domingo, maio 06, 2007

Vitoria SC 6 - 0 Portimonense

Estádio: D. Afonso Henriques, Guimarães
Assistência: 26 631 pessoas
Árbitro: Jorge Sousa

Grande Vitória! É a única coisa que me ocorre dizer depois de uma tarde de futebol como a de hoje.
Finalmente Manuel Cajuda conseguiu colocar esta equipa em lugar de subida e agora mais do que nunca se respira confiança em Guimarães.


Vamos ao jogo que até nem começou muito favorável para o Vitória.
Minutos iniciais muito apagados dos vimaranenses com o Portimonense, ainda que timidamente, a tentar ser ofensivamente superior sendo mesmo a única equipa a criar perigo na baliza adversária.
Não demorou muito, no entanto, o Vitória a responder e parece ter sido mesmo isso a despertar os miudos de Cajuda para mais uma bela exibição, marcada sobretudo pela eficácia.
Corria então o minuto 9 e Ghilas, aquele que viria a revelar-se o homem do jogo, inaugura o marcador. Cruzamento de Brasília e o francês a cabecear para o fundo das redes de Michael. Primeira explosão de alegria no D. Afonso Henriques e arranque para mais uma tarde memorável no reduto vimaranense.
Não tardou muito até a nova coqueluche vitoriana dizer 'presente' e marcar o seu primeiro golo com a camisola do Vitória. Minuto 12, e Rabiola faz o 2-0 depois de remate de Heldér Cabral que o jovem vitoriano desviou oportunamente batendo mais uma vez Michael.
O Vitória era por esta altura uma equipa já estabilizada, segura e pronta para gerir um resultado que já se mostrava satisfatório até pelas (boas) notícias que chegavam de Vila do Conde.
O Portimonense que nos primeiros instantes de jogo parecia mostrar alguma determinação, era agora uma equipa pouco atrevida, sem grande criatividade e força para incomodar Nilson.
Isso apenas aconteceu por mais uma vez, no minuto 41, num cabeceamento de Bevacqua que sair ao lado das redes vitorianas.
Chegava pois o intervalo, com justissima vantagem para o Vitória que começava a desenhar mais um resultado positivo, embora longe de imaginar por tão larga margem.


Na segunda parte, o Portimonense voltou a entrar, pelo menos aparentemente, mais motivado a atacar e explorar o seu sector ofensivo e conseguiu por algumas vezes até incomodar Nilson que se viu obrigado a algumas defesas apertadas, não perdendo nunca, no entanto, a segurança que o caracteriza.
O Vitória encontrava-se então mais recuado no terreno mas voltava a desibinir-se não sendo preciso passar muito mais tempo.
E nada melhor do que mais um golo para 'soltar' de vez os homens vitorianos.
Brasilia, ao minuto 72, converte uma grande penalidade, cometida sobre si próprio, no terceiro golo da sua equipa carimbando assim, definitivamente o rumo do jogo.
O Vitória era agora dono e senhor da partida, já que o Portimonense, já de si desiquilibrado emocionalmente, se limitava a ver jogar.
Ao minuto 80, troca de 'papeis' entre os protagonistas do primeiro golo do Vitória. Desta vez é Ghilas quem faz o cruzamento e Brasilia, oportunissimo, cabeceia para o fundo das redes do Portimonense, fazendo o quarto golo da sua equipa e o segundo da sua conta pessoal.
Daí até ao final houve tempo ainda para mais dois golos do Vitória.
Um por Targino, que havia entrado para substituir Rabiola, ao minuto 82, que se limitou a encostar a bola depois de um excelente trabalho de Ghilas que tirou Michael do caminho e ofereceu o golo ao companheiro, o outro por Ghilas, sempre ele, ao minuto 91, que aparecendo isolado ultrapassou mais uma vez o guarda-redes algarvio e fez o seu segundo golo e o sexto para a sua equipa.

Mais uma tarde de luxo em Guimarães, com o Vitória a apresentar uma motivação e confiança excepcionais recebendo como prémio da sua fé, o segundo lugar da Liga, lugar de subida.
Algo que chegou a ser dado como praticamente impossivel, está agora finalmente apenas dependente dos homens de Cajuda que têm mais duas finais pela frente, rumo à subida de divisão.
Agora sim, finalmente, há razões para acreditar.

MELHOR JOGADOR
Ghilas #5.
Excelente exibição do francês.
Esteve em praticamente todos os lances de perigo criados pela sua equipa.
Marcou dois golos, deu outros dois a marcar, deu muitas dores de cabeça à defensiva dos algarvios, sempre muito irrequieto, assinando assim uma exibição de encher o olho.
O criativo vimaranense esteve, hoje, irrepreensível.

ARBITRAGEM
Nada de significativo a assinalar. Ajuizou correctamente a maioria dos lances da partida.

PONTOS POSITIVOS
- Pela primeira vez, o Vitória conseguiu atingir os lugares de subida de divisão e depende agora exclusivamente de si para alcançar o objectivo traçado para esta temporada e regressar ao campeonato a que pertence. Finalmente!
- Rabiola, jovem promessa da escola vimaranense, repetiu a titularidade e marcou o seu primeiro golo com a camisola do Vitória. Parabéns!
- Goleada das antigas. Seis golos marcados e nenhum sofrido para uma equipa que foi várias vezes humilhada neste campeonato. Irrepreensível recuperação.
- Manuel Cajuda é o homem do sonho em Guimarães. Conseguiu transformar uma equipa amargurada numa candidata à subida de divisão. O que apetece dizer é que demorou muito a cá chegar...
- Maior enchente da temporada no D. Afonso Henriques. 26 631 assistiram a esta partida e sobre isto... Bem, sobre isto já não há nada a dizer. Muito orgulho!

PONTOS NEGATIVOS
- Hoje não houve. Definitivamente, hoje não houve.

Sem comentários: