domingo, maio 14, 2006

Seleccionador Atacante da Semana

Nome: Luís de Oliveira Gonçalves
Data de Nascimento: 22 de Junho de 1960
Selecção: Angola
Nacionalidade: Angolana
Clubes/Selecções anteriores: Sporting Baciberra
Camadas jovens da selecção de Angola
Angola sub-21

É conhecido como «o Professor» em Angola. Luís de Oliveira Gonçalves chegou ao comando técnico dos «Palancas Negras» em 2003. As principais qualidades atribuídas ao seleccionador são a perspicácia em ler o jogo e o conhecimento táctico. Considerado como «milagreiro», há quem queira que a Federação Angolana assine um contrato vitalício com «o Professor».

Enquanto jogador de futebol, Gonçalves teve uma carreira modesta. Jogou em clubes angolanos de escalões inferiores como o Club Sportivo Moata y Compania. Também iniciou a carreira como treinador numa equipa secundária: o Sporting Baciberra. A Federação Angolana convidou-o a fazer parte da comissão técnica da selecção de sub-15.

«O Professor» teve uma grande responsabilidade na formação de jogadores angolanos. A sua experiência nas camadas jovens contribuiu para os bons resultados alcançados pelos «Palancas Negras». Quase todos os jogadores que integram a selecção foram orientados por Gonçalves nas selecções jovens. O técnico trata os jogadores como os «seus meninos» e recorda que treinou Pedro Mantorras desde que este tinha 12 anos.

Para além da qualificação para o Mundial 2006, Gonçalves está ligado a outro grande sucesso do futebol angolano. Venceu o campeonato africano de juniores em 2000 na Etiópia. Comandou também as promessas no Mundial de sub-20 na Argentina. Angola foi uma das equipas sensação ao ultrapassar a fase de grupos. Foi nesta competição que «o Professor» teve contacto com as metodologias utilizadas por outras selecções.

«O Professor» assumiu o comando técnico da selecção principal após uma derrota por 3-1 no Chade. Era o primeiro jogo de apuramento para o Mundial. Angola corria o risco de ficar arredada da qualificação. Gonçalves substitui o brasileiro Ismael Kurtz, em Novembro de 2003, e prepara o jogo da segunda volta. Recebe o Chade e vence por 2-0. A vitória possibilitou a Angola prosseguir a sua caminhada rumo à Alemanha. Disputaram o grupo 4, onde se bateram com Nigéria, Argélia, Zimbabwe, Gabão e Ruanda. Conseguiram o primeiro lugar, deixando para trás a selecção das «Super Águias». Derrotaram a Nigéria por 1-0 em casa e empataram 1-1 fora.

O primeiro jogo de Angola no Mundial será com Portugal a 11 de Junho. Apesar da relação especial, «o Professor» garantiu que irá encarar a partida como todas as outras. Será que a «outsider» do grupo poderá ser uma surpresa, sob o comando de Luís de Oliveira Gonçalves?

Sem comentários: