quarta-feira, maio 24, 2006

Grupo A: Equador


A equipa do Equador foi uma das grandes surpresas da fase de apuramento para este Mundial, na zona Sul-Americana, conquistando o 3º lugar logo atrás das selecções da Argentina e do Brasil. Do currículo desta fase de apuramento ficam as vitórias em casa frente à Argentina (2-0) e ao Brasil (1-0).
Olhando para a equipa do Equador, não vislumbramos grandes vedetas, nem compreendemos como uma selecção destas conseguiu ficar à frente de um Paraguai ou um Uruguai. Um aspecto muito negativo desta equipa são os jogos fora de casa, uma vez que só conquistou 3 pontos fora, e por outro lado conseguiu vencer 8 jogos em casa e apenas cedeu um empate. A conclusão que se retira é que o ambiente escaldante em Quito contribui em muito para o sucesso desta selecção frente aos seus adversários.
A maioria dos jogadores desta selecção jogam no Equador ou em países vizinhos da América Latina, sendo quase desconhecidos dos adeptos do futebol. À excepção de Ivan Kaviedes e de Ivan Hurtado (este a jogar no Quatar), o Equador é uma perfeita incógnita para este Mundial.



Guarda-redes: Edwin Villafuerte (Deportivo Quito), Cristian Mora (Liga de Quito), Damián Lanza (Aucas)

Defesas: Iván Hurtado (Al Arabi, Qatar), Geovanni Espinoza (Liga de Quito), Ulises de la Cruz (Aston Villa, Inglaterra), Paúl Ambrossi (Liga de Quito), Néicer Reascos (Liga de Quito) e Jorge Guagua (El Nacional)

Médios: José Luis Perlaza (Olmedo), Marlon Ayoví (Deportivo Quito), Edwin Tenorio (Barcelona do Equador), Edison Méndez (Liga de Quito), Patricio Urrutia (Liga de Quito), Cristian Lara (El Nacional), Segundo Castillo (El Nacional), Luis Antonio Valencia (Recreativo de Huelva, Espanha) e Luis Fernando Saritama (Deportivo Quito)

Avançados: Cristian Benítez (El Nacional), Félix Borja (El Nacional), Carlos Tenorio (Al Sadd, Qatar), Agustín Delgado (Liga de Quito) e Iván Kaviedes (Argentinos Juniors, Argentina).



A figura desta equipa é Ivan Kaviedes. A jogar presentemente no Argentino Juniors, este jogador que apontou o golo que garantiu o apuramento do Equador para o Mundial da Alemanha foi afastado pelo seleccionador durante algum tempo, tendo mesmo sido colocada em causa a sua convocatória para o campeonato do mundo. Ao que parece as razões para esse afastamento terão sido problemas disciplinares no seio da selecção. Talvez tiques de vedeta...
Este ponta de lança, com 29 anos, nascido para o futebol no Emelec, clube conhecido do futebol equatoriano, iniciou a sua aventura europeia com 21 anos ao serviço do Perugia, mas nunca se afirmou, tal como depois não se conseguiu afirmar no Celta de Vigo e no Futebol Clube do Porto.



Penso que os objectivos da selecção equatoriana são muito complicados de atingir. O objectivo traçado é o de apuramento até aos oitavos de final, no entanto num grupo em que tem a Alemanha como principal candidato e depois a selecção da Polónia, penso que o Equador o mais que pode almejar é tentar lutar por um bom resultado frente à Costa Rica, uma vez que não me parece ter qualidade para surpreender as selecções europeias. No entanto nunca se sabe, o Mundial é pródigo em surpresas, e cabe à selecção da Polónia mostrar em campo que é superior, uma vez que a Alemanha penso que não terá dificuldades nenhumas em vencer o grupo.

Sem comentários: