sábado, agosto 18, 2007
Referências estrangeiras do futebol luso: Stojczo Mladenov
A referência estrangeira desta semana foi um dos muitos jogadores búlgaros que passou por Portugal, mas sem o mediatismo e sucesso de outros seus compatriotas, como Kostadinov e Balakov. Falo-vos de Stoycho Mladenov, atacante que representou o Belenenses, o Vitória de Setúbal, o Estoril e o Olhanense.
A carreira de Mladenov começou a carreira em 1976, ao serviço do Beroe Stara Zagora. Na quarta época ao serviço do clube do Centro-Sul da Bulgária, o avançado marcou 9 golos, chamando a atenção do gigante CSKA Sofia.
Mudou-se para a capital búlgara, onde representou o CSKA por seis temporadas.Durante esse tempo marcou um total de 66 golos. As suas boas exibições não passaram despercebidas ao então Seleccionador Nacional da Bulgária, Ivan Vutzov, que o convocou para o Mundial de 86, no México.
Aos 29 anos, Mladenov aceitou um novo desafio na sua carreira, transferindo-se para capital portuguesa, de modo a representar o Belenenses. Durante as três épocas com a cruz de Cristo ao peito, o búlgaro ajudou a equipa de Belém a conseguir um terceiro lugar e uma Taça de Portugal. Depois troca o Belenenses pelo Vitória de Setúbal, onde facturou por 17 vezes em duas época. No entanto, a época 90/91 não foi de boa memória para os Sadinos, que, devido a redução do número de equipas de 20 para 18, foi relegado para a II Divisão de Honra. O jogador, porém, continuou na principal divisão lusa, desta feita ao serviço do Estoril. Com a camisola dos canarinhos não jogou com tanta regularidade como no Belenenenses e no Vitória, sendo que em 93 partiu para o Algarve, para representar o Olhanense, na II Divisão de Honra, naquele que seria o último clube da sua carreira.
Voltou para a Bulgária e para o “seu” CSKA, como director desportivo. Voltou em 1997 ao Belenenses, agora como treinador. Contudo, o seu legado não foi para recordar. Nem completou metade da época, e os maus resultados que obteve foram fulcrais para que o Belenenses fosse o lanterna vermelha nas contas finais.
Voltou para o seu país, desta vez para ser o responsável pela Selecção de Sub-21 da Bulgária. Sem conseguir objectivo de colocar as esperanças búlgaras no europeu da categoria, voltou para Sofia e para Director Desportivo do CSKA. Na campanha de qualificação da selecção búlgara para o Mundial de 2002, Mladenov foi o seleccionador que não conseguiu que os búlgaros atingissem a sua terceira fase final consecutiva.
Saiu da Federação, regressou novamente ao CSKA para ser definitivamente treinador do clube que o lançou para a ribalta. Ainda hoje ocupa o cargo e já conquistou dois campeonatos búlgaros, uma Taça da Bulgária e uma Supertaça da Bulgária. Recentemente, Furtado, ex-jogador do CSKA Sofia e actualmente no Paços de Ferreira, acusou Mladenov e outros elementos do clube búlgaro de racismo.
Mladenov foi um avançado importante nas equipas que representou. Por terras lusas, marcou cerca de 60 golos. No entanto, como treinador, não tem tido a mesma sorte, apesar dos títulos que já conquistou pelo CSKA Sofia.
Ficha Técnica:
Nome: Stoycho Mladenov
Data de nascimento: 12/04/1957
Naturalidade: Dimitrovgrad
Nacionalidade: Búlgara
Posição: Avançado
Clubes que representou como jogador: Stara Zagora, CSKA Sofia, Belenenses, Vitória de Setúbal, Estoril e Olhanenense
Clubes que treinou: Belenenses, Selecção Búlgara de Sub-21, Selecção A da Bulgária e CSKA Sofia
Internacionalizações: 59 (15 golos)
Palmarés como jogador:
Dois campeonatos búlgaros
Duas Taças da Bulgária
Uma Taça de Portugal
Palmarés como treinador:
Dois campeonatos búlgaros
Uma Taça da Bulgária
Uma Supertaça da Bulgária
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário