sexta-feira, agosto 03, 2007
Referências estrangeiras do futebol luso: Paulinho Cascavel
Um jogador rápido e perigoso, como uma cascavel, um verdadeiro terror para os guarda-redes. Assim era Paulinho Cascavel, a referência estrangeira desta semana.
Natural de Cascavel, Paulo Roberto Bacinello, seu nome verdadeiro, cedo espalhou o seu potencial por terras brasileiras, começando a carreira no Cascavel CR, que, de forma inédita, se sagrou campeão estadual Paranaense em 1980.
Cascavel prosseguiu a carreira no Criciúma Esporte Clube e Joinville EC, conquistando título de melhor marcador do Estadual Catarinenense de 1982 e 1984, ano em que sagrou campeão do Estadual de Santa Catarina, pelo Joinville.
A qualidade e regularidade dos seus desempenhos chamaram a atenção de alguns clubes portugueses e o Futebol Clube do Porto garantiu os seus serviços para a época 84/85. No entanto, passou quase despercebido nos dragões, pois esteve tapado por Fernando Gomes. Portanto, na época seguinte muda-se para Guimarães.
Na cidade berço começar a surgir o fenómeno Cascavel. Sob as ordens de António Morais, Cascavel marcou 25 golos, relevando-se um ponta de lança mortífero, bastante oportunista, um excelente cabeceador e senhor de um remate forte. Na temporada que se seguiu, com Marinho Peres ao leme, Cascavel impressiona ainda mais Portugal e também a Europa. Sagrou-se o melhor marcador do campeonato e ajudou o Vitória a alcançar o 3ºlugar, bem como os quartos-de-final da Taça Uefa.
As suas épocas fantásticas ao serviço da equipa vimaranense foi o passaporte para representar o Sporting, em 87/88. Nos leões começa por ter a difícil missão de fazer esquecer Manuel Fernandes. Não só fez esquecer o avançado português, como também voltou a ser o goleador mor do campeonato nacional. Ao serviço do clube de Alvalade, Cascavel somou um total de 108 jogos e marcou 49 golos. Saiu dos verde e brancos devido a um conflito com Sousa Cintra e transferiu-se para o Gil Vicente, onde acabou a terra devido a um culminar de lesões.
Abandonou as chuteiras do futebol profissional. Ainda jogou no campeonato de Veteranos, ao serviço do Aliados Futebol Clube, vencendo o troféu de melhor marcador por cinco vezes.
Nos dias que correm, Paulinho Cascavel reside na cidade de onde é natural. É um empresário de sucesso, que gere diversas fazendas no Mato Grosso do Sul. Continua ainda ligado ao futebol, nomeadamente na formação de atletas, sendo que também faz parte do departamento de futebol do Cascavel CR, o seu primeiro clube.
Tecnicista por natureza, Paulinho Cascavel fazia golos de qualquer forma: bola parada, penalty, executava livres com mestria. Dele via-se remates de fora de área como se fossem conclusões simples conclusões para golos dentro da grande área.
Ficha Técnica:
Nome: Paulo Roberto Bacinello
Data de nascimento: 27/11/1959
Naturalidade: Cascavel,Paraná
Nacionalidade: Brasileira
Posição: Ponta-de-lança
Clubes que representou como jogador:Cascavel CR, Criciúma ER, Joinville, FC Porto, Vitória de Guimarães, Sporting, Gil Vicente, Aliados Futebol Clube
Palmarés:
Uma Supertaça de Portugal
Um Campeonato Estadual do Paraná
Um Campeonato Estadual de Santa Catarina
Duas vezes melhor marcador do Campeonato Estadual de Santa Catarina
Duas vezes melhor marcador do Campeonato Português
Melhor marcador da Taça das Taças, na época 87/88
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário