
Republica Italiana
Coordenadas: 42 50 N, 12 50 E
Habitantes: 57679825
Densidade Demografica: 68hab./km2
Àrea: 301230 km2
Capital:Roma
A Federação Italiana de Futebol (FIGC- Federazion Italiana Giuoco Cálcio) detém actualmente 3 títulos de campeã Mundial e um título de campeã Europeia. As cores oficiais da equipa é o azul céu e derivado a isso são apelidados de Azurri.
A equipa é orientada por Marcello Lippi, o melhor marcador de todos os tempos desta selecção, é GIGI RIVA, que apontou 35 tentos sendo que Maldini é o eterno capitão azzuri, isto porque ostentou a braçadeira por 126 jogos ao serviço desta brilhante selecção.
Em Itália o futebol é uma paixão do tamanho do universo, os Italianos são apaixonados pelo futebol. No dia 15 de Maio de 1910 a selecção Italiana teve a sua estreia oficial, num jogo que venceu facilmente a França por 6-2, o jogo foi em Milão que os ITALIANOS se apresentaram ao mundo do futebol.
O primeiro mundial, o do Uruguai em 1930, não contou com a presença Italiana, mas em 1934 e 1938 a Itália arrecadou dois títulos mundiais de futebol, o primeiro no Campeonato do Mundo em Itália e o segundo em França. Os anos 50 e 60 foram negros para os azurri, um acidente de avião matou a selecção Italiana e uma grande geração de futebolistas de grande craveira, consequentemente a Itália não teve uma boa e saudável prestação nos mundiais dessas duas décadas.
O renascimento desta Phoenix Azul deu-se em 1968, e novamente em Paris, quando a Itália derrotou a Jugoslávia na final do campeonato da Europa arrecadando assim esse título, o primeiro e único a nível Europeu.
Em 1982, a Itália arrecadou o seu terceiro título mundial, ao derrotar a RDA por 3-1 nessa final em Espanha.
Em 1986 foram ao México mas regressaram à Europa nos quartos de final.
Depois desse ultimo titulo em 1982, a prestação Italiana nos mundiais que se seguiram, foi um terceiro lugar, curiosamente no mundial em que jogaram em casa, o famoso ITALIA 90, que deu o título de campeão mundial à Argentina, e um vice-campeão no mundial dos EUA, numa final frente ao Brasil, Roberto Baggio falhou o penalti dando assim a taça aos Verdes e Amarelos e em 1998 não passaram dos quartos de final em França.
O panorama mais dramático para os Italianos, deu-se em 2002, quando nos oitavos de final, defrontaram a selecção da casa, a Coreia, um jogo que ia provocando uma rebelião em Itália. Os Azurri foram roubados escandalosamente, viram 3 golos serem mal anulados e 2 penaltis que só o árbitro não viu.
Os Italianos somam ainda, em termos futebolísticos, uma medalha de ouro nos jogos Olímpicos de 1936 na Alemanha, e duas medalhas de bronze em 1926 Amesterdão, e 2004 em Atenas.
A maior vitória de sempre da Itália foi de 9-0, contra os EUA e maior derrota foi contra a Hungria num jogo que foram goleados por 7-1.
Em resumo, a Itália tem 15 presenças em Mundiais de futebol com 3 títulos e 6 presenças em Campeonatos Europeus de futebol, com 1 título de campeão Europeu.
Esta selecção, parte para este mundial com algum favoritismo, integrada no grupo E terá como adversários o GANA, EUA e R.Checa. Todos os jogadores que foram convocados pelo Seleccionador, jogam em Itália e quase todos eles têm uma estrela associada ao seu desempenho. Jogadores de Elite como lhes chamam alguns entendidos do futebol.
Os recentes escândalos de corrupção que abalam a Itália do futebol têm provocado um certo desconforto nos adeptos e algum nervosismo na Squadra Azzurri.Marcelo Lippi está indiciado como um dos eventuais intervenientes nas irregularidades que têm vindo a publico na península Itálica quase todos os dias, diz-se inclusive que eventualmente o seleccionador pode mesmo vir a ser preso preventivamente, mas até ver, o mesmo encontra-se de pedra e cal na orientação da selecção.

Sem comentários:
Enviar um comentário