sábado, setembro 16, 2006

Futebol Feminino XXIII

Uefa Women’s Cup(2ª fase de grupos)
Iniciou-se no passado dia 12 a 2ª fase de grupos da Uefa Women’s Cup que terá a última jornada dia 17 deste mês.

No grupo 1 o FFC Frankfurt já se qualificou após duas goleadas por 5-0. Na última jornada vai decidir-se qual a equipa que acompanha o Frankfurt. O Breidablik da Islândia(eliminou o 1ºDezembro na 1ª fase) está melhor colocado após a vitória frente ao HJK de Helsínquia.

O grupo 2 já está decidido com o Umea e Kolboton(anfitrião) da Noruega já apurados. Na última jornada estas equipas vão-se defrontar para decidir o 1º lugar.

No grupo 3 ainda está tudo em aberto após o surpreendente empate do Turbine Potsdam com o Saestum(anfitrião) da Holanda. O Wezemal da Bélgica também se pode apurar, mas dificilmente conseguirá vencer o Saestum.

O grupo 4 também já está decidido com o Arsenal e o Brondby a seguirem em frente. Falta decidir o primeiro lugar.

Portugal
Campeonato Nacional Feminino da 1ª Divisão

1ª Jornada
Fonte Boa – 1º Dezembro 0-4
Várzea – Murtoense 2-2
Escola – Boavista 0-4

O Campeonato já se iniciou, mas quando se faz uma visita ao site da FPF não se encontram lá os resultados ou classificações deste ano. Os dados presentes no site referentes a esta competição resumem-se apenas ao calendário da época passada e sem qualquer resultado. Uma vergonha.

Perspectivas:
Tal como em edições anteriores espera-se o título do 1º Dezembro. A equipa de Sintra tem sido a melhor equipa nacional e este ano não deve fugir à regra. A luta para evitar a despromoção deverá ser entre o Escola e o promovido Fonte Boa.



Suécia
Damallsvenskan (17ª jornada)

Kopparbergs/Göteborg – QBIK 3-1
Örebro - Djurgarden 2-2
Jitex – Bälinge 1-1
HammarbySunnana 1-1
Mallbackens Malmö 0-2
Linköpings – Umea 0-1

O grande destaque da jornada vai para o empate do Djurganden a duas bolas no Behrn Arena, estádio do Örebro. A equipa de Estocolmo vê assim o Umea afastar-se mais um pouco e ficar consequentemente muito próxima de renovar o título. Victoria Svensson esteve em destaque ao bisar e ao dar assim um pontinho à sua equipa.
Em Gotemburgo a equipa da casa não teve dificuldades para bater o QBIK que está agora nos lugares de despromoção. Lotta Schelin que marcou o segundo golo da sua equipa igualou a Brasileira Marta e também a Islandesa Asthildur Helgadottir na liderança da lista de melhores marcadoras.
Na luta pela despromoção o Jitex conseguiu um empate em casa e está agora acima da linha de água. Por sua vez o Mallbackens voltou a perder e mantém o último lugar. O Malmö pode agradecer esta vitória à sua avançada Asthildur Helgadottir que bisou no jogo.
Hammarby e Sunnana continuam tranquilos na tabela após este empate. A equipa do Sunnana teve esta semana uma boa notícia com o anúncio da renovação do contrato com Hanna Marklund, capitã da equipa e titular da selecção Sueca.
No jogo da jornada o Umea deslocou-se a Linköping(foto referente a este jogo) e venceu por 0-1. Foi um resultado importante pois permitiu aumentar a vantagem para o segundo e principalmente porque deu moral para a estreia na Uefa Women’s Cup. O golo da vitória aconteceu ao 90’ por Maria Begkvist. Contudo a equipa apresentou-se muito apática, aliás como vem sucedendo nos últimos jogos, e tem demonstrado dificuldades em marcar golos. Marta a goleadora da equipa está a passar por uma seca de golos que já dura à várias jornadas.

Melhor Marcadora
15 golos
– Marta(Umea IK), Lotta Schelin (Kopparbergs/Göteborg), Asthildur Helgadottir(Malmö)



Alemanha
(Frauen-Bundesliga)

Os Candidatos:

Nome: 1. FFC Turbine Potsdam
Estádio: Karl-Liebknecht-Stadion
Troféus:
Frauen-Bundesliga: (2) 2003/04 e 2005/06
Uefa Women’s Cup: (1) 2005
Taça da Alemanha: (3) 2003/04, 2004/05, 2005/06

Estrela: Conny Pohlers

Perspectivas:
Depois da excelente época do ano passado a equipa perdeu jogadoras fundamentais. Anja Mittag(QBIK – Suécia), Petra Wimbersky e Karolin Thomas(FFC Frankfurt) são todas internacionais Alemãs e vão fazer muita falta, o que deixa antever dificuldades na luta pelo título. Contudo a equipa deverá lançar esta época as fantásticas gémeas Kerschowski, Isabel e Monique e ainda a central Britta Carlson.

Nome: 1. FFC Frankfurt
Estádio: Stadion Brentanobad
Troféus:
Frauen-Bundesliga: (5)1998/99, 2000/01, 2001/02, 2002/03, 2004/05
Uefa Women’s Cup: (2) 2002, 2006
Taça da Alemanha: (5) 1998/99, 1999/00, 2000/01, 2001/02, 2002/03

Estrela: Birgit Prinz

Perspectivas:
Se o Umea é a equipa galáctica da Suécia, o FFC Frankfurt é o seu correspondente na Alemanha. A equipa não fez por menos o foi “roubar” três jogadoras aos rivais. Petra Wimbersky e Karolin Thomas(ex-Turbine Potsdam) e Silke Rottenberg(ex- Duisburg) vão juntar-se a jogadoras como Steffi Jones, Kerstin Garefrekes, Renate Lingor e Birgit Prinz. O FFC Frankfurt é o grande candidato a vencer a liga Alemã e é a par do Umea o grande candidato a vencer a Uefa Women’s Cup.

Nome: FCR 2001 Duisburg
Estádio: PCC-Stadion
Troféus:
Frauen-Bundesliga: (1) 1999/00
Taça da Alemanha: (1) 1997/98

Estrela: Inka Grings

Perspectivas:
O Duisburg foi durante muito tempo o líder do campeonato da época transacta, mas claudicou perto do final. Perdeu Silke Rottenberg que é só a guarda-redes titular indiscutível da selecção Alemã e Shelley Thompson, melhor marcadora do campeonato 2004/05. Apesar destas perdas a equipa vai procurar dar luta aos favoritos Frankfurt e Turbine. A equipa conta com algumas das jovens mais promissoras do futebol feminino, nomeadamente Annike Krahn e Fatmire Bajramaj.


1ª Jornada
Wolfsburg – FFC Frankfurt 0-7
Bayern Munique – Hamburgo 4-1
Duisburg - Bad Neuenahr 1-0
Heike Rheine - Brauweiler Pulheim 6-2
Friburg - TSV Crailsheim 0-3
Essen Schönebeck – Turbine Potsdam 3-2

O campeonato Alemão arrancou com uma enorme surpresa. O Turbine Potsdam, campeão em título, perdeu com o Essen Schönebeck, 6º classificado da época anterior. A equipa ainda esteve em vantagem graças aos golos de Isabel Kerschowski e Conny Pohlers, mas permitiu que a equipa da casa desse a volta ao marcador.
O FFC Frankfurt não podia ter começado melhor, pois goleou o Wolfsburg por 7-1. Kerstin Garefrekes brilhou ao marcar um hat-trick. Estreia em grande foi a de Petra Wimbersky que bisou no primeiro jogo oficial com a camisola do Frankfurt.
O Duisburg sentiu dificuldades para vencer Bad Neuenahr de Celia Okoyino da Mbabi. Simone Laudehr(nº11 na foto) que decepcionou no último Mundial de sub-20 deu a vitória à sua equipa.

Até para a semana.

Sem comentários: