quinta-feira, abril 14, 2005

Corda na garganta - Análise

Finalizando a análise aos vários "campeonatos" dentro da Superliga, segue-se a luta pela manutenção. Considera-se que a "guerra" será travada entre Académica, Gil Vicente, Estoril, Moreirense e Beira Mar.

Académica:

A equipa dos estudantes depois de ter passado por uma situação que parecia condenada à Liga de Honra, consegue neste momento respirar de alguma forma. Até ao final do campeonato a Académica recebe em Coimbra o Penafiel, o Boavista e o Moreirense. No que respeita às deslocações irão deparar-se com uma difícil tarefa uma vez que se deslocam a Alvalade, a Aveiro e ao Dragão. Uma vitória em casa sobre o Penafiel e sobre o Moreirense, além de um empate com o Boavista fazem com que os estudantes atinjam os 36 pontos e nem sequer precisem de pontuar nos restantes jogos fora... 36 pontos, a pontuação final...

Gil Vicente:

A equipa de Barcelos depois de ser "empurrada" no início do campeonato para a II Liga, fruto de mais uma aventura do "grande" Luís Campos, conseguiu de certa forma recuperar e estar numa boa posição para alcançar a almejada permanência entre os grandes. Até final do campeonato, recebem Marítimo, Leiria e Belenenses e deslocam-se a Vila do Conde, Estoril e Penafiel. Se nos jogos em casa conseguir 2 vitórias e 1 empate e mais um pontinho numa das deslocações, o Gil Vicente consegue os seus objectivos. Pressuponho vitórias sobre Belenenses e Leiria e empate frente ao Marítimo, e também um empate em Penafiel a terminar a Superliga. Acabariam com 35 pontos.

Estoril:

Uma situação bem complicada para a equipa da Linha. Desloca-se a Guimarães, Nacional e Setúbal, recebendo no seu estádio o Benfica, o Gil Vicente e o Marítimo. Se obtiver vitórias contra estes dois ultimos, precisaria também de uma vitória num dos jogos que faz fora de portas, situação que se antevê difícil. Para mim empatam na Madeira e em Setúbal. O que quer dizer que terminariam com 34 pontos.

Moreirense:

Quase condenados, é o que se pode concluir do que falta para jogar. Só mesmo um milagreiro com o nome de Jesus ainda pode acreditar na reviravolta. O Moreirense recebe em casa o Sporting, o Beira Mar, o Porto e o Braga. Desloca-se ao Bessa e a Coimbra. Se fora é complicado fazerem pontos, será possível Jorge Jesus levar o Moreirense a vencer jogos frente a candidatos ao título???... Eu não acredito. Nas minhas previsões, dou um empate em casa com o Beira Mar até ao final do campeonato (eu sei que é muito pessimista, mas vamos ver...). O resto, é só derrotas. Finalizam o campeonato em último lugar com apenas 26 pontos.

Beira Mar:

Será que Inácio conseguirá ter arte e engenho para ultrapassar o desafio mais complicado da sua carreira (pior mesmo do que levar o Sporting a ser campeão)???... :-)
Até final do campeonato os aveirenses terão de receber o Boavista, o Porto, a Académica e o Vitória de Guimarães, enquanto se deslocarão a Moreira de Cónegos e a Braga. Para mim, conseguirão 5 pontos em casa fruto de empates contra Boavista e Guimarães e vitória sobre a Académica, enquanto fora de portas deverão conseguir um empate no campo do Moreirense. Final do campeonato com 29 pontos.

Conclusão: dificilmente Beira Mar e Moreirense conseguirão evitar a descida à Liga de Honra. Quanto ao 3º lugar de descida, tudo muito equilibrado, entre Estoril, Gil Vicente e Académica. À atenção os jogos Moreirense-Beira Mar, Estoril-Gil Vicente, Beira Mar-Académica e Moreirense-Académica. Podem fazer com que todas estas previsões saiam furadas... :-)

Sem comentários: