sábado, maio 19, 2007

Entradas Perigosas - O justiceiro careca

Esta crónica deveria ficar online na quarta-feira, mas o meu raciocínio esteve afectado devido a uma gripe fora de temporada.
Coloquei a hipótese de nem haver qualquer ENTRADA PERIGOSA esta semana, mas depois de ler o jornal desportivo Record hoje não me contive.
Eis o alvo da minha azia:

Apesar da vontade de fazer história, Neca foi chocante na abordagem ao FC Porto. O Aves pode ficar na Liga, mas se depender de um resultado positivo no Dragão então o cenário... está descartado. “O FC Porto será campeão de certeza. É 99,99 por cento favorito. Nós desejamos vê-los campeões”, atirou, para espanto geral. Sem receio da forma como estas declarações possam ser interpretadas, o técnico explicou-as. “Tenho amigos do FC Porto e andaram na frente 28 jornadas. Votei em Quaresma e Anderson como dois dos melhores do campeonato. Era justo”, resumiu.


Se já era estranho ouvir falar em sistema, mais estranho é voltarmos aos tempos do compadrio.
O senhor do bigodinho e da careca brilhante teve aquilo que eu considero palavras infelizes em véspera de decisão de campeonato.
Quando se esperava um domingo emotivo e surpresa até o último apito, eis que o prof. Neca veio dizer que gostava que o Porto fosse campeão.
Este provincianismo mete dó!
Mas o que pretende o treinador do Aves?
Uma palmadinha nas costas por parte de Jorge Nuno Pinto da Costa?
Um contrato oferecido pelo FCP?
Ou simplesmente sofreu uma pancada forte ao acordar e deu-lhe para proferir as pouco felizes declarações?
Até pode ser apenas uma boa desculpa que o "careca" encontrou para desculpar a mais que certa derrota da sua equipa no Estádio do Dragão.
Ou talvez possamos ver nesta atitude uma explicação para a carreira monótona e vazia de sucessos que Neca ostenta.
É esta falta de lucidez que abunda em todos os sectores do nosso país e que, no caso do futebol, um desporto que move ódios e paixões, pode ter consequências menos boas.
O professor Neca merece o mais profundo repúdio pelas suas afirmações.
Talvez este tipo de "profissionais" tivessem um bonito futuro muito imediato fora do futebol.
Eu arriscava dizer que o professor Neca teve aqui uma ENTRADA PERIGOSA, uma entrada digna de cartão vermelho.

Sem comentários: