terça-feira, junho 06, 2006

Grupo G - Suíça


Federação: Schweizerischer Fussball-Verband
Presidente: Ralph M.Zloczower
Fundação: 1895
Página Internet: Schweizerischer Fussball-Verband
Marca Equipamento: Puma

A Suíça esteve num dos grupos mais competitivos da zona europeia de apuramento para o Mundial, ficou em 2.º lugar no grupo 4, atrás da principal rival deste grupo G, a França...
Curioso que a Suíça empatou todos os seus jogos com os 3 adversários directos (França, Irlanda e Israel) no apuramento para o Mundial nesse grupo 4.
Depois do 2.º lugar no grupo 4, a Suíça defrontou a Turquia (medalha de bronze no último Mundial da Coreia/Japão), em Berna venceram por 2-0, e foi com bastante confiança que os Suíços viajaram até Istambul para defender os 2 golos de vantagem.
No entanto foi um jogo de loucos na Turquia, logo no primeiro minuto Frei marca de grande penalidade e parecia colocar os Suíços definitivamente no Mundial, mas os Turcos como seria de esperar não desistiram, e viraram o resultado para 3-1 aos 52 minutos... Foi um final trágico, com a Suíça a marcar aos 84 minutos por Streller, mas 5 minutos depois, aos 89 a Turquia volta a marcar, faz o 4-2 e precisava de um golo para garantir o passaporte rumo à Alemanha, mas tal não aconteceu e os Suíços estão no Mundial!
Dos 23 Suíços no Mundial, apenas 5 (incluído 2 Guarda Redes) jogam no fraco campeonato Suíço, jogam todos eles em campeonatos competitivos como o Francês, Inglês, Italiano e Alemão. Desta forma a selecção Suíça é constituída por um grupo muito experiente de jogadores, resultado de uma geração de ouro do futebol Suíço.
Entre os mais jovens destaque para Vonlanthen do NAC Breda da Holanda, Barnetta do Bayer Leverkusen, Dzemaili do FC Zurich, Behrami da Lazio de Roma, Djourou e Senderos ambos do Arsenal, todos eles com 20/21 anos, à espera do sucesso com a selecção Suíça!


Guarda redes
1 Pascal Zuberbuehler, FC Basel
21 Fabio Coltorti, Grasshoppers Zurich
12 Diego Benaglio, Nacional da Madeira

Defesas
2 Johan Djourou, Arsenal
3 Ludovic Magnin, Estugarda
4 Philippe Senderos, Arsenal
13 Stephane Grichting, Auxerre
17 Christoph Spycher, Eintracht Frankfurt
19 Valon Behrami, Lazio
20 Patrick Mueller, Lyon
23 Philipp Degen, Borussia Dortmund

Médios
5 Xavier Margairaz, FC Zurich
6 Johann Vogel, AC Milan
7 Ricardo Cabanas, Colónia
8 Raphael Wicky, Hamburgo
10 Daniel Gygax, Lille
14 David Degen, FC Basel
15 Blerim Dzemaili, FC Zurich
16 Tranquillo Barnetta, Bayer Leverkusen

Avançados
9 Alexander Frei, Rennes
11 Marco Streller, Colónia
18 Mauro Lustrinelli, Sparta Praga
22 Johan Vonlanthen, NAC Breda



Philippe Senderos, nasceu em Geneve filho de mãe Servia e pai Espanhol, com 13 anos representou a selecção Suíça de sub 15, e em 2002 ajudou a selecção Suíça de sub 17 a conquistar o título Europeu na Dinamarca, é o cabeça de cartaz de uma nova geração multicultural do futebol Suíço, jogadores filhos de imigrantes que misturam o perfume do futebol dos países de origem com o excelente trabalho desenvolvido pelos técnicos Suíços nas camadas jovens.
Depois deste Europeu de sub 17 transferiu-se para o Arsenal, teve bastantes problemas de adaptação no inicio, algumas lesões dificultaram a sua adaptação ao futebol Inglês...
Entretanto aproveitou com unhas e dentes uma lesão do experiente Soll Campbell, para agarrar a oportunidade concedida por Arsene Wenger, assim foi, e é já um jogador indispensável dos Gunners.
Actualmente é já uma certeza no futebol Suíço, e indispensável no eixo da defesa da seelcção de Jakob Kuhn.


Os Suíços terão como objectivo principal a presença na segunda fase do Mundial, as selecções do Togo e Coreia serão as principais adversárias, mas atenção aos Franceses que não conseguiram vencer esta selecção Suíça na fase de apuramento...
Essencialmente os Suíços pretendem consolidar uma presença assídua em fases finais das grandes competições Internacionais, depois da presença no Euro 2004, o apuramento para este Mundial significa só por si uma grande vitória.
Mas os responsáveis Suíços não estão certamente acomodados ao sucesso alcançado, e quererão aproveitar a geração de ouro que brilhantemente estão a construir.

P.S. Um destaque merecido para o Guarda Redes do Nacional da Madeira, Diego Benaglio, está presente neste Mundial à espera de uma oportunidade na baliza Suíça.

Sem comentários: