domingo, setembro 24, 2006
Campeonato Nacional de Juniores: Sporting - Benfica
Local: Alcochete
Estádio: Academia Sporting/Puma – Relvado Principal
Assistência: 500 pessoas
Arbitro: José Albino (Algarve)
Foi num sábado à tarde solarengo que as equipas de juniores do Benfica e Sporting se encontraram para o primeiro derby da época no nacional de juniores.
A equipa do Sporting vinha de 3 vitórias após o surpreendente empate na 1.ª jornada com o Estrela da Amadora neste mesmo campo a 1 golo, o Benfica teve um inicio de época um pouco mais complicado, 2 empates no Caixa Futebol Campus diante de Estoril e Estrela da Amadora intercalados com 2 vitórias no Algarve (Portimonense e Lusitano VRSA).
As equipas entraram em campo da seguinte forma:
Sporting:
Rui Patrício, Rui Figueiredo, Daniel Carriço, Marco Lança, Tiago Pinto, João Martins, Fábio Paim (Adrien Silva aos 67m), João Gonçalves, Ricardo Nogueira, Yannick Pupo (Bruno Matias aos 70m) e Alison Almeida (André Cacito aos 80m).
Benfica:
João Ribeiro, André Casaca, Nuno Ferreira, Miguel Victor, André Magalhães, Balazic (Sami aos 55m), André Carvalhas, Romeu Ribeiro, Jeremic (Carlos Correia aos 55m), Miguel Rosa e Stojanovic.
Do lado do Benfica uma equipa constituída com base nos vice campeões nacionais de juvenis da época passada (com 1 golo de diferença para o campeão nacional, o Sporting), já o Sporting tem uma estrutura bem definida, e os jogadores que aos poucos foram lançados na época passada no nacional de juniores, são este ano a base da equipa, ou seja, uma equipa recheada de valores do 2.º ano de juniores.
Muita curiosidade na assistência para testar o valor de alguns jovens já com bastante fama, infelizmente muitas pessoas teimam em avaliar jogadores com base em apenas um jogo e acabam por sair deste jogo com ideias completamente erradas em relação a muitos bons valores que por aqui andam, de qualquer forma existem valores que não enganam...
O Sporting entrou praticamente a ganhar, uma falta à entrada da área permitiu a João Martins (irmão de Carlos Martins) marcar um golo fenomenal de livre directo, um pontapé a fazer lembrar o irmão mais velho...
Durante toda a primeira parte assistimos a alguns bons pormenores individuais (não estivessem aqui algumas das futuras estrelas do futebol Português) mas a um jogo não muito bonito, sem muitas oportunidades de golo, mas sempre com o Sporting a dominar, aliás, o primeiro remate do Benfica apareceu aos 40 minutos...
Alison Almeida, poucos momentos antes do fim da primeira parte, aumentou a vantagem dos Leões, mais uma vez na sequência de um lance de bola parada cobrada por... João Martins, é caso para dizer que temos família de bombardeiros!
Nesta primeira parte o destaque vai para outro craque com “nome na praça”, Tiago Pinto, esse mesmo, filho de João Vieira Pinto demonstrou muita classe e foi o responsável por muitos calafrios para os homens de encarnado.
Chegou o intervalo com um resultado inteiramente justo.
Começa a segunda parte sem grandes alterações ao que se assistiu na primeira, do lado do Benfica começa-se a destacar um enorme talento, André Carvalhas, possuidor de uma técnica e velocidade que deixam qualquer defesa em apuros, mas sozinho não poderia fazer muito mais a não ser deliciar a assistência com pormenores só ao alcance de grandes jogadores. Um pormenor interessante sobre este jogador, por mais faltas, bem ou mal assinaladas em que este jogador interviesse, não o vi protestar uma única vez com o arbitro, o que para um jogador que provavelmente será bastante castigado com este tipo de entradas por parte dos adversários é óptimo.
Quando se esperava uma reacção do Benfica e um golo que relançasse o jogo, Yanick Pupo, o Brasileiro que acompanhou Ronny do Corinthians para o Sporting na época passada, assistiu Ricardo Nogueira que bateu João Ribeiro aumentando assim o marcador para 3-0.
As jogadas mais perigosas continuavam a pertencer aos jovens Leões, fruto de alguma imaturidade da defesa encarnada facilmente encontravam espaços quer nos flancos, quer dentro da área, foi sem dúvida o sector mais débil dos encarnados, Miguel Victor, Nuno Ferreira, André Casaca e André Magalhães estiveram longe de formar um bom quarteto defensivo.
Entretanto, quem mais poderia ser? André Carvalhas lançou o pânico na defesa leonina e Carlitos respondeu da melhor forma à assistência do craque benfiquista com a baliza completamente escancarada, ficaram algumas duvidas quanto à validade deste golo, mas do local onde me encontrava era completamente impossível aperceber-me da validade do mesmo por suposto fora de jogo.
Até ao final destacou-se um homem, Daniel Carriço não deu a mínima hipótese aos avançados encarnados, limpou toda a área leonina, foi um autêntico bombeiro!
Já não é a primeira vez que vejo este jovem jogar, já na época passada, no seu primeiro ano de júnior, foi titular na defesa Leonina e era dos que mais se destacava na equipa, este ano assume o papel de capitão e o de verdadeiro líder dos campeões nacionais!
Melhores Jogadores
André Carvalhas
Foi o único Benfiquista a demonstrar algum valor ontem à tarde, deixou muito boas indicações na Academia Sporting / Puma, e a manter a humildade que parece possuir, facilmente se afirmará como um dos próximos craques do futebol Português!
Tiago Pinto
Muito bom o filho de João Vieira Pinto, a continuar desta forma facilmente se vai afastar da conotação com o pai, inevitável no inicio da carreira...
Apenas um pormenor a trabalhar, somente se serve do seu pé esquerdo, e um jogador moderno deveria estar à vontade com os dois pés.
João Martins
O irmão de Carlos Martins tem um pé canhão tal como o irmão, e tem também um grande futuro no meio campo Leonino.
Daniel Carriço
O melhor central desta geração de jogadores, e talvez o próximo grande central do futebol Português, dizia-me um adepto Sportinguista que o acompanha desde os 16 anos que apenas se recorda de o ver cometer 2 erros defensivos até hoje...
Estes foram na minha opinião os que mais se destacaram neste jogo, mas atenção a jogadores como Miguel Vitor, Miguel Rosa, Romeu Ribeiro e Carlitos no Benfica, bem como os campeões de juvenis pelo Sporting Bruno Matias e Adrien Silva que este ano são suplentes de luxo no plantel Leonino.
Arbitragem
José Albino fez uma primeira parte sem qualquer erro a apontar, mas na segunda parte descambou completamente, faltas por assinalar e cartões por mostrar acabaram por enervar todos os presentes na Academia Sporting / Puma, felizmente foram erros que acabaram por não ter influência no resultado
Positivo do Jogo
Os Portugueses podem estar descansados, que o futuro está assegurado.
Negativo do Jogo
Milan Jeremic quando saiu nem cumprimentou o companheiro de equipa, apesar de normais são preocupantes estas atitudes de indisciplina de jogadores tão jovens.
Fabio Paim, uma nulidade autêntica durante todo o jogo, e os adeptos Sportinguistas já começam a perder a paciência com esta pseudo estrela da formação Leonina.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário