segunda-feira, abril 02, 2007

Boavista - P. Ferreira

Local: Porto
Estádio: do Bessa
Assistência: 3000
Árbitro: Vasco Santos

O Boavista voltou finalmente às vitórias numa bela exibição, no Estádio do Bessa. E com a equipa voltou também um artilheiro à sua profissão: o de goleador. Estou a falar de Roland Linz, que se com este jogo tornou-se o segundo melhor marcador da Liga, depois de oito jornadas sem marcar.

A equipa apresentou num 4x3x3 atacante, contrariamente ao 4x3x3 defensivo com três médios mais defensivos. Desta vez, Jaime Pacheco quis demonstrar que quer ver quem pode ficar para a próxima época e por isso resolveu por a equipa a jogar um futebol bastante dinâmico, rigoroso e curto.
Livramento e Kazmierczak foram os grandes obreiros do meio-campo, fazendo a defesa pacense abrir que nem manteiga, com passes e jogadas fantásticas. Atrás, Ricardo Silva, Cissé e Tiago foram bastante rigorosos na marcação e recuperaram imensas bolas. O ataque esteve igualmente bem e bastante trabalhoso, com Grzelak a estar num plano mais baixo, com a pior exibição da noite nos axadrezados, enquanto Linz e Zé Manel com ajuda de um meio-campo dinâmico e fizeram um belo jogo, compensando a má exibição dos laterais Lucas e Nuno Pinto.

No primeiro tempo, o Paços entrou melhor, com um futebol bastante rápido e flanqueado, causando logo a primeira oportunidade que Renato Queirós desperdiçou quando tinha apenas um defesa do Boavista na baliza. O Boavista foi-se encaixando no jogo e aos poucos foi subindo, sempre com Linz a dar imenso trabalho a Luiz Carlos. Aliás, antes de causa oportunidades o austríaco sacou de um penalty que o árbitro não assinalou.
Depois a equipa foi ameaçando com jogadas de algum perigo, mas nunca com oportunidades reais de golo. Roland Linz obrigou por duaz vezes o guarda-redes a aplicar-se.
Aos 37m, Luiz Carlos agarra Linz à entrada da área, falta e no livre Kazmierczak manda uma bomba para a baliza de Peçanha fazendo o primeiro. O polaco já tinha marcado na semana passada o quinto golo da sua selecção frente ao Azerbeijão.

Na segunda parte, o Boavista intensificou o ataque e marcou logo o segundo golo, frente a um Paços menos aguerrido. Pontapé que isola Kaz, que passa para Linz encostar e fazer o segundo. Logo a seguir, Antunes vai reduzir para o Paços com um remate fantástico.
O jogo tinha passada de resolvido para um suspense, mas a o Boavista controlou sempre as operações e nunca deixou que o Paços comandasse a partida.
Aos 70m, já com Hugo Monteiro em campo, Roland Linz isola-se e faz de primeira o terceiro golo da equipa axadrezada, resolvendo a partida em absoluto.
Depois jogou-se 20 minutos de “engonhar”, já que Pacheco decidiu tirar o motor da equipa Livramento para por o mais que parado Ricardo Sousa. O Paços controlou o resto da partida, nunca criando perigo real para a baliza de William.

Vitória justa da melhor equipa em campo, a equipa que mais lutou e que melhor jogou, voltando a fazer uma exibição fantástico. Era bom que conseguisse manter este ritmo nos próximos jogos, para conseguir no mínimo a ida à Intertoto.

Melhor em campo: Roland Linz

Até podia por Kazmierczak ou Livramento, mas o melhor foi o austriaco que muito trabalhou: 2 golos, ganhou a falta no outro golo, ganhou um penalty que o árbitro não viu, jogou imenso nas alas, e ainda criou oportunidades... ele diz que tem de ir mais vezes à Austria, eu digo o mesmo... e que honra foi vê-lo no Saint-Dennis.


Árbitro:


É jovem e por isso esteve mal no critério dos cartões. Luiz Carlos não deveria ter acabado a partida e se calhar Zé Manel também não. O penalty sobre Linz é uma palhaça, o jogador do Paços tira a camisola aos austriaco de tanto oa agarrar e mesmo vendo não assinalou. É proíbido assinalar penaltys a favor do Boavista?

Pontos Positivos:

O jogo em si foi muito bom...
Livramento e Kazmierczak um meio-campo dinâmico, forte, técnico e veloz

Bons discursos dos técnicos
Pontos Negativos:

Lesão de Mangualde que prejudicou imenso os pacenses

Poucos público no Bessa, mais uma vez...:(
Ricardo Sousa, entrou e acabou o futebol.

Sem comentários: