segunda-feira, fevereiro 13, 2006

CAN 2006

O CAN terminou no passado dia 10 de Fevereiro e chegou a altura de fazer o balanço da competição, ganha pela quinta vez pelo Egipto.

Vou começar pelos prémios atribuídos pela organização:
Melhor jogador da competição: Ahmed Hasan(Egipto)
Melhor Marcador: Samuel Eto’o(Camarões)
Melhor Guarda-redes: Essam El-Hadari(Egipto)
Melhor jogador jovem: John Obi Mikel(Nigéria)

Os meus prémios:
Melhor jogador: Yaya Touré(Costa do Marfim)
Melhor Guarda-redes: Vincent Enyeama(Nigéria)
Melhor jogador jovem: John Obi Mikel(Nigéria)

Onze da competição: V. Enyeama(Nigéria), Geremi(Camarões), J.Yobo(Nigéria), K. Touré(Costa do Marfim), Taye-Taiwo(Nigéria), Ayla Yussuf(Nigéria), Yaya Touré(Costa do Marfim), Ahmed Hasan(Egipto), Dyomansie Kamara(Senegal), Didier Drogba(Costa do Marfim), Samuel Eto’o(Camarões)

As revelações:
Yaya Touré: O irmão de K. Touré(Arsenal),jogador do Olimpiacos foi na minha o melhor jogador da competição. Excelente recuperador de bolas, com uma técnica muito boa e capaz de criar desequilíbrios na defesa contrária. Jogador alto e forte fisicamente que faz lembrar P. Vieira na aparência e também na forma de jogar.

John Obi Mikel: O jovem jogador(18 anos) do Lyn da Noruega demonstrou nesta competição o porquê da guerra entre Chelsea e Man. United pela sua aquisição. É um nº10 do futebol moderno, com qualidade técnica, boa estampa física, boa visão de jogo e com uma qualidade táctica enorme. Apesar de ser muito evoluído tecnicamente poucas vezes se agarra à bola, jogando preferencialmente ao primeiro toque.

Vincent Enyeama: A jogar em Israel(vai ser jogador do Bolton na próxima época) este guarda-redes surpreendeu-me muito. Alto, muito forte fisicamente, bom no jogo aéreo, bons reflexos e joga bem com os pés. A grande penalidade mais bem marcada no Can foi deste senhor.

Taye-Taiwo: O Defesa esquerdo do Marselha ataca muito bem, tem um pontapé forte e é exímio nos lances de bola parada. Terá que melhorar defensivamente, o que não será difícil tendo em conta a sua juventude.

Ayla Yussuf: O médio defensivo do D. Kiev foi peça fundamental na selecção Nigeriana. Forte fisicamente e grande recuperador de bolas, tem um sentido posicional muito forte que o ajuda a recuperar bolas e a fazer poucas faltas. A sua lesão prejudicou muito a Nigéria nos últimos jogos.

Dyomansie Kamara: Se alguns são revelações porque não os conhecia, este é revelação pois fez-me mudar de opinião em relação a si. O Senegal foi Kamara e mais 10. Rápido, boa técnica e facilidade de remate são as principais características deste jogador.

Outras revelações: Kingston(Gana) Lola Matumona(Congo), Shawki(Egipto), Abdel Wahab(Egipto), Selecção da Guiné, Selecção do Congo(futebol espectáculo é com eles, esquecem-se é de defender)

Desilusões:
África do Sul( Em três jogos sofreu três derrotas e não marcou um golo);
Mundialistas(Togo, Angola e Gana foram eliminados na fase de grupos);
El Hadji Diouf(Senegal – passou ao lado);
Mido(Egipto – venceu o torneio mas provou que é um menino mimado, foi vergonhoso o que fez na meia final);
E. Adebayor(Togo – não jogou o primeiro jogo por criticar o treinador e por ter faltado a um treino para ir a Londres. O dinheiro subiu-lhe à cabeça);
Mantorras(Angola – Será que ele este no CAN?);
Tunísia(esperava-se mais e não dá para perceber como um talento como Benachour fica no banco);
O. Martins e Julius Aghahowa(Nigéria – esperava-se muito mais destes jogadores);
Tony Silva(Senegal – o guarda-redes do Lille foi culpado em vários golos sofridos pela sua selecção);
A federação do Congo(ocultar a morte do filho de Lua Lua foi uma vergonha);
Akwá(Angola – parecia defesa central das equipas adversárias)

Os Portugueses do CAN:
Douala
(Sporting-Camarões): Fez um bom CAN, sendo quase sempre titular.
Meyong(Belenenses – Camarões): Dois jogos, dois golos. Isto diz tudo. Talvez Artur Jorge devesse ter apostado mais nele.
João Ricardo(sem clube – Angola) – Este ex-jogador do A. Viseu foi simplesmente o melhor jogador de Angola e está sem clube. Se fosse Brasileiro de certeza que jogaria na Liga Betanwin.
Kali(Santa Clara – Angola) – Sempre a titular no centro da defesa não foi dos piores, mas…
Marco Abreu(Portimonense – Angola) – Titular no primeiro jogo, lesionou-se não mais jogou.
Figueiredo(Varzim – Angola) – O maestro passou ao lado do Can e Angola ressentiu-se disso.
Mendonça(Varzim – Angola) – O ala Angolano foi uma desilusão, esperava-se muito mais.
Mantorras(Benfica – Angola) – Será que eles esteve lá? Última opção de ataque. Até Maurito que esteve à experiência em Leiria e não ficou jogou mais que ele.
Edson(Paços de Ferreira – Angola) – Nota positiva para este jovem. Foi a par de João Ricardo o melhor Angolano. Se todos tivessem dado o litro como ele, Angola teria feito bem melhor.
Selim Benachour(Guimarães – Tunísia) – Infelizmente foi pouco utilizado, mas quando jogou deu brilho à equipa. Marcou um grande golo.
McCarthy(Porto – África do Sul) – Coitado, com aquela equipa!!!!!

Sem comentários: