sexta-feira, agosto 25, 2006

Futebol Feminino - Especial Mundial Sub 20 - 3ª jornada


Mundial Feminino de Sub-20(17 de Agosto a 3 de Setembro)

3ª Jornada

Grupos A
Brasil, Rússia, Austrália e Nova Zelândia

Austrália 1 Rússia 1
A Rússia garantiu o 2º lugar no grupo e consequente apuramento para os quartos de final. A Rússia que apenas precisava do empate colocou-se em vantagem por Anna Kozhinikova. A Austrália que surpreendeu pela positiva nesta competição não baixou os braços e lutou até ao apito final. Esta atitude foi compensada com o golo do empate aos 85’. Danielle Brogan deu esperança à Aussies, mas a equipa não foi capaz de voltar a marcar e ficou assim pelo caminho(na foto a desilusão da capitã Sally Shipard).
Marcadoras: 1-0 por Anna Kozhinikova; 1-1 por Danielle Brogan

Brasil 0 Nova Zelândia 0
A Nova Zelândia conseguiu o seu primeiro ponto nesta competição contra um Brasil que ainda não convenceu. As representantes da Oceânia começaram mal frente à Austrália, mas a verdade é que contra as equipas mais cotadas do grupo ofereçam grande réplica. Com a Rússia perderam nos descontos e com o Brasil conseguiram o empate. O Brasil apesar do 1º lugar terá que fazer mais se quer lutar pelo troféu.

Grupo B
China, Canadá, Finlândia e Nigéria

Finlândia 0 Nigéria 8
A selecção Africana conseguiu com alguma surpresa o apuramento, mas mais surpreendente é mesmo esta goleada frente à Finlândia. As jovens escandinavas foram varridas por um vaga de calor vinda de África chamada Nigéria. Aos 15’ a Nigéria já vencia por 3-0, chegando aos 4-0 perto do intervalo. Na segunda parte a Finlândia apenas conseguiu criar algum perigo por Linda Sallstrom, mas foram de novo as Africanas a marcar quatro golos. Maureen Eke fez um hat-trick, enquanto Rita Chikwelu e Akudo Sabi bisaram. Ainda assim a figura do jogo foi Cynthia Uwak que marcou um golo e fez duas assistências. A jogadora do FCT Queens da Nigéria já tinha brilhado no primeiro jogo e está quem sabe a garantir com esta prestação uma transferência para um campeonato mais aliciante.
Marcadoras: 0-1 por Akudo Sabi; 0-2 por Maureen Eke; 0-3 por Cynthia Uwak; 0-4 por Akudo Sabi; 0-5 por Rita Chikwelu; 0-6 por Maureen Eke; 0-7 por Rita Chikwelu; 0-8 por Maureen Eke

Canadá 0 China 1
O Canadá que tem sido uma das referências neste escalão, não conseguiu desta feita sequer o apuramento para os quartos de final. Na China voltou a aparecer Ma Xiaoxu em grande plano, mostrando ao mundo as suas capacidades de matadora. É uma jogadora a ter em conta para o futuro, bem como toda a equipa, que deverá ser a base da China no Mundial de 2007 e nos Jogos Olímpicos que se vão disputar na China.
Marcadoras: 0-1 por Ma Xiaoxu

Grupo C
Alemanha, Suiça, México e Coreia do Norte
Alemanha 6 Suiça 0

A campeã Alemanha voltou a golear desta feita a Suiça. Apesar da goleada as Alemãs sentiram mais dificuldades que no jogo com o México. A velocidade das avançadas Suíças, em especial de Vanessa Buerki voltaram a colocar a nu a lentidão da defesa contrária. Por três vezes a Suiça podia ter marcado em lances em que as centrais foram facilmente ultrapassadas. Se a defesa alemão apresentou fragilidades o meio campo mostrou qualidade de sobra. Goessling, Bajramaj, Célia Mbabi e Nadine Kessler(na foto a sofrer falta) não deram hipóteses às Suíças. Em grande esteve também a extremo esquerda Simone Laudehr. Outro ponto negativo foi a avançada Ana Blaesse, que depois dos 3 golos no jogo anterior, teve hoje um jogo para esquecer. Desperdiçou escandalosamente três claras oportunidades de golo. Perto do final acabaria ainda por marcar, mas nem isso apaga a fraca exibição. A Alemanha é claramente favorita para vencer a prova, mas para isso terá que melhorar na defesa e não desperdiçar tantas oportunidades. O resto fica entregue ao meio campo maravilhoso que de um momento para o outro decide o jogo.
Marcadoras: 1-0 Fatmire Bajramaj; 2-0 por Simone Laudehr; 3-0 por Célia Mbabi; 4-0 por Fatmire Bajramaj(pen); 5-0 por Nadine Kessler; 6-0 por Anna Blaesse

México 0 Coreia do Norte 4
A Coreia do Norte venceu todos os jogos da 1ª fase e o México acabou por ser presa fácil. Esta será também uma equipa a ter em conta, até porque venceu claramente a Alemanha por 2-0. A velocidade das suas jogadoras é um perigo para as defesas adversárias.
Marcadoras: 1-0 por Mi Kim; 2-0 por Hwa Kim; 3-0 por Hui Kil; 4-0 por Kum O


Grupo D
Estados Unidos, França, Argentina e Congo
Estados Unidos 1 França 0
O jogo mais aguardado da 1ª fase acabou por defraudar as expectativas, pois foi um jogo muito morno e com pouca entrega das jogadoras. O facto de ambas já terem garantido o apuramento pode ter contribuído para isso. As Americanas tiverem mais posse de bola ao longo de todo o jogo, mas apesar de tudo foram as Francesas a criar mais perigo. A velocidade de Elodie Thomis foi sempre um perigo para a defesa Norte Americana.
Marcadora: 1-0 por Jessica Rostedt;

Argentina 4 Congo 0
No início da competição este seria um resultado normalíssimo, mas na verdade e perante as anteriores jornadas acaba por ser uma surpresa. O Congo conseguiu fazer frente às poderosas selecções da França e Estados Unidos e acabou goleada pela equipa que saiu goleada dos dois jogos anteriores.
Marcadoras: Ludmila Manicler(3 golos): Pereyra( 1 golo)

Melhor Marcadoras
4 golos: Ma Xiaoxu(China) e Ana Blaesse(Alemanha)
3 golos: Fatmire Bajramaj(Alemanha); Cynthia Uwak(Nigéria); Maureen Eke(Nigéria); Ludmila Manicler(Argentina)

Quartos de Final
Dia 26 de Agosto
Brasil – Nigéria
China – Rússia

Dia 27
Coreia do Norte – França
Estados Unidos - Alemanha

Sem comentários: