sábado, dezembro 02, 2006

Leões 0 - 2 Águias


Estádio: Alvalade XXI
Assistência: 44 042 espectadores
Árbitro: Jorge Sousa
(A.F. Porto)


Sporting: Ricardo; Miguel Garcia, Anderson Polga, Tonel e Tello; Custódio (Carlos Martins, 45m), João Moutinho, Romagnoli (Yannick, 45m) e Nani; Carlos Bueno (Alecsandro, 66m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento
Suplentes não utilizados: Tiago, Ronny, Miguel Veloso e Carlos Paredes
Disciplina: cartões amarelos a Polga (41m e 80m), João Moutinho (77m) e Tello (85m). Cartão vermelho a Polga (80m).

SL Benfica: Quim; Nélson, Luisão, Ricardo Rocha e Léo; Petit, Katsouranis (Karagounis, 90m), Nuno Assis (Beto, 90m) e Simão; Nuno Gomes e Miccoli (Paulo Jorge, 68m)
Treinador: Fernando Santos
Suplentes não utilizados: Moretto, Anderson, Kikin Fonseca e Miguelito
Disciplina: Cartões amarelos a Simão (41m) e Katsuranis (57m). Cartão vermelho a Nuno Gomes (82m).
Golos: Ricardo Rocha (2m) e Simão (36m)

Não podia ter corrido da pior forma a minha estreia a assistir a um jogo do Sporting e em Alvalade, que perdeu com o Benfica por duas bolas a zero.

Em vantagem no marcador desde os 2´ por Ricardo Rocha de cabeça após canto, os meninos da Luz comportaram-se como uma equipa pequena que vai a Alvalade só para defender e foi assim o jogo todo. Aos 18´reclama-se grande penalidade não assinalada por Jorge Sousa, a favor do Sporting, Miguel Garcia entrou na área, ultrapassou um adversário e foi derrubado por Simão.
O Sporting carregava embora sem grande discernimento e aos 36´ os Lampiões aumentaram por Simão a vantagem para 2-0 numa jogada de contra-ataque.

Após o intervalo, Paulo Bento mexeu na equipa, fazendo entrar Carlos Martins e Yannick para o lugar de Romagnoli e Custodio; os Leões melhoraram um pouco, voltaram a empurrar o adversário para junto da sua área mas a falta de pontaria de Bueno (não sei porque é que foi titular) e as defesas de Quim - quando não estava a queimar tempo com simulações de lesão e atrasar as reposições de bola – impediram o Sporting de chegar ao golo que poderia trazer de novo a equipa para a discussão do resultado.

No final, venceu a equipa que teve sorte e algum mérito também pela sua eficácia mas também a que veio abusar do anti-jogo com destaque para as nove ocasiões em que a equipa médica "vermelha" entrou em jogo e que "milagrosamente curava" os jogadores que pareciam que iam desmaiar de dores...

Melhor em campo: Nenhum

Arbitragem:

Esteve mal ao não assinalar uma claríssima penalidade a favor do Sporting e, fora as faltitas que assinalava, algo que não se vê em Inglaterra...

Positivo do Jogo:

Os adeptos, sempre a puxarem pela a equipa

Negativo do Jogo

Um jogo muito pobre, sem qualquer espectáculo
O Sporting, que anda sem pontas-de-lança...
O anti-jogo e as perdas de tempo dos jogadores do Benfica

Para finalizar, um muito obrigado ao Futebol de Ataque por me ter dado a oportunidade de assistir ao jogo.



Após uma tarde cinzenta, uma multidão de adeptos de futebol deslocaram-se ao Alvalade XXI para assistir ao derby da Capital, e o Futebol de Ataque não foi diferente e lá esteve representado com a sua equipa de Atacantes!
O primeiro dado curioso do derby foi o “lapso” dos adeptos sportinguistas que receberam os jogadores do... Spartak de Moscovo com palmas e incentivos, pensando que era a equipa verde e branca.
O ambiente estava bonito, as expectativas eram enormes, e as gargantas estavam prontas para mais uma grande noite de bola!

Começou a festa dos adeptos em tons de vermelho, Nuno Gomes quase inaugurava o marcador após cruzamento de Nelson, no respectivo canto Ricardo Rocha desvia com classe o cruzamento de Simão para a baliza de Ricardo...
Começou assim o derby, com um grande balde de água fria para os adeptos da casa!

Após o golo, confesso que fiquei desiludido com a atitude dos jogadores encarnados, como qualquer adepto preferia ver a minha equipa a pegar no jogo e a fazer um jogo limpo sem perdas de tempo inúteis que mais não são que um desrespeito por quem pagou bilhete para assistir ao jogo...

Mas assim não foi, o Sporting partiu em busca do empate, no entanto em toda a primeira parte os destaques vão por inteiro para os 5 lances de perigo protagonizados pelo Benfica na área leonina.
Após os 2 lances no inicio do jogo, remate de Nuno Gomes e golo de Ricardo Rocha, Simão conclui de forma perfeita um contra ataque iniciado com alguma atrapalhação mas desenvolvido com muita classe, o capitão ultrapassou com facilidade Custódio e bateu pela segunda vez o desamparado Ricardo! Goloooooooooo!!!!!!!! Gritei eu em Alvalade e, diga-se de passagem, sem qualquer problema.

O Sporting continuava com a iniciativa do jogo, ganhava inúmeros cantos, mas a defesa encarnada estava intransponível.

Antes ainda do fim da primeira parte, Miccoli inicia e conclui com um espectacular remate à barra da baliza de Ricardo o 4.º lance de perigo encarnado nesta primeira parte!

Até que em cima dos 45’ Simão cobra um livre à entrada da área de Ricardo, a bola embate no braço de Tonel e no ressalto Nuno Gomes atira para defesa por instinto de Ricardo...

Parecia que estávamos a assistir a uma equipa Italiana vestida de vermelho diante de um Sporting sem qualquer inspiração para ultrapassar a muito bem organizada defesa adversária.

Na segunda parte Paulo Bento substituiu os apagados Custódio e Romagnoli por Carlos Martins e Yanick Djalo, e os primeiros 20’ desta segunda parte foram os melhores de todo o jogo por parte do Sporting, Carlos Martins primeiro com um remate de longa distância e depois com um cruzamento para a cabeça de Bueno colocou a atenção de Quim à prova.
Aos 55’ Bueno desvia com a bola com a ... mão e por muito pouco não marcava um golo que iria alimentar polémicas durante o resto da semana!
Para fechar uma fase em que o Sporting criava varias ocasiões que justificavam o golo, Bueno aproveita um erro de Nelson mas remata fraco para a defesa de Quim.

Um merecido destaque para um jogador que ao vivo me deixou claramente a ideia de estar num dia não, mas que depois de assistir às imagens do jogo foi claramente o único a pegar no jogo ofensivo do Sporting, esteve em todas as situações de perigo dos verde e brancos e foi de alguma forma injustamente crucificado pelos adeptos Leoninos, falo de Nani.

O jogo quase terminava para o Sporting, a certa altura chegou a roçar a humilhação a forma segura e espectacular como o Benfica dominava o jogo. Ouviam-se desejos de Bom Natal vindos dos adeptos encarnados...

Para o fim ficaram os vermelhos, provavelmente Polga e Nuno Gomes acharam que seria muito estranho um derby terminar sem expulsões, e então decidiram ajudar Jorge Sousa a expulsar alguém...

Melhor em Campo

Ricardo Rocha merece este destaque, num jogo em que a defesa encarnada deve ter realizado a melhor exibição da época, o central pelo golo que marcou e pela forma exemplar como afastou o perigo da baliza encarnada merece este destaque!
Esperemos que tenha sido o tónico para recuperar de uma fase menos boa e voltar aos bons momentos a que habituou os adeptos encarnados!

Positivo do Jogo

Vencer um derby no terreno do rival motiva qualquer equipa, ainda para mais quando uma derrota neste jogo poderia deixar a equipa demasiado longe dos primeiros lugares, assim sendo, estão todos de parabéns pelo importante triunfo!

Negativo do Jogo

Mas o que tinha Nuno Gomes na cabeça? A ganhar 2-0, a menos de 10’ do fim da partida, encostado à linha de fundo do adversário, teve uma entrada que até a mim me doeu na bancada...

Arbitragem

Penalty sobre Miguel Garcia? Ao vivo marcava, depois de ver na TV não marcava!
Mas gostaria apenas de deixar umas palavras para o lance em que Bueno desvia a bola com a mão e por pouco não marcou golo, será que agora ninguém diz que o futebol é para se jogar com os pés e que as mãos são para o basquet, andebol e voleibol? Ou só seria importante se a bola tivesse entrado? Ou aqui já foi um erro normal?

Sem comentários: