

É obvio que sim! É obvio que vos falo de Johan Cruyff o melhor jogador da história do Futebol Holandês e um dos mais marcantes jogadores da história do Futebol.
A mãe de Johan Cruyff trabalhava como empregada de limpeza no Estádio do Ajax em Amesterdão, e foi neste contexto que a família do jovem Johan persuadiu os responsáveis do Ajax a darem-lhe uma chance, deixando-o prestar provas no clube, algo de que nunca se viriam a arrepender.

Johan agradou e teve a sorte de puder fazer todo o seu desenvolvimento enquanto jogador, sobre as ordens de um dos melhores técnicos da História do Futebol e pai da Laranja Mecânica Rinus Michels, mas mais sorte teve ainda o Ajax de puder contar com o extraordinário talento de Cruyff.
Velocidade, dinâmica e força aliadas a um extraordinário controlo de bola e uma capacidade de finalização assombrosa com ambos os pés, fizeram deste talento um dos mais marcantes jogadores da história do Futebol.
Cruyff enquanto jogador conquistou diversos títulos colectivos e ainda vários títulos individuais, mas em termos de selecção, na recta final, falhou a conquista de um campeonato Mundial que selaria o seu reinado no Futebol Europeu e Mundial.


Mas foi mais cedo que mostrou ser para além de um brilhante jogador, ser também um brilhante director de formação e um brilhante treinador.
Como director de formação do Ajax, revolucionou a forma de encarar e trabalhar a formação de jovens atletas, foi ele o criadordo conhecido “3-4-3” típico das formações do Ajax, e fruto de uma observação a alguns desportos Americanos, como o baseball ..etc, criou treinadores específicos como o treinador de guarda-redes ..etc.
Semeou sucesso no Barcelona, mas ao mesmo tempo entrou em picardias com alguns dos nomes mais sonantes do plantel como o brasileiro Romário.
Hoje em dia, por opção própria (devido também a problemas cardíacos derivados do tabaco) não exerce qualquer cargo no Futebol, embora seja uma voz de opinião activa em Barcelona, onde os adeptos suspiram pelo seu regresso.

Johan Cruyff e a sua mítica camisola 14 nunca serão esquecidos!
Curiosidades:

-Prémio de Melhor jogador da Europa em 1971, 73 e 74 (só outros 2 jogadores ganharam o troféu 3 vezes: Platini e Van Basten)
-O escritor desportivo David Miller descreveu Cruyff como o “Pítagoras de chuteiras” devido a precisão geométrica dos seus passes.
-Depois de um desentendimento com dirigentes do Ajax, Cruyff respondeu assinando pelos rivais Feyenoord vencendo prontamente campeonato e Taça pelos ex inimigos.
Dados e Estatísticas:

Data de Nascimento: 25 de Abril de 1947
Internacionalizações: 48 / Golos pela selecção: 33
Clubes: Ajax, Barcelona, Los Angeles Aztecs, Washington Diplomats, Levants e Feyenoord
Número de jogos realizados: 704 / Golos: 392
Troféus: Campeonato Holandês de 1966 a 68, 1970, 1972, 1982 a 1984, 1986 e 1987. Taça dos campeões Europeus em 1972 (1992 como treinador). Taça das Taças em 1987 e 1989.


Sucesso: 9.0
Qualidade técnica: 10
Trabalho de equipa: 10
Paixão: 9.0
Personalidade: 7.0
Total: 45.0
Notas de uma Lenda enquanto treinador:
Sucesso: 9.0
Inteligência táctica: 8.0
Qualidade motivacional: 6.0
Escolha das contratações: 9.0
Personalidade: 7.0
Total: 39

Sem comentários:
Enviar um comentário