terça-feira, setembro 19, 2006

Análise Atacante - Liga Bwin

Concluiu-se a 3ª jornada da Liga Bwin, a melhor liga do mundo e arredores, com Espectáculo, Golos, Emoção, Casos de Arbitragem, de Polícia, enfim, de tudo um pouco para conseguir chegar a todo o tipo de clientes...

E que melhor do que um Sporting-Paços de Ferreira, decidido com um golo irregular, para abrir esta jornada? Não podíamos pedir mais... Os Leões entraram adormecidos e esqueceram-se que defrontavam uma das equipas com mais «coração» do nosso Campeonato, muito à imagem do seu treinador, que fora as constantes declarações contra as arbitragens, tem feito um trabalho meritório na Capital do Móvel. O equilíbrio durou toda a 1ª parte do encontro, só sendo desfeito pela mão de Ronny, irregularidade essa que infelizmente passou em claro aos 4 árbitros da partida. Na 2ª parte, os Leões pouco ou nada fizeram até aos 70', pois a partir daí tiveram inúmeras oportunidades para darem a volta ao marcador, contudo Liedson, «Kinder», Alecsandro, Tonel e claro, Peçanha foram elementos determinantes para que o resultado se mantivesse na vantagem dos visitantes, averbando a 1ª grande surpresa da Jornada.
No Domingo a jornada prosseguiu com a primeira vitória do Beira-Mar, batendo um irreconhecível Estrela da Amadora que soma por derrotas todos os jogos disputados. Mário Jardel voltou a facturar, estando com a «bota quente» a uma semana de revisitar o «seu» FC Porto, no Estádio do Dragão...
Empates caseiros do Marítimo e da Académica, frente ao Deportivo das Aves e Belenenses, respectivamente.
Os insulares tudo fizeram para tirar partido da vantagem numérica frente ao conjunto orientado por Professor Neca, após a expulsão do GR, Rui Faria aos 22', contudo nunca conseguiram chegar ao golo, concedendo um desolador empate nos Barreiros.
Já os Estudantes estiveram a vencer o Belenenses (golo de Gelson, após brilhante assistência de Helder Barbosa), no entanto não foram suficientemente fortes para segurar a vantagem, permitindo o empate aos visitantes por Nivaldo, depois de um canto de Zé Pedro.
À noite, o Benfica bateu com justiça e muito sofrimento o Nacional da Madeira, que teima em não acertar noutro resultado que não o 0-1... No regresso de Simão, os encarnados dominaram o seu adversário, mas este nunca deixou de causar grandes calafrios a Quim e a Fernando Santos. Após um canto e saída em falso de Diego Benaglio, Luisão quase conseguiu falhar o único golo da partida, mas Patacas desviou-se a tempo da bola... Acabou por ser o único tento do encontro e do triunfo do Benfica, que podia perfeitamente ter construído outro resultado, embora os visitantes também tenham desfrutado de algumas ocasiões, mesmo após terem ficado reduzidos a 10 elementos, depois da expulsão duvidosa de Cléber.

Às 21h15 de Domingo (!!) o FC Porto, líder incontestado da prova, bateu a Naval 1º de Maio, na Figueira da Foz. Frente a um adversário galvanizado pelos excelentes resultados nas duas primeiras jornadas, os Dragões cedo trataram de resolver a partida, permitindo ao seu técnico uma «gestão» calma do plantel, tendo em vista os compromissos europeus que se avizinham. Marek Cech e Mário Sérgio, este na própria baliza, materializaram o domínio total e inequívoco dos actuais Campeões Nacionais, que assim assumiram a liderança isolada da Liga Bwin.
Tudo porque o SC Braga acusou o esforço dispendido a meio da semana frente ao Chievo Verona, num jogo para a Taça UEFA, aproveitando-se de tal facto a União de Leiria para obter a sua primeira vitória na competição. Paulo César marcou com classe, de cabeça, o único golo da partida, logo aos 9', sendo que os arsenalistas nunca desistiram de tentar virar o rumo dos acontecimentos, contudo o cansaço e a falta de sorte impediram a equipa de Carlos Carvalhal de se juntar ao FC Porto na liderança da Liga Bwin.
Resta por jogar, hoje à noite, o Vitória de Setúbal-Boavista, na estreia de Toni (de Rans) no comando técnico dos Sadinos. Espera-se um jogo agradável entre duas equipas que nas duas primeiras jornadas, independentemente dos resultados, demonstraram uma vocação nitidamente ofensiva.

Para a semana há mais e, além do já citado regresso de Mário Jardel aos lados das Antas, aguardaremos com enorme expectativa o jogo entre o «motivadíssimo» Paços de Ferreira e o Benfica, tal como todos queremos ver como reagem Sporting e Braga aos desaires desta semana. Venham de lá os Jogos!

Sem comentários: