
Apesar de não ser um fã da série FIFA, a EA Sports sempre conseguiu me cativar com o chamado Total Club Manager tanto versão PS2 como PC pois revelava-se uma alternativa ao Championship Manager/Football Manager. Pois bem; FIFA Manager 06 é uma evolução do Total Club Manager mantendo em grande parte o motor de jogo e estatísticas em geral mas mudando bastante a nível de visual e deu alguma profundidade e complexidade no que respeita às características de jogo de cada jogador.

A EA Sports introduziu uma novidade relativamente às características de cada jogador: Playing Style. Este pode ser desde construtor de jogo, homem de área, brinca na areia, etc, etc, que ajuda a caracterizar melhor a nossa equipa dependendo do tipo de estratégia que queremos adoptar. Se queremos uma equipa dura colocámos trincos e jogadores que seguram e roubam a bola (estes são 2 estilos encontrados) ou então caso gostemos de futebol espectaculo e pelas alas podemos pôr os "driblers" e alas (outros estilos encontrados). De resto, as características dos jogadores são semelhantes a muitos outros managers.

Em FIFA Manager 06 existe ainda o chamado Football World, ou seja, um site virtual de futebol onde se podem ver várias notícias do nosso e outros campeonatos, informações essas que vão desde entrevistas de jogadores e treinadores, rumores de clausulas de rescisão, resumos de jogos, inquéritos acerca de jogadores, treinadores e clubes, etc, etc. Através do Football World podem ver qual a reacção dos adeptos relativamente à prestação do vosso clube e podem ainda ver entrevistas dos vosso jogadores dizendo que querem jogar e que não entendem o treinador. Resultado=lista de transferências!!! LOL Eu cá não dou abébias...LOL

Relativamente ao pré-jogo é possível fazer declarações à imprensa que podem influenciar a vossa equipa ou adversário 5 min antes dum jogo. No final do jogo podem novamente prestar declarações. O jogo pode ser visualisado na totalidade tendo para isso recorrido ao motor gráfico de FIFA 06 sendo que é agradável ver o jogo apesar de ser um pouco puxado para computadores não actualizados. Para quem não estiver disposto a ver o jogo na totalidade pode optar pelo modo texto onde existe algum interactividade com o jogador pois através de várias teclas pode dar ordens para dentro de campo e em momentos cruciais pode gritar para o jogador executar uma de duas acções à escolha tais como entre driblar e chutar. A última alternativa relativamente ao jogo propriamente dito é ver os resultados instantaneamente.

Por fim refiro ainda a possibilidade de treinar várias selecções mundiais sendo que por volta da 2ª ou 3ª época já algumas selecções nos chamam para comandá-los quer no apuramento quer mesmo no mundial ou outra competição. De ínicio é claro que são selecções como Azerbaijão e Liechtenstein mas verdade se diga... Mais vale numa selecção fraquinha que em nenhuma. Eu por exemplo comecei com a Aústria e passei para a Ucrânia onde cheguei às meias finais do Mundial. O Garras12 foi campeão do Mundo com Israel. Nada mau. Escusado será dizer que em jogos de selecção e ainda por cima com jogadores que não se conhece torna-se quase obrigatório ver o jogo e corrigir a estratégia directamente senão... é só abadas das grandes.


Sem comentários:
Enviar um comentário