC Porto nestes anos, numa tentativa de escamotear a verdadeira realidade dos factos, senão vejamos:
O Vitória SC, segundo o seu treinador e adeptos, tem o melhor treinador do mundo e consequentemente os melhores jogadores do mundo, e por isso mesmo estava a fazer um excelente campeonato (arbitragens à parte), recebia o já campeão nacional FC Porto, que apareceu no “castelo” vimaranense com uma equipa de segunda linha, levando a crer que até ía fazer alguma espécie de jeito ou favor à turma minhota, isto para quem pouco percebe de futebol... O FC Porto só iria perder pontos de propósito em qualquer lado se disso dependesse a descida do Benfica, e mesmo assim não era seguro que perdessem o jogo... tal como não perdeu... até ganhando.
Mas a vitória do FC Porto “ B “, não foi por meros 0-1 ou 0-2 ou 1-2 ou tangencial, e sim por um escandaloso 0-5 frente a uma equipa que diz não estar a ser beneficiada em alguns jogos e como tal se encontrava no segundo lugar. Quem se lembra de uma vitória do FC Porto por 5 golos ou mais no campo do adversário? ( lembro-me do FC Porto golear o Benfica na Luz por 5-0 mas num jogo de Supertaça), e pior que isso, quem se lembra de uma derrota do Vitória SC em casa ou fora por idêntico resultado?
Foi, isso sim, UMA DAS MAIORES VERGONHAS DE QUE HÁ MEMÓRIA PARA OS DONOS DA CASA...
Foi também uma chapada bem grande dada a todos os que pensavam que o Vitória tinha equipa para, “quiçá”, disputar um titulo nacional, como li em muitos jornais da boca de vários adeptos vimaranenses ou vitorianos, mas a maior chapada foi no “melhor treinador do mundo”, que segundo o próprio por alturas que ainda treinava a Naval 1º Maio, já apresentava inveja do sobretudo do Mourinho quando disse “ Não sei porque se fala tanto do sobretudo do Mourinho quando eu já utilizava um muitos anos antes do Mourinho”...
Esquece-se ainda este auto-considerado Melhor Treinador do Mundo... e arredores, esteve 5 dias fechado num quarto de hotel no Cairo, para não ser linchado pelos adeptos da equipa que treinava na altura, o Zamalek...
E que ainda a época passada só subiu depois do péssimo final de campeonato por parte do Rio Ave, que se auto-excluiu da subida, perdendo os dois útlimos jogos em casa com equipas do fim da tabela, e que este ano volta quase fazer o mesmo, estando iminente a sua não subida... FORÇA VIZELA e FEIRENSE!!!
----
Quero agora falar de algo que me espantou positivamente, por duas razões, primeiro por ter vindo da boca de Jesualdo Ferreira, treinador de futebol, e segundo por ser algo fora do habitual no sentido futebolístico do mesmo.
Jesualdo disse que muitas equipas caminham para a falência e ninguém faz nada... É pura verdade, mas parece que ninguém se preocupa, a começar pelos próprios dirigentes, veja-se os Loureiros no Boavista, ou para os que já cá não estão como Salgueiros e Sp. Farense...
Aliado a isto vêm os problemas dos ordenados em atraso, que gracejam mais de metade das equipas profissionais portuguesas, Boavista, Estrela Amadora, União Leiria, Beira Mar, Santa Clara, etc...
Foi por isso que a União Leiria apresentou nesta semana uma proposta na Liga de Clubes que os clubes incumpridores deviam descer, que o Major Valentim, ( que infelizmente parece ter raízes no cargo), despachou para o lado humilhando até os responsáveis da União dizendo que esse clube também não cumpre com as obrigações uma vez que não tem as cotas da Liga de Clubes em dia... Se isto não é do mais cómico que há esperem que ainda há melhor, uma vez que a proposta até teve aceitação do Beira Mar... que deve três meses de ordenados aos seus jogadores... Isto sim é que é saber fazer comédia, não é cá Herman’s Josés e afins.
Agora pessoalmente falando, acho que quem realmente não cumpre com as suas obrigações monetárias devia ser despromovido ou até excluído das competições, mas atenção e volto a frisar, QUE SEJAM TODOS OS DEVEDORES, e não só os “mais pequenos”. Acabaríamos por ter um campeonato com 10 equipas se tanto, mas muito mais atractivo a nível de qualidade.
----
Mais uma vez o Paços de Ferreira voltou a dominar um encontro e a falhar golos escandalosamente, para as quais o seu treinador arranjou a desculpa do costume, “O Polga deveria ter sido expulso e não foi e o livre do golo do Sporting não existe a falta”... Só por este tipo de palavras e comentários há equipas que por muito que simpatizemos com elas merecem descer (não elas e sim os treinadores mas paga o justo pelo pecador). Fora com este José Mota da Liga Bwin !!!
----
Na Liga Vitalis realce para mais uma subida de divisão de um treinador que conquista poucas amizades no meio ou nos adeptos, mas que está lá... Toni, que fez história com o Trofense, que assim se estreia no escalão maior, com pena minha porque nunca gostei muito da equipa, mas enfim... Parabéns aos dois!
----
Falemos ainda de futebol cá do burgo, mas daquele que “só” eu gosto... As divisões inferiores...
O Olivais e Moscavide garantiu nova presença no jogo de subida à Liga Vitalis e em principio vai jogar contra o Sp. Covilhã, que embora ainda não esteja matematicamente apurado a diferença pontual para os restantes diz-nos que será o provável adversário dos Moscavidenses.
Na Serie B a Oliveirense que esta época ainda não perdeu para o campeonato, já garantiu também a sua presença, mas que ainda espera da “molhada” que é a Serie A com mudanças no lider desde o inicio da competição. Já foram lideres o Tirsense, o Atl. Valdevez, o D. Chaves e a União Madeira, estando agora o Ribeirão... A nível pessoal gostaria que fosse o Ribeirão, só para ser diferente e para humilhar os “três grandes” da Serie - D. Chaves, Tirsense e União M.
Na Terceira Divisão tudo ainda muito por decidir em relação às subidas e algumas descidas, por isso falemos das Distritais.
As duas maiores Distritais do país têm estado ao rubro, AF Lisboa e AF Porto, são das poucas que ainda não conheceram o campeão.
A luta em Lisboa a três jornadas do fim resume-se a Casa Pia e Tojal (que subiu este ano) tendo os casapianos ganho dois pontos nesta jornada ao adversário, sendo que estão agora: 1º Casa Pia 61 pontos e 2º Tojal 57 pts.
No Porto a luta tem sido mais intensa e neste fim de semana houve jogo grande, em que o primeiro Coimbrões recebia o segundo Alpendorada, separados por 2 pontos... Andaram sempre os dois desde o início da época nas duas primeiras posições, trocando volta e meia de posições, mas nunca houve mais do que 2 ou 3 pontos de distância entre as duas equipas.
O jogo não fugiu ao que se esperava dele, um empate a duas bolas, que mantém tudo na mesma a duas jornadas do fim... 1º Coimbrões 69 pts e 2º Alpendorada 67 pts.
Nas outras AF’s já houve muitas que ou finalizaram ou mesmo antes do final apresentam já os campeões, mas também há casos em que tudo se vai decidir na última jornada.
A melhor até agora foi a AF Castelo Branco, que à entrada da última jornada apresentava a seguinte classificação 1º Fundão 56 pts, 2º Atalaia Campo 54 pts e 3º Alcains 54 pts.
Na última jornada o Fundão ía a casa de uma das equipas do fim da tabela, Atalaia recebia o 4º classificado – V. Sernache, e Alcains deslocava-se também a um terreno fácil.
Em caso de igualdade pontual Atalaia tinha vantagem sobre os outros dois e Fundão sobre Alcains.
No final da jornada os resultados ditavam que o Atalaia Campo ganhava por 4-3, o Alcains goleava por 6 e o Fundão inexplicavelmente empatava a zero... Resultado, 3 equipas empatadas no primeiro lugar com os mesmos pontos... do qual só sobe uma... que foi o Atalaia... Para quem não consegue descortinar emoções no futebol distrital esta foi das maiores de que tenho memória.
Emoções em grande para a última jornada na AF Guarda, com Meda 67 pts e Fornos Algodres 66 pts... o Meda vai jogar fora no campo de uma das piores equipas o Vilanovenses de V. N. de Tazém e o Fornos joga em casa com uma equipa ainda mais fraca, o Miléu... Vai ser em grande também esta última jornada, a não perder... só para aficcionados.
Em Viana Castelo, a luta foi até ao fim entre Os Limianos e Neves, que até perto do final contaram com a presença da equipa chamada Artur Rego. A 4 jornadas do fim já a luta parecia ser mesmo só entre os dois primeiros e que acabou com a subida do Os Limianos com 2 pontos de vantagem sobre o Neves.
Na AF Madeira, subida para o Andorinha, só confirmada na última jornada, deixando o Cruzado Canicense apenas a 1 ponto, foi emoção até ao fim idem.
Nas restantes AF’s as subidas praticamente foram decididas muito cedo ou resolveram-se na jornada passada, que era a penúltima:
Assim, equipas que não deram hipótese alguma este ano:
AF Aveiro – Águeda, sempre em primeiro e quase sempre com 10 ou mais pontos de vantagem (assim que isso foi possível) a três jornadas do fim ainda mantém 11 pontos de vantagem do segundo: 1º Águeda 72 pts, 2º Cesarense 61 pts, 3º Estarreja 55 pts.
AF Beja – Castrense, também desde cedo garantiu larga vantagem que ainda mantém a duas jornadas do fim: 1º Castrense 62 pts, 2º D. Beja 51 pts
AF Bragança – Mãe D’Água, a meio do campeonato descolou do Mogadourense: 1º Mãe D’Água 62 pts, 2º Mogadourense 50 pts, 3º Mirandês 41 pts... falta ainda uma jornada.
AF Coimbra – Vigor da Mocidade, só perdeu na primeira jornada e depois até ser coroado campeão não perdeu mais nenhuma e só empatou duas vezes... Nunca houve por isso dúvidas da sua subida conquistada a 5 jornadas do fim.
Só falta a jornada 30 e está assim: 1º Vigor Mocidade 71 pts, 2º União Coimbra 58 pts, 3º Carapinheirense 50 pts.
AF Évora – Atl. Reguengos, consegue ser a melhor equipa de todas as distritais, que a duas jornadas do fim tem 22 vitórias e 2 empates em 24 jogos !!! Sem história decorreu este campeonato: 1º Atl. Reguengos 68 pts, 2º Monte Trigo 50 pts, 3º Alandroalense 40 pts...
AF Vila Real – Vila Real, inacreditavelmente desceu para a sua AF, coisa de que não há memória, para fazer uma “limpeza” a nível de campeonato. Este fim de semana decorreu a última jornada e em 30 jogos ZERO derrotas, aliado a 24 vitórias !!! 1º Vila Real 78 pts, 2º Sta. M. Penaguião 59.
AF Leiria – Peniche, no comando desde o inicio, este histórico nunca tinha jogado na Distrital, o que só por si constituiu a maior surpresa das AF’s deste ano. Como se esperava subiu e nunca foi grandemente incomodado. Falta completar uma jornada: 1º Peniche 75 pts, 2º Os Nazarenos 59 pts, 3º Guiense 54 pts
Nas restantes as batalhas foram mais intensas ou ainda se mantêm, vejamos:
AF Viseu – Cinfães, garantiu a subida este fim de semana, quando só falta uma jornada para o final, 1º Cinfães 61 pts, 2º Sampedrense 55 pts, 3º Sp. Lamego 52 pts
AF Portalegre – Crato, desde cedo no comando, contou sempre com a companhia de uma ou duas equipas, fosse o Fronteirense, Os Gavionenses, ou o Campomaiorense. Apenas a duas jornadas do fim conseguiu a subida e já com o campeonato acabado temos: 1º Crato, 67pts, 2º Monfortense 61 pts, 3º Fronteirense 61 pts
AF Setúbal – Pescadores C. Caparica, o ano esteve para o “peixe”, sempre nos 2 primeiros lugares o Pescadores só conseguiu a subida este fim de semana, em que se jogou a penúltima jornada. 1º Pescadores CC 66 pts, 2º 1 Maio Sarilhense 60 pts, 3º Sesimbra 58 pts
AF Braga – Fão, ainda com duas jornadas por jogar já conseguiu a subida, embora até final tivesse companhia dos Caçadores das Taipas e do Vilaverdense, mas o ano não foi bom para a “caça”. 1º Fão 65 pts, 2º Vilaverdense 58 pts, 3º Caç. Taipas 58 pts
Ainda em disputa:
AF Algarve – Sp. Farense (mais um histórico) a 3 jornadas do fim tem 9 pontos de vantagem sobre o Lusitano V.R.S.A., parece simples a subida, embora a maior parte da época o Lusitano tenha estado no comando... 1º Sp. Farense 65 pts, 2º Lusitano V.R.S.A. 56 pts.
AF Santarém – Torres Novas foi o campeão da fase regular, agora nos play-offs continua na frente, mas o Riachense já esteve mais longe, contudo a vantagem é semi-confortável e a 3 jornadas do fim 4 pontos separam as duas equipas. 1º Torres Novas 43 pts, 2º Riachense 39 pts.
Realce final então para o regresso esperado dos históricos Vila Real, Peniche e Sp. Farense, e das estreias do Atalaia do Campo, Crato e Andorinha.
Quarta ou quinta-feira falarei dos campeonatos que decorrem por essa Europa, mas só os mais mediáticos.
Comecemos pelo banalizar da soberba vitória do FC Porto em Guimarães, frente ao Vitória Sport Clube.
Por todo o lado o que foi escrito, é que esta foi mais uma vitória como tantas outras do FC Porto nestes anos, numa tentativa de escamotear a verdadeira realidade dos factos, senão vejamos:
O Vitória SC, segundo o seu treinador e adeptos, tem o melhor treinador do mundo e consequentemente os melhores jogadores do mundo, e por isso mesmo estava a fazer um excelente campeonato (arbitragens à parte), recebia o já campeão nacional FC Porto, que apareceu no “castelo” vimaranense com uma equipa de segunda linha, levando a crer que até ía fazer alguma espécie de jeito ou favor à turma minhota, isto para quem pouco percebe de futebol... O FC Porto só iria perder pontos de propósito em qualquer lado se disso dependesse a descida do Benfica, e mesmo assim não era seguro que perdessem o jogo... tal como não perdeu... até ganhando.
Mas a vitória do FC Porto “ B “, não foi por meros 0-1 ou 0-2 ou 1-2 ou tangencial, e sim por um escandaloso 0-5 frente a uma equipa que diz não estar a ser beneficiada em alguns jogos e como tal se encontrava no segundo lugar. Quem se lembra de uma vitória do FC Porto por 5 golos ou mais no campo do adversário? ( lembro-me do FC Porto golear o Benfica na Luz por 5-0 mas num jogo de Supertaça), e pior que isso, quem se lembra de uma derrota do Vitória SC em casa ou fora por idêntico resultado?
Foi, isso sim, UMA DAS MAIORES VERGONHAS DE QUE HÁ MEMÓRIA PARA OS DONOS DA CASA...
Foi também uma chapada bem grande dada a todos os que pensavam que o Vitória tinha equipa para, “quiçá”, disputar um titulo nacional, como li em muitos jornais da boca de vários adeptos vimaranenses ou vitorianos, mas a maior chapada foi no “melhor treinador do mundo”, que segundo o próprio por alturas que ainda treinava a Naval 1º Maio, já apresentava inveja do sobretudo do Mourinho quando disse “ Não sei porque se fala tanto do sobretudo do Mourinho quando eu já utilizava um muitos anos antes do Mourinho”...
Esquece-se ainda este auto-considerado Melhor Treinador do Mundo... e arredores, esteve 5 dias fechado num quarto de hotel no Cairo, para não ser linchado pelos adeptos da equipa que treinava na altura, o Zamalek...
E que ainda a época passada só subiu depois do péssimo final de campeonato por parte do Rio Ave, que se auto-excluiu da subida, perdendo os dois útlimos jogos em casa com equipas do fim da tabela, e que este ano volta quase fazer o mesmo, estando iminente a sua não subida... FORÇA VIZELA e FEIRENSE!!!
----
Quero agora falar de algo que me espantou positivamente, por duas razões, primeiro por ter vindo da boca de Jesualdo Ferreira, treinador de futebol, e segundo por ser algo fora do habitual no sentido futebolístico do mesmo.
Jesualdo disse que muitas equipas caminham para a falência e ninguém faz nada... É pura verdade, mas parece que ninguém se preocupa, a começar pelos próprios dirigentes, veja-se os Loureiros no Boavista, ou para os que já cá não estão como Salgueiros e Sp. Farense...
Aliado a isto vêm os problemas dos ordenados em atraso, que gracejam mais de metade das equipas profissionais portuguesas, Boavista, Estrela Amadora, União Leiria, Beira Mar, Santa Clara, etc...
Foi por isso que a União Leiria apresentou nesta semana uma proposta na Liga de Clubes que os clubes incumpridores deviam descer, que o Major Valentim, ( que infelizmente parece ter raízes no cargo), despachou para o lado humilhando até os responsáveis da União dizendo que esse clube também não cumpre com as obrigações uma vez que não tem as cotas da Liga de Clubes em dia... Se isto não é do mais cómico que há esperem que ainda há melhor, uma vez que a proposta até teve aceitação do Beira Mar... que deve três meses de ordenados aos seus jogadores... Isto sim é que é saber fazer comédia, não é cá Herman’s Josés e afins.
Agora pessoalmente falando, acho que quem realmente não cumpre com as suas obrigações monetárias devia ser despromovido ou até excluído das competições, mas atenção e volto a frisar, QUE SEJAM TODOS OS DEVEDORES, e não só os “mais pequenos”. Acabaríamos por ter um campeonato com 10 equipas se tanto, mas muito mais atractivo a nível de qualidade.
----
Mais uma vez o Paços de Ferreira voltou a dominar um encontro e a falhar golos escandalosamente, para as quais o seu treinador arranjou a desculpa do costume, “O Polga deveria ter sido expulso e não foi e o livre do golo do Sporting não existe a falta”... Só por este tipo de palavras e comentários há equipas que por muito que simpatizemos com elas merecem descer (não elas e sim os treinadores mas paga o justo pelo pecador). Fora com este José Mota da Liga Bwin !!!
----
Na Liga Vitalis realce para mais uma subida de divisão de um treinador que conquista poucas amizades no meio ou nos adeptos, mas que está lá... Toni, que fez história com o Trofense, que assim se estreia no escalão maior, com pena minha porque nunca gostei muito da equipa, mas enfim... Parabéns aos dois!
----
Falemos ainda de futebol cá do burgo, mas daquele que “só” eu gosto... As divisões inferiores...
O Olivais e Moscavide garantiu nova presença no jogo de subida à Liga Vitalis e em principio vai jogar contra o Sp. Covilhã, que embora ainda não esteja matematicamente apurado a diferença pontual para os restantes diz-nos que será o provável adversário dos Moscavidenses.
Na Serie B a Oliveirense que esta época ainda não perdeu para o campeonato, já garantiu também a sua presença, mas que ainda espera da “molhada” que é a Serie A com mudanças no lider desde o inicio da competição. Já foram lideres o Tirsense, o Atl. Valdevez, o D. Chaves e a União Madeira, estando agora o Ribeirão... A nível pessoal gostaria que fosse o Ribeirão, só para ser diferente e para humilhar os “três grandes” da Serie - D. Chaves, Tirsense e União M.
Na Terceira Divisão tudo ainda muito por decidir em relação às subidas e algumas descidas, por isso falemos das Distritais.
As duas maiores Distritais do país têm estado ao rubro, AF Lisboa e AF Porto, são das poucas que ainda não conheceram o campeão.
A luta em Lisboa a três jornadas do fim resume-se a Casa Pia e Tojal (que subiu este ano) tendo os casapianos ganho dois pontos nesta jornada ao adversário, sendo que estão agora: 1º Casa Pia 61 pontos e 2º Tojal 57 pts.
No Porto a luta tem sido mais intensa e neste fim de semana houve jogo grande, em que o primeiro Coimbrões recebia o segundo Alpendorada, separados por 2 pontos... Andaram sempre os dois desde o início da época nas duas primeiras posições, trocando volta e meia de posições, mas nunca houve mais do que 2 ou 3 pontos de distância entre as duas equipas.
O jogo não fugiu ao que se esperava dele, um empate a duas bolas, que mantém tudo na mesma a duas jornadas do fim... 1º Coimbrões 69 pts e 2º Alpendorada 67 pts.
Nas outras AF’s já houve muitas que ou finalizaram ou mesmo antes do final apresentam já os campeões, mas também há casos em que tudo se vai decidir na última jornada.
A melhor até agora foi a AF Castelo Branco, que à entrada da última jornada apresentava a seguinte classificação 1º Fundão 56 pts, 2º Atalaia Campo 54 pts e 3º Alcains 54 pts.
Na última jornada o Fundão ía a casa de uma das equipas do fim da tabela, Atalaia recebia o 4º classificado – V. Sernache, e Alcains deslocava-se também a um terreno fácil.
Em caso de igualdade pontual Atalaia tinha vantagem sobre os outros dois e Fundão sobre Alcains.
No final da jornada os resultados ditavam que o Atalaia Campo ganhava por 4-3, o Alcains goleava por 6 e o Fundão inexplicavelmente empatava a zero... Resultado, 3 equipas empatadas no primeiro lugar com os mesmos pontos... do qual só sobe uma... que foi o Atalaia... Para quem não consegue descortinar emoções no futebol distrital esta foi das maiores de que tenho memória.
Emoções em grande para a última jornada na AF Guarda, com Meda 67 pts e Fornos Algodres 66 pts... o Meda vai jogar fora no campo de uma das piores equipas o Vilanovenses de V. N. de Tazém e o Fornos joga em casa com uma equipa ainda mais fraca, o Miléu... Vai ser em grande também esta última jornada, a não perder... só para aficcionados.
Em Viana Castelo, a luta foi até ao fim entre Os Limianos e Neves, que até perto do final contaram com a presença da equipa chamada Artur Rego. A 4 jornadas do fim já a luta parecia ser mesmo só entre os dois primeiros e que acabou com a subida do Os Limianos com 2 pontos de vantagem sobre o Neves.
Na AF Madeira, subida para o Andorinha, só confirmada na última jornada, deixando o Cruzado Canicense apenas a 1 ponto, foi emoção até ao fim idem.
Nas restantes AF’s as subidas praticamente foram decididas muito cedo ou resolveram-se na jornada passada, que era a penúltima:
Assim, equipas que não deram hipótese alguma este ano:
AF Aveiro – Águeda, sempre em primeiro e quase sempre com 10 ou mais pontos de vantagem (assim que isso foi possível) a três jornadas do fim ainda mantém 11 pontos de vantagem do segundo: 1º Águeda 72 pts, 2º Cesarense 61 pts, 3º Estarreja 55 pts.
AF Beja – Castrense, também desde cedo garantiu larga vantagem que ainda mantém a duas jornadas do fim: 1º Castrense 62 pts, 2º D. Beja 51 pts
AF Bragança – Mãe D’Água, a meio do campeonato descolou do Mogadourense: 1º Mãe D’Água 62 pts, 2º Mogadourense 50 pts, 3º Mirandês 41 pts... falta ainda uma jornada.
AF Coimbra – Vigor da Mocidade, só perdeu na primeira jornada e depois até ser coroado campeão não perdeu mais nenhuma e só empatou duas vezes... Nunca houve por isso dúvidas da sua subida conquistada a 5 jornadas do fim.
Só falta a jornada 30 e está assim: 1º Vigor Mocidade 71 pts, 2º União Coimbra 58 pts, 3º Carapinheirense 50 pts.
AF Évora – Atl. Reguengos, consegue ser a melhor equipa de todas as distritais, que a duas jornadas do fim tem 22 vitórias e 2 empates em 24 jogos !!! Sem história decorreu este campeonato: 1º Atl. Reguengos 68 pts, 2º Monte Trigo 50 pts, 3º Alandroalense 40 pts...
AF Vila Real – Vila Real, inacreditavelmente desceu para a sua AF, coisa de que não há memória, para fazer uma “limpeza” a nível de campeonato. Este fim de semana decorreu a última jornada e em 30 jogos ZERO derrotas, aliado a 24 vitórias !!! 1º Vila Real 78 pts, 2º Sta. M. Penaguião 59.
AF Leiria – Peniche, no comando desde o inicio, este histórico nunca tinha jogado na Distrital, o que só por si constituiu a maior surpresa das AF’s deste ano. Como se esperava subiu e nunca foi grandemente incomodado. Falta completar uma jornada: 1º Peniche 75 pts, 2º Os Nazarenos 59 pts, 3º Guiense 54 pts
Nas restantes as batalhas foram mais intensas ou ainda se mantêm, vejamos:
AF Viseu – Cinfães, garantiu a subida este fim de semana, quando só falta uma jornada para o final, 1º Cinfães 61 pts, 2º Sampedrense 55 pts, 3º Sp. Lamego 52 pts
AF Portalegre – Crato, desde cedo no comando, contou sempre com a companhia de uma ou duas equipas, fosse o Fronteirense, Os Gavionenses, ou o Campomaiorense. Apenas a duas jornadas do fim conseguiu a subida e já com o campeonato acabado temos: 1º Crato, 67pts, 2º Monfortense 61 pts, 3º Fronteirense 61 pts
AF Setúbal – Pescadores C. Caparica, o ano esteve para o “peixe”, sempre nos 2 primeiros lugares o Pescadores só conseguiu a subida este fim de semana, em que se jogou a penúltima jornada. 1º Pescadores CC 66 pts, 2º 1 Maio Sarilhense 60 pts, 3º Sesimbra 58 pts
AF Braga – Fão, ainda com duas jornadas por jogar já conseguiu a subida, embora até final tivesse companhia dos Caçadores das Taipas e do Vilaverdense, mas o ano não foi bom para a “caça”. 1º Fão 65 pts, 2º Vilaverdense 58 pts, 3º Caç. Taipas 58 pts
Ainda em disputa:
AF Algarve – Sp. Farense (mais um histórico) a 3 jornadas do fim tem 9 pontos de vantagem sobre o Lusitano V.R.S.A., parece simples a subida, embora a maior parte da época o Lusitano tenha estado no comando... 1º Sp. Farense 65 pts, 2º Lusitano V.R.S.A. 56 pts.
AF Santarém – Torres Novas foi o campeão da fase regular, agora nos play-offs continua na frente, mas o Riachense já esteve mais longe, contudo a vantagem é semi-confortável e a 3 jornadas do fim 4 pontos separam as duas equipas. 1º Torres Novas 43 pts, 2º Riachense 39 pts.
Realce final então para o regresso esperado dos históricos Vila Real, Peniche e Sp. Farense, e das estreias do Atalaia do Campo, Crato e Andorinha.
Quarta ou quinta-feira falarei dos campeonatos que decorrem por essa Europa, mas só os mais mediáticos.
Sem comentários:
Enviar um comentário