GRUPO APORTUGAL
Polónia
Sérvia e Montenegro
Bélgica
Finlândia
Arménia
Azerbeijão
Cazaquistão
GRUPO BFrança
Itália
Ucrânia
Escócia
Lituânia
Geórgia
Ilhas Faroé
GRUPO CGrécia
Turquia
Noruega
Bósnia-Herzegovina
Hungria
Malta
Moldávia
GRUPO DRep.Checa
Alemanha
Eslováquia
Rep.Irlanda
País de Gales
Chipre
San Marino
GRUPO EInglaterra
Croácia
Rússia
Israel
Estónia
Macedónia
Andorra
GRUPO FSuécia
Espanha
Dinamarca
Letónia
Islândia
Irlanda do Norte
Liechtenstein
GRUPO GHolanda
Roménia
Bulgária
Eslovénia
Albânia
Bielorrússia
Luxemburgo
Antes de começar, uma nota para o grupo B que é extremamente forte. França, Itália e mesmo aUcrânia são grandes equipas e vai ser difícil para qualquer uma delas conseguir o passaporte para o Euro.

Portugal vai disputar o apuramento para o Europeu de 2008 contra algumas selecções fortes. Nesta longa caminhada (tivemos o azar de ficar no grupo com 8 equipas) rumo á Áustria e Suiça, vamos ter que jogar contra duas equipas que vão estar no Mundial – Sérvia e Montenegro e Polónia – o que pressupõe que o grupo é complicado. Além destas duas selecções Portugal vai ter que jogar contra equipas como a Bélgica, que costuma marcar presença nas grandes competições, e a Finlândia que ainda há pouco tempo nos goleou por 4-1 no Bessa. Por fim as selecções da Arménia, Cazaquistão e Azerbeijão não vão, esperamos nós, arranjar problemas. De destacar as numerosas viajens ao Leste e Norte europeu, onde o clima não é favorável.
A Sérvia tem alguns bons jogadores como Kezman, Lujubola e os experientes Stankovic e Milosevic e conseguiram apurar-se directamente para o Mundial 2006, obrigando um “tubarão” como a Espanha a ter que disputar o play-off. Depois temos a Polónia, equipa cuja estrela mais cintilante é o naturalizado Olisadebe e que discutiu taco a taco o apuramento para o Mundial com a “gigante” Inglaterra. São, por isso, os dois maiores obstáculos que Portugal vai ter de passar se quiser disputar o Euro.

A Bélgica tem uma equipa interessante, rejuvenescida, que pode surpreender. A Finlândia é também uma selecção a ter em conta dado que os mediterrânicos têm sempre algumas dificuldades a jogar contra equipas como as nórdicas, pois a capacidade atlética dos finlandeses é grande. Portugal terá necessariamente que vencer os jogos contra a Arménia, Cazaquistão e Azerbeijão, tanto fora como em casa, e estas formações não devem ser menosprezadas. Deste modo, Portugal, com maior ou menor dificuldade (esperamos nós), vai ficar em primeiro no grupo por ser o grande favorito à conquista do mesmo. Respeitar todos os adversários é fundamental, mas como vice-campeões europeus que somos, temos de defender a nossa pátria, a nossa honra, a nossa identidade, e demonstrar a enorme força lusitana, mostrando ao Mundo que a nação de Camões é uma das melhores da Europa a praticar futebol. Força Portugal, a Áustria e a Suiça esperam por nós!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário