segunda-feira, maio 22, 2006

Fase Final do Campeonato Nacional de Juvenis



Hoje no campo da Pasteleira disputou-se o 3º jogo da fase final do Campeonato Nacional de Juvenis.
Boavista versus Benfica
, prometia um grande jogo, muito embora a chuva tenha aparecido para atrapalhar o espectáculo.
O Benfica vinha de um empate já nos descontos no Centro de Estágio do Olival (Porto) e uma vitória em Odivelas frente ao Sporting, e portanto em boa posição para disputar a vitória final no Campeonato.
Por outro lado o Boavista, depois de uma derrota em Alcochete (Sporting), conseguiu um empate em casa também nos descontos frente ao Porto e portanto precisava urgentemente de pontos para se colar aos primeiros, e nada melhor que defrontar o Benfica (1º) para reduzir a desvantagem pontual e colar-se aos lugares cimeiros.

O jogo iniciou-se perante o olhar de algumas centenas de adeptos, munidos de impermeáveis e guarda chuvas, pois assistiu-se a um verdadeiro dilúvio, portanto deixo aqui uma palavra de simpatia pela forma como os adeptos não deixaram de apoiar ambas as equipas, mesmo sem bancadas cobertas para os proteger da chuva. Muito bonito!

O Benfica apareceu no 4-4-2 em losango, fazendo do meio campo a sua força maior, ao passo que o Boavista explorou um 4-3-3, que rapidamente se fechava num 4-5-1, tentando explorar as alas e a velocidade dos seus jogadores.

A 1ª parte foi bastante combativa, com algum receio de parte a parte e com uma disputa tremenda pela posse de bola, sem no entanto grandes ocasiões de golo.
O Boavista galvanizado pelo seu melhor jogador Benvindo Moreno (tenham em atenção este miúdo), jogador vindo da Guiné Bissau (pela mão de Bóbó), conseguiu superiorizar-se nos últimos 15 minutos e teve 2 ou 3 grandes chances de marcar golo, valeu o guardião Rui Santos e já nos descontos a trave da baliza num fantástico remate do inevitável Benvindo.

Tudo levaria a crer, que na 2ª parte o Boavista continuasse a pressionar o Benfica até chegar ao golo, mas a história foi muito diferente.
Bruno Lage e Renato Paiva, a dupla técnica do Benfica, conseguiram “re-organizar” a equipa sem a necessidade de grandes reformulações tácticas e a verdade é que na 2ª parte uma equipa pragmática e sobretudo muito inteligente, por banda dos encarnados, conseguiram reduzir o Boavista a um grupo de jogadores algo “amedrontados”.
É verdade que o Boavista dispôs de 2 ocasiões de golo, mas a maestria de Miguel Rosa e o valor individual de André Carvalhas resolveram o jogo.O Benfica apontou 2 golos, ultimo dos quais pelo inevitável Carvalhos e matou o jogo, fixando o resultado num 0-2 final.

O resultado acabou por ser algo duro para os axadrezados, mas depois da 2ª parte do Benfica e tendo em conta que actuaram fora, posso dizer que a vitória encarnada ajusta-se e bem.

Uma palavra para o talento de Miguel Rosa e Carvalhas do Benfica, e Benvindo Moreno e Pedro Moreira do Boavista.
Nomes a seguir com atenção.


No outro jogo da jornada, na Academina de Alcochete, o Sporting derrotou o Futebol Clube do Porto por 3-2.

O Sporting logo aos sete minutos inaugurou o marcador, por intermédio de André Cacito. Os “leões” não saborearam durante muito tempo a vantagem, já que aos 15 minutos, o FC Porto empatou a partida por intermédio de Mohamed. Os pupilos de João Couto reagiram, criaram algumas ocasiões, mas o guardião Portista, Ruca, opôs-se bem. Aos 32 minutos, o Sporting marcou o segundo golo, através da marcação de um livre directo da autoria de André Santos.

Já na segunda parte, aos 52 minutos, o FC Porto voltou a empatar a partida, mais uma vez o gigante Mohamed a facturar. O Sporting conseguiu reagir, e já perto do final, aos 74 minutos por intermédio de Bruno Matias fixou o resultado final em 3-2.

Com este resultado os Leões mantêm-se na corrida pelo título, estão com menos um ponto que o Benfica, actual lider.

Classificação



No próximo domingo, dia 28 de Maio, o Benfica recebe o Porto em Odivelas, e o Boavista recebe o Sporting no campo da Pasteleira.
Jogos a contar para a 4.ª jornada desta fase final, e que podem definitivamente deixar Benfica e Sporting sozinhos na luta pelo título.

Sem comentários: