quarta-feira, maio 30, 2007

Entradas Perigosas - E vão dois...

O Manchester United acabou de confirmar na sua página oficial as contratações de Nani e Anderson.
Futebol Clube do Porto e Sporting arrecadam, cada um, 25 milhões de euros.


Estas duas vendas vêm confirmar que os clubes portugueses continuam a não ter poder económico para conservar os seus jovens valores. Acabam por confirmar também que já não o fazem por "tuta e meia".


O FCP já tinha aprendido aquando da venda de jogadores da "Era Mourinho", o Sporting aprendeu a lição depois de Cristiano Ronaldo.
Estas duas vendas confirmam também que, e pelo que se viu até agora em que a procissão ainda vai no adro, apenas os dois primeiros classificados desta temporada têm jogadores apetecíveis e vendíveis a preços irrecusáveis.

Se formos até ao Estádio da Luz o panorama é bem diferente. Parece que apenas Simão é um jogador que pode ser pretendido por grandes emblemas europeus. E, ainda assim, nenhum deles parece estar disposto a desembolsar os 20 milhões pedidos pelo Benfica.

O que aparece no seguimento destas duas vendas é a questão da sucessão.
Quem serão os sucessores de Nani e Anderson?

Os dois jovens de 19 anos tinham um peso preponderante nos onzes das respectivas equipas.


E veja-se, no caso do Sporting, produtor de jogadores como Luis Figo, Simão, Quaresma e Ronaldo, nenhum dos referidos quatro tinha aos 19 anos a influência e a responsabilidade que Nani teve ao longo da temporada. Ainda pra mais, Nani acabou por ter de ficar mais forte psicologicamente ao jogar sob o coro de assobios que o foram apupando jornada atrás de jornada.


Quanto a Anderson, a sua importância foi visível quando este ficou lesionado, embora o Porto se tenha "aguentado" bem, mas sem deslumbrar, usando apenas a eficácia a que nos habituou.

Agora resta ver quem os clubes vão escolher para os lugares deixados vagos.

Acredito que o Porto já esteja à procura de um jogador à altura de Anderson, embora seja difícil encontrar alguém do calibre do brasileiro e com a sua idade.
O Sporting deve optar por canalizar a maior parte da verba para tapar um pouco do passivo e a parcela mais pequena irá fortalecer o orçamento disponibilizado pela SAD leonina para as aquisições.
Da academia sportinguista saem todos os anos novas promessas e, parece-me, este ano não vai ser excepção.
Há um rapaz que nos últimos dois ou três anos tem vindo a ser apontado como "craque". Falo de Fábio Paim, um médio ofensivo que, ao que dizem, é dotado de enormes qualidades técnicas mas têm a estabilidade mental de um Carlos Martins.
Se formos acreditar nas declarações de Miguel Veloso, a passagem pelo Olivais e Moscavide pode ter feito bem ao "puto".

Entretanto, vamos esperar para ver quem serão as próximas compras de Verão dos clubes estrageiros em Portugal.

Uma última menção para Tello.
O esquerdino chileno fez a sua melhor temporada ao serviço dos leões e estava com tudo acordado (segundo se fez constar por toda a imprensa desportiva portuguesa) com o emblema de Alvalade.
No entanto, faltou aos testes médicos e à assinatura no novo vínculo.
Soube-se hoje que já se comprometeu com o Besiktas por quatro temporadas.
Não sei quais os valores acordados com o Sporting, mas se estavam acordados o mais normal era assinar. Ainda para mais depois de ter estado a ganhar durante seis anos sem ter rendido nadinha. Só à sétima é que se viu alguma coisa de Tello.
O chileno vem mostrar que Portugal tem um qualquer magnetismo para jogadores sem honra e com uma ambição que faz com que a sua palavra valha zero. Jardel, Marcel...etc, e agora Tello.
Desejo-lhe uma muito boa viagem e, se demorar a adaptar-se à Turquia o que demorou a adaptar-se a Portugal, lá para os 30 e tal anos deve ser titular indíscutível no onze do Besiktas!

Quando ao assunto principal, temos duas saídas prometedoras ao invés de ENTRADAS PERIGOSAS.

Sem comentários: