sexta-feira, abril 29, 2005

ABRANTES FUTEBOL CLUBE: Seis anos de Sucesso!


Em 1998 é fundado o Abrantes Futebol Clube, ou simplesmente “AFC”. A sua história é curta, porém os feitos alcançados ao longo dos seus seis anos de existência traduzem-se em sucessos que elevam e engrandecem o nome da cidade de Abrantes, ao mesmo tempo que apaixonam, entusiasmam e arrebatam os adeptos do desporto-rei.
E tudo começa na época 99/00. O clube sagra-se campeão distrital da 2ª divisão, pela Associação de Futebol de Santarém, carimbando a passagem ao principal escalão de futebol distrital. Em 2002/03, conquista o campeonato distrital da 1ª divisão e ascende ao campeonato da 3ª divisão nacional, Série D. A somar ao título de campeão distrital, adiciona a conquista da Taça do Ribatejo e a Supertaça “Dr. Alves Vieira”. Nesse mesmo ano, naquela que foi a sua primeira ida ao estrangeiro, acaba por conquistar o Torneio das Comunidades, na luxemburguesa cidade de Mertzig. Na temporada 03/04, termina o campeonato na segunda posição e actualmente disputa o campeonato nacional da 2ª Divisão B, Zona Centro, encontrando-se na 7ª posição e atingindo o objectivo estabelecido na pré-época: A manutenção.

Como afirmou o presidente do Clube, Alberto Lopes numa das últimas declarações prestadas a um semanário regional, “foram seis anos de êxitos sucessivos, que levaram a uma ascensão meteórica, da segunda divisão distrital ao nacional da segunda divisão B, um feito de que não há memória em Portugal”. O presidente chegou mesmo a afirmar que um dos objectivos do clube é ascender á Divisão de Honra, até 2010.
Edgar Martins, defesa centro da formação sénior abrantina, garante que enquanto jogador do AFC, sente-se “muito bem porque é um clube com ambições e com boas condições desportivas”. No seu entender, o sucesso reside no bom relacionamento que existe entre todos os jogadores, equipa técnica e direcção. Na hora de apontar aspectos positivos e negativos, realça o facto de o clube proporcionar “boas instalações desportivas para podermos crescer como jogadores” e de se encontrar rodeado de “boas pessoas q nos ajudam a sentirmo-nos bem e acima de tudo óptimos companheiros”. Já as lesões, as derrotas e desentendimentos que possam surgir entre os membros da formação estão no rol dos aspectos negativos apontados pelo atleta. Partilhando do entusiasmo geral, Edgar afirma que, de facto, conseguir atingir o principal objectivo (o da manutenção) só os faz acreditar no valor da equipa e por conseguinte, ambicionar sempre mais.

Nos escalões de formação mais jovens, desde 2000/01 que a equipa se encontra a disputar os campeonatos distritais de juniores, tendo-se nesse mesmo ano sagrado campeão distrital da 2ª Divisão. Na época 03/04 sagra-se campeão distrital e ascende ao campeonato nacional da 2ª Divisão. Neste momento encontra-se a escassos pontos de ascender ao campeonato da primeira divisão de juniores.

Em suma, trata-se de um clube que “se fez” á custa de muito suor e lágrimas, mas sobretudo de ambição e vontade de triunfar.
E a escalada rumo ao êxito… ainda agora começou!

Sem comentários: