sábado, dezembro 10, 2005

Sporting 0 - Estrela da Amadora 1

Visão Sportinguista:
"Liedson 0 - Estrela 1"

Uma exibição a rondar o medíocre e um Liedson perdulário ditaram a derrota do Sporting esta noite em Alvalade.
Não tenho muitos reparos a fazer há escolha do onze, feita por Paulo Bento, a não ser a insistência em apostar em Tello como defesa com a agravante de deixar fora dos convocados o melhor defesa – esquerdo do plantel, ou seja, Edson. Quanto à escolha de Liedson nada tenho apontar, no início do jogo achei uma boa aposta e não é por agora ver que as coisas não lhe correram bem que vou criticar o Paulo Bento por deixar no banco Deivid.
Quanto às substituições concordo com as primeiras duas embora me pareça que tenha falhado na terceira. Wender nada de novo veio trazer à equipa e expôs o flanco esquerdo da defesa aos contra-ataques do Estrela da Amadora, tirar Sá Pinto e colocar Deivid parecia-me ser a melhor opção.
Poderia agora estar a atacar o Estrela da Amadora e reclamar dizendo que pôs o autocarro à frente da baliza na segunda parte mas não o faço porque o Estrela foi sempre um adversário correcto, que lutou com as armas que dispunha e acabou por levar a água ao seu moinho.
Mesmo não jogando bem penso que este resultado é demasiado injusto para o Sporting. Há que levantar a cabeça mas as coisas podem se complicar se as equipas da frente vencerem os seus jogos.
Quanto ao árbitro penso que fez um bom trabalho embora tenha deixado que o Estrela usasse e abusasse das faltas e faltinhas a meio campo. E ainda estou para perceber como é que Emerson passa o jogo sem ver o cartão tal como Amoreirinha! Não foi por culpa do árbitro que o Sporting perdeu.
Parabéns ao Estrela da Amadora!

ANÁLISE INDIVIDUAL

RICARDO (3) – Seguro a sair dos postes (!), sem culpa nos golos e ainda fez uma excelente defesa.
ROGÉRIO (3) – O melhor do Sporting. Se sair do Sporting como parece que vai será uma grande perda.
TELLO (1) – Pouco seguro a defender só não leva zero porque tirou um bom cruzamento para Liedson desperdiçar.
TONEL (3) – Ao contrário do colega de lado mostrou-se seguro e autoritário e ainda foi lá frente pôr Bruno Vale a brilhar. Merecia aquele golo.
POLGA (1) – Foi o Polga habitual. Pouco seguro e trapalhão. Volta rápido Beto!
CUSTÓDIO (2) – Seguro a defender. Inexistente a pautar o jogo a meio campo.
MOUTINHO (1) – Não se viu.
NANI (3) – Não foge, não se esconde e tenta pegar no jogo da equipa. Divide com Rogério o título de melhor sportinguista.
DOUALA (1) – Não desequilibrou como toda a gente esperava.
SÁ PINTO (1) – A mesma aplicação de sempre mas sem resultados práticos.
LIEDSON (0) – Uma verdadeira nulidade.
VARELA (2) – Esteve melhor que Douala mas não foi suficiente.
JOÃO ALVES (2) – Entrou bem no jogo e até conseguiu uma grande penalidade
que Liedson “fez o favor” de desperdiçar.
WENDER (0) – Não acrescentou nada à equipa.
[Beto]

Uma prenda de natal!

O Sporting, oferece, dia 9 de Dezembro a primeira prenda de natal aos vizinhos do Estrela da Amadora.
Num jogo onde demonstrou empenho, técnica, algum entrosamento e muita ineficácia, com auge no penaltie falhado por Liedson, o meu clube mostra carências tremendas no lado esquerdo da defesa.
Agora que Caneira, quer ser emprestado abre-se a porta a um jogador que saiu de Alvalade na procura do "El Dorado" e tal como Hugo Viana, no Newcastle, não consegue jogar. As saídas de Rogério, Deivid e Liedson parecem praticamente certas, desde que paguem bom dinheiro por eles, sendo esta a política de gestão do Sporting de há uns anos para cá.
O balneário do Sporting parece viver momentos mais serenos, demonstrado pelo empenho dos jogadores durante o último jogo, nunca desistindo de procurar o golo. Este mês ainda vai no inicio vamos ver que mais prendas o meu clube nos vai dar. O Estrela já tem a sua!
[Flopmg]

Visão Tricolor:

"Bruno Vale em "As mãos de Deus - Parte III"

Reza a história que sempre que o Estrela ganha em Alvalade o Sporting é beneficiado por um penalty e falha, ou seja, permite sempre a defesa do guarda-redes tricolor. Foi assim no ano de estreia do Estrela na Primeira Divisão em 88/89, em 94/95 e ontem.

No primeiro ano em que isso sucedeu (88/89) e em conversa de rua um amigo meu disse que íamos ganhar a Alvalade por 2-1 com golos de Duílio e Marlon Brandão (ex-jogadores do Sporting), e que provavelmente foram os melhores defesa central e avançado de sempre do Estrela.
Não foi por 2-1 e sim por 1-0 mas a verdade é que vencemos e convencemos com um golo de Paulo Jorge, que gostava de ser chamado por "Futre da Reboleira" mas que tinha tanto de Futre para o futebol como eu de Saramago para a escrita.
A maior curiosidade do jogo e extra-jogo passou-se dias antes quando uma dita vidente pôs Lisboa em estado de choque prevendo um Terremoto de proporções épicas em Lisboa para este dia do jogo. No dia seguinte e à conta disso as frases dos jornais desportivos foram: "O Terramoto foi em Alvalade".

Mas no jogo a curiosidade maior foi para o penalty falhado por Paulinho Cascavel, o temível goleador brasileiro que o Sporting tinha ido buscar a Guimarães, ao Vitoria SC. Mas mais bonita foi a historia que envolveu a marcação do penalty. Hugo, guardião do Estrela, chega-se a Paulinho Cascavel e diz-lhe para ele ramatar para a esquerda, o avançado leonino riu-se e disse que lhe ía fazer a vontade... e fez, rematou para a esquerda e Hugo defendeu.
Mais tarde já na segunda parte surgiu o golo tricolor marcado a Vital que épocas mais tarde sería guarda-redes do Estrela no ano em que fomos à Taça das Taças devido á vitória na Taça Portugal, 2-0 ao Sp. Farense com o primeiro golo a ser marcado por... Paulo Bento .

A curiosidade em termos de evolução futebolistica advém do facto de antes albergarmos jogadores em fim de carreira e agora termos jogadores em inicio da mesma mas que não têm lugar nos clubes grandes ao qual pertencem.

Em 94/95 o jogo caminhava para o fim quando a cinco minutos do fim de outro jogo historico, o árbitro apita penalty para o Sporting, e logo naquela baliza em que eu estava situado por trás na bancada. Os meus colegas de turma e do Sporting estavam em pé e deram as mãos em sinal de fé, eu estava sentado desiludido pela decisão e por perder um jogo mesmo no fim e de penalty. Balakov era a grande vedeta do Sporting na altura - como Paulinho Cascavel era em 88/89 - partiu para a bola, rematou para a esquerda (de novo para a esquerda), não sei se Hubart estaria ao corrente do penalty falhado em 88/89 mas não acredito, lançou-se também para a esquerda e defendeu. Passado dois minutos numa jogada rápida de contra-ataque e com o Sporting ainda atordoado com tamanho falhanço, Mario Jorge calou os adeptos do Sporting que ainda assobiavam a exibição leonina, com penalty falhado e tudo. Talvez se tenham apercebido que aquele dia não era um dia normal e sim daqueles que acontecem praí de "10 em 10 anos" mas que acontecem.

E ontem? Mais uma vez estive em Alvalade, mais uma vez o Estrela ganhou por 1-0 e mais uma vez o Sporting falhou um penalty permitindo a defesa do guarda-redes tricolor, que para ser perfeito so faltou Liedson, (também ele a maior vedeta do Sporting) ter atirado para a esquerda de Bruno Vale. Se calhar lembrou-se das vitórias tricolores anteriores (como se alguém se lembrasse a nao ser eu e poucos adeptos tricolores) e tentou fazer diferente... E afinal tudo saiu estranhamente igual.

Na semana passada brinquei com o número 13, porque à 13ª jornada, fizemos 13 pontos e subimos ao 13º lugar, afinal esta conjugaçao deu um sorte fenomenal, daquelas que só acontecem de "10 em 10 anos", pouco mais ou menos.
Na Quinta-Feira, falando com um colega Sportinguista aqui do blog e tendo-me ele perguntado como seria em Alvalade, disse-lhe que ía ser dificil para o Sporting e até brinquei com a expressão que Paulo Bento utilizou antes do jogo com o FCPorto, disse-lhe o mesmo "Se alguem me der um papel a assinar para empatar, eu não assino, primeiro quero ganhar". Obviamente que ele se riu do que eu disse e eu sorri mas interiormente era algo que queria e sentia possível. Estou certo que ao ler estas linhas ele se vai relembrar da conversa que tivemos e pensar "Ontem ri-me e afinal...".

Quanto ao jogo em si, as duas equipas apresentaram algumas novidades no 11 inicial. O Estrela jogou com Amoreirinha na esquerda - julguei que era para sofrermos golos como na Luz, mas enganei-me - de qualquer maneira ou o rapaz sai do Estrela como um grande defesa esquerdo ou desiste do futebol, porque sendo central de raíz estar sempre a ser empurrado para a esquerda é demais, até porque é um excelente central qundo joga na sua posição de origem.
O centro-campista Paulo Machado ficou no banco e a táctica incluiu de inicio um ponta de lança, Anselmo.

Já no Sporting não foi surpresa, para mim, a inclusão de Liedson no ataque, mas sim Tonel a defesa central. O que me deixou bastante agradado foi ver o banco "verde", ao ver aqueles nomes sabia que se os Leões precisassem de ir buscar alguém ao banco de suplentes para mudar o rumo dos acontecimentos estavam bem arranjados e dificilmente mudariam algo.
O jogo começou com o Sporting a atacar pensando erradamente que o Estrela vinha para defender um 0-0, tanto que em cada ataque leonino falhado rapidamente dava um contra-ataque perigoso do Estrela, pondo o Sporting de sobre-aviso, o equilibrio foi nota dominante e o Sporting tentava em remates de longe aquilo quenão conseguia de outra maneira. Passar no meio da defesa do Estrela nem em fintas nem em cruzamentos.
O jogo foi aberto e ambas as equipas tiveram boas oportunidades na primeira parte, onde podia ter surgido o golo para qualquer uma delas.
Aos 20 minutos uma boa combinação deixa Nani na cara de Bruno Vale que rematou violentamente de primeira para uma defesa "monstruosa" do guarda-redes tricolor.
Dois minutos depois é Manu que passa por "quase" toda a gente faltando o "quase" de nome Rogério que cedeu canto quando se adivinhava algo pior para o Sporting.
O jogo estava aberto, o Estrela jogava como sempre tem feito ao longo desta época, bem, muito bem, apenas pecando na finalização.
Aos 28 minutos uma saida de Bruno Vale aos pés de Liedson evita o pior. Pior que surgiu aos 35 minutos mas na outra baliza. Um ataque Sportinguista mal conduzido por Nani, levou a que o jogador perdesse a bola no meio campo tricolor, Coutinho - que é uma das grandes revelações desta época do Estrela, mas quem dos 11 titulares não é? - roubou a bola ao jovem sportinguista e lançou de imediato Semedo, e desmarca Manu que consegue livrar-se dos dois defesas que o tentam acompanhar e frente a Ricardo, levanta a bola por cima deste marcando um belo golo, inaugurando o marcador.

O Sporting não esmorece e no minuto seguinte um livre perigoso passa a centímetros do poste tricolor.
O jogo estava um "must" para quem gosta de futebol de ataque, bola cá e bola lá sempre com muito perigo, e dois minutos depois deste lance do Sporting surge a melhor defesa de Ricardo neste jogo. Num canto Manu cabeceia e eu grito golo mas Ricardo faz algo que só Buno Vale tinha feito até então, uma defesa impossível.
A primeira parte termina com 3 minutos de desconto!!! Já começa a ser um hábito haver "prolongamento" nos jogos em que o Estrela está a ganhar.

Para a segunda parte nada se alterou nas equipas. E se do lado do Estrela não havia essa necessidade, do lado do Sporting até era melhor para eles que não o fizessem.
Começa a etapa complementar com uma boa defesa de Bruno Vale a cabeceamento de João Moutinho, e no canto surge mais uma defesa impensável do "gigante-miudo" Bruno Vale, um cabeceamento de Tonel levou os adeptos leoninos a gritar golo mas uma estirada ao solo inacreditável mantinha o Sporting em branco.
Nestes minutos que se sucederam até à primeira alteração do Sporting, o Estrela andou completamente "aos papeis" não faziam uma jogada de jeito e a bola era invariavelmente aliviada para a bancada pelos defesas.
Aos 60 minutos primeira alegria de Paulo Bento para o Estrela esta época. Sai João Moutinho e entra João Alves. Optimo pensei eu, só me faltou bater palmas mas os adeptos leoninos podiam levar a mal e deixei-me estar.
Passados 5 minutos, Toni resolveu então também ele refrescar qualquer coisa e tirou o abnegado Rui Borges e colocou Paulo Machado, a partir daí conseguimos ter a bola mais tempo em nosso poder e um transportador de jogo "fresco".
No mesmo minuto Paulo Bento fez por merecer nova salva de palmas da minha parte ao retirar Douala (nao percebo porque é que os adeptos leoninos não gostam dele mas... Emprestem-no ao Estrela) e põe o "super-tábuas" Varela que eu já via jogar no Casa Pia época passada e se nem na Segunda Divisão B sobressaía muito menos o fará na Primeira Divisão, acho mesmo que é um grande erro de casting do Sporting para o futuro se continuarem a apostar nele.
Não sei porquê mas mesmo com o Estrela a jogar muito mais retraido senti-me mais confiante na vitória depois de ver as alterações do Sporting.
Foi esta a altura das subsituições em catadupa, e passados mais 5 minutos Toni tira Semedo, esgotado, e faz entrar uma jovem promessa tricolor, vindo da "cantera" e já internacional sub19 Bruno Santos.
Nao decorreram 3 minutos e Paulo Bento põe a cereja no topo o bolo. Tira Tello que estava a ter uma exibição mediana e põe outro grande flop desta época do Sporting, Wender.
Nesta altura julguei que só o árbitro nos poderia tirar a vitória porque com estas três entradas o Sporting jogava com elementos a menos, obrigado Paulo Bento.
Dito e feito, a partir do minuto 75 qualquer jogada do Sporting punia o Estrela com um livre perigoso perto da área, que por falta de pontaria dos avançados leoninos não deu golo.
Aos 80 minutos o treinador do Estrela abdicou do ponta de lança e colocou um medio ofensivo Rui Duarte.
Por essa altura já se conseguiam fazer algumas jogadas perigosas da parte tricolor e Bruno Santos dava o que fazer aos defesas do Sporting conseguindo alguns cantos na parte final do encontro e até rematar com perigo numa situação.
Chega o minuto 90 e eu nem reparo na placa do 4º árbitro, já aprendi que o jogo só termina quando o árbitro quiser. Ainda na semana passada vi uma placa com 6 minutos de desconto e jogou-se até aos 14.
Aos 92 minutos, o árbitro vendo que nem com livres perigosos oferecidos por si o Sporting marca, decide que um choque CASUAL entre Amoreirinha e João Alves, FORA DA AREA, é penalty.
Mais uma vez a maior vedeta do Sporting foi tentar contariar o destino e a história. Alguém lhe devia ter dito (ao árbitro) que não se pode contrariar designios superiores de algo superior a todos nós.
Não sei o porquê de acontecer mas é algo que está marcado para acontecer, o Estrela quando tem de ganhar em Alvalade ninguém pode ir contra isso, nem com remates indefensáveis, nem com defesas impossiveis, nem com penaltys, a bola pura e simplemente não entra, é algo sobrenatural. Enfim...


Notas positivas:

  • Bilhetes acessiveis para as melhores zonas do Estádio.
  • Toda a equipa do Estrela, com realce para Bruno Vale, Coutinho, Manu e Semedo.


Notas Negativas:

  • Sá Pinto parece um puto reguila. Quem criticou o Cristiano Ronaldo na quarta-feira que critique agora o Sá Pinto.
  • Os speakers do Sporting ligados a imitar o publico durante o jogo, algo que não é permitido pela Liga, mas de tal maneira dissimulados que parece o próprio publico a cantar.

Notas curiosas:

  • Terceira vitória em Alvalade por 1-0 com terceiro penalty falhado pelo Sporting em cada um dos jogos.
  • Um jogador do Benfica marcou o golo e outro do FCPorto defendeu o penalty que derrotou o Sporting em alvalade.


Ps: Uma palavrinha ao senhor João Vilas Boas: Penaltys há muitos seu palerma, não se pode contrariar o destino.

[Estrela]

Sem comentários: