quinta-feira, junho 15, 2006

Grupo A: Costa Rica - Equador




Mundial: Alemanha 2006
Local: AOL Arena, Hamburgo

Vitória indiscutível da melhor equipa, o Equador. Durante todo o jogo demonstrou ser a equipa melhor organizada, com melhores jogadores, maior maturidade e serenidade.
Quando, aos 8 minutos de jogo, ainda as duas equipas se "estudavam" uma a outra, eis que os Equatorianos já se adiantavam no marcador por intermédio de Carlos Tenorio, após brilhante cruzamento de Valencia!
A Costa Rica sentiu em demasia este "balde de água gelada" e só mesmo nos últimos 15 minutos da 1ª metade é que conseguiu reequilibrar um pouco o jogo, especialmente após o seu Treinador ter alargado a frente de ataque com a entrada de Saborio. No entanto jamais conseguiu pôr em risco uma vez que fosse a baliza do excêntrico Mora, Guarda-Redes do Equador, com excepção feita a um cabeceamento mal executado pelo defesa central Sequeira...
Nesse mesmo período, a grande ocasião pertenceu aos equatorianos, contudo Augustin Delgado desperdiçou à boca da baliza!


Na 2ª parte o jogo pouco ou nada se alterou e o Equador continuou a comandar as operações. Aos 53' novamente Delgado, num remate acrobático obrigou Porras a uma boa intervenção e, novamente após cruzamento de Valencia, contudo um minuto depois o Avançado Equatoriano iría mesmo fazer o "gosto ao pé", sentenciar a partida e igualar o seu colega de equipa Carlos Tenorio na liderança dos melhores Marcadores com 2 golos. Assim sendo, aos 54', após combinação na direita com Edison Mendez, Delgado fez o 2-0, retirando todas e quaisquer hipóteses que os costa riquenhos ainda teriam...
Até final da partida os «Amarelos» continuaram a trocar a bola a seu belo prazer, elevando a gritos bem audíveis os "Oles" de toda a falange de apoio dos equatorianos.
Foi, portanto, com toda a naturalidade que aos 91' ainda se assistiu ao 3º golo dos comandados de Luiz Suarez. Ivan Kaviedes, que entretanto havia entrado para o lugar de Carlos Tenorio, fazia o referido tento pondo justiça no resultado final. Os três golos do Equador foram apontados pelos seus 3 avançados...


Coffi Codjia, face à normal correcção dos jogadores, teve vida facilitada e o jogo sempre na mão. De relevo, apenas um erro ao não expulsar com Vermelho Directo o costa riquenho Walter Centeno, após agressão a Ivan Kaviedes. A única explicação possível é mesmo de o árbitro não ter visto, pois de outra forma seria impossível perdoar aquela atitude.


Normalmente o destaque vai para os marcadores dos golos, contudo na minha opinião, Luis Valencia foi o melhor jogador do Equador, juntamente com Augustin Delgado. O cruzamento para o golo de Carlos Tenorio é fantástico e, face à sua velocidade e excelente técnica, Valencia comandou muitas das jogadas de perigo da sua equipa. O jogador, actualmente do Recreativo de Huelva, pode ser uma das surpresas deste mundial.
Quanto a Augustin Delgado, embora não seja aquele Avançado que todos gostamos de ver correr com a bola e elegante, é um jogador com um sentido colectivo e de sacrifício muito grande. Reconhecer-lhe o valor neste jogo, é saber igualmente reconhecer que esta equipa equatoriana vale pelo seu todo! Está de parabéns esta equipa Sul-Americana!


- O Jogo Colectivo do Equador;
- As constantes imagens de Festa que as TVs transmitem das Bancadas. Elevam o Futebol para outro nível!


- Grande debilidade da Costa Rica;
- A atitude de Walter Centeno. Num jogo tão correcto, não havia necessidade...


- Pela 1ª vez na história o Equador chega à segunda Fase de um Mundial;
- Com esta vitória o Equador está em 1º lugar do Grupo A, à frente da anfitreã Alemanha! Desta forma, bastará um empate aos Equatorianos no último jogo perante os comandados de Jurgen Klinsmann para conservarem a Liderança...
- Contra tudo aquilo que se vaticinava, afinal estes Equatorianos não sabem só jogar em Grandes Altitudes...!!


Sem comentários: