2º Capítulo: Andrés Madrid (Sp. Braga)
Idade: 26 anos
Posição: Médio defensivo
Naturalidade: Mal del Plata (Argentina)
Altura: 1,82m
Peso: 77kg
Internacionalizações: nenhuma
Estreia na 1ª Liga: Vit. Guimarães 1 – 0 Sp. Braga (12-02-2005)
Treinador que o lançou na 1ª Liga: Jesualdo Ferreira
Títulos: não tem.
Muitos são as razões do Braga ter ficado durante 4 época seguidas em 4º lugar e de repente ter-se transformado no 4º maior clube português dos últimos anos. Uma dessas razões chama-se Madrid.
Andrés é mano mais novo da família Madrid, natural de Mar del Plata, na Argentina. Cedo se viu os seus talentos para o futebol e a forma como apreciava… Simeone. Apesar de Maradona ser o ídolo da geração de Madrid, era o médio que actuou na Lázio e no Atl. Madrid que fazia as delicias do médio bracarense.
Assim sendo, o pai meteu-o a jogar com apenas 6 anos no clube da terra, onde chegou a ganhar um título regional. Aos 13 anos mudou-se para o clube que o lançou para o futebol sénior: o Platense.
Em 2000 estreou-se na equipa sénior e surpreendeu muita gente com o seu porte físico, a sua agressividade e raça, um recuperador de bolas “nato”, que nunca se cansava, sendo tacticamente um trinco perfeito que fazia lembrar… Simeone. O problema foi a sua tendência para lesões, se calhar a grande razão por ainda não estar num clube grande.
Em 2001 mudou-se a meio da época para o Gimnasia onde fez boas temporada para um jogador da sua idade, sendo meio titular, meio suplente. Foi considerado o jogador jovem do campeonato argentino em 2002, sendo que o prémio veio em 2004 quando se mudou para a Europa.
Era o Sp. Braga e Jesualdo Ferreira que tinham ido contratar, jogador algo desconhecido para os portugueses, mas que cedo se iria revelar uma enorme contratação.
Na primeira temporada fez 13 jogos, sendo que ganhou o lugar na equipa e viria a confirmar na época seguinte onde realizou 32 encontros. Na última temporada jogou apenas 16 encontros, tendo que uma grave lesão o proibiu de ajudar mais a sua equipa.
Mas estas boas temporadas não passaram despercebidas aos “grandes” do futebol português. Porto e Benfica surgem sempre como grandes candidatos à sua contratação, e este ano dava-se como certo a saída para o Dragão, o que levou o presidente do Braga a dizer que andavam a perseguir o argentino e fazer chantagens psicológicas.
Mas quando será que Madrid, com 26 anos conseguirá a sua grande transferência? Quando ganhará seu primeiro título, com uma carreira tão bem completa e recheado de grandes exibições?
Para já os bracarenses adoram-no e contam muito dele, esta temporada. Se algo de histórico acontecer finalmente em Braga, terá certamente o selo de Madrid, um trinco perfeito que à sua raça pela procura da bola, junta uma visão de jogo excelente.
Sem comentários:
Enviar um comentário