sexta-feira, maio 11, 2007

Referências estrangeiras do futebol luso: Gaúcho


Depois de algumas semanas de ausência, a referências estrangeiras voltam e, em minha opinião, não podiam regressar da melhor forma, uma vez que a referência desta semana foi um dos grandes goleadores da nossa Liga nos últimos anos: falo-vos de Eric Freire Gomes, mais conhecido por Gaúcho, jogador que representou o Estrela da Amadora, o Marítimo, o Rio Ave e, actualmente, o Feirense.

A carreira profissional de Gaúcho começou no Guarani, em 1993. Depois passou pelo Ferroviário e Sp. Recife, sendo neste último que chamou a atenção do Estrela da Amadora.

Chegou ao futebol português na época 96/97 e deu logo nas vistas, pois marcou 21 nessa época.
Era um avançado rápido e oportuno, que aparecia sempre na cara do golo. Na época seguinte, o seu rendimento não foi o mesmo, marcando apenas 6 golos e em Dezembro de 98, sem qualquer golo marcado ainda, mudou-se para o Ourense da II Divisão Espanhola, onde efectuou 17 jogos e marcou dois golos. No entanto, isso tudo foi parte de uma estratégia para o jogador ir a custo zero para o Vitória de Guimarães, só que os planos lhe saíram furjados.

Regressou em força na temporada que se seguiu, que foi, sem dúvida, a sua melhor no nosso país. Marcou 21 golos, contribuindo para o 8º lugar da equipa amadorense. O ano seguinte foi bom para Gaúcho, que continuou a mostrar os seus dotes de goleador, mas péssimo para o Estrela que desceu após oito anos consecutivos na divisão principal.

O avançado brasileiro era um jogador muito bom para jogar na Liga de Honra e, portanto, a mudança para o Marítimo, clube que participaria na Taça Uefa na época 2001/2002, foi o cenário que se seguiu. Refira-se que Gáucho, em quatro épocas e meia, marcou 61 golos ao serviço do clube da cidade da Amadora.

No Funchal, o goleador rapidamente ganhou a simpatia dos adeptos verde-rubros. Era um atacante notável, com um grande sentido de orientação e movimentação, e com faro inegável para o golo. Na primeira época ao serviço da equipa madeirense, marcou um total de 19 golos; foi um dos melhores goleadores do campeonato e ajudou o Marítimo a conseguir uma das suas melhores épocas de sempre. Na época seguinte, mais uma vez esteve em grande nível, fazendo por 15 vezes o gosto ao pé, num ano particularmente difícil para os verde-rubros. Na abertura do mercado, em Dezembro, chegou-se a falar que Gaúcho poderia reforçar o FCSeul, algo que, felizmente, para a equipa da Madeira, não aconteceu.

A época 2003/2004, com Manuel Cajuda ao leme da formação insular, foi particularmente difícil para o jogador. Começou bem, marcando três golos nas primeiras cinco jornadas. Porém, ao longo da época não manteve um bom relacionamento com Cajuda e os exigentes adeptos maritimista começaram a ser pouco pacientes com o avançado. O jogador movimentava-se, fazia assistência, organizava bem o ataque maritimista, só que falta uma coisa que é essencial num ponta de lança: golos. Portanto, o jogador abandonou a equipa madeirense em Fevereiro de 2004, algo magoado com a forma como foi tratado pelo presidente, treinador e, até, adeptos.

Partiu para uma aventura na Coreia do Sul, no Busan Icons, e voltou no mesmo ano ao nosso país, desta feita para representar o Rio Ave. Voltou a demonstrar que continuava a ser o terror de qualquer guarda-redes e, refira-se, que em duas épocas marcou 14 golos.

O ano de 2006 foi um ano terrível para o Rio Ave. O clube foi relegado à Liga de Honra. Gaúcho não encontrou condições para continuar em Vila do Conde e mudou-se para Santa Maria da Feira, de modo a representar o clube local, o Feirense. O projecto da equipa do distrito de Aveiro aliciou o atacante brasileiro. Na corrente época o jogador já facturou por quatro vezes, em 17 jogos.

Gaúcho foi um dos melhores atacantes que já passaram pelo nosso país. Era um jogador fantástico, oportuno, capaz de decidir grandes jogos. Recorde-se que Gaúcho ultrapassou a barreira dos 100 golos no principal escalão do futebol português.

Ficha Técnica:
Nome: Eric Freire Gomes “Gaúcho”
Data de nascimento: 22/09/1973
Naturalidade: Recife
Nacionalidade: Brasileira
Posição: Ponta-de-Lança
Clubes que representou como jogador: Guarani, Ferroviário, Sp.Recife, Estrela da Amadora, Ourense, Marítimo, Busan Icons, Rio Ave e Feirense

1 comentário:

Anónimo disse...

Nessa relação de clube só faltou o clube que lhe revelou em 1995 o Ypiranga-PE