A Rubrica “Futebol Feminino” regressa hoje, após um período de férias e volta com o Mundial cada vez mais próximo.
Selecção Nacional
A recente renovação nos quadros técnicos da FPF também mexeu com o futebol feminino. José Augusto já não é o seleccionador. Mónica Jorge sua adjunta vai assumir o cargo e promete trabalho e dedicação. Vamos lá ver se a jovem seleccionadora de 29 anos consegue mudar a sequência de maus resultados que a nossa selecção tem, mas para isso será muito importante uma mudança completa no futebol feminino em Portugal e não apenas uma lavagem de cara. A rubrica futebol feminino deseja muitas felicidades à nova seleccionadora e deseja que o futebol feminino seja verdadeiramente apoiado pela FPF.
Uefa Women’s Cup – 1ª fase de qualificação.
O 1º Dezembro, campeão nacional inicia quinta-feira a sua fase de qualificação. A equipa Portuguesa vai disputar esta fase de qualificação na Croácia. Para além do 1ª Dezembro estão presentes no Grupo A4 o Osijek(anfitrião), as Galesas do Cardiff e as Belgas do Wazemaal.
A estreia será contra o Osijek.
Espera-se uma tarefa complicada pois apenas o 1º classificado e os melhores segundos se apuram, mas ainda assim não impossível.
Mundial de 2007 na China
O dia 10 de Setembro, data de início da competição aproxima-se a passos largos. Para já está a ser um Mundial de azar para as guarda-redes, e a competição ainda nem começou. Na Alemanha a indiscutível Rottenberg já recuperou da lesão no joelho, mas no amigável frente à R. Checa ressentiu-se. Irá certamente ao Mundial, mas a titular deverá ser Nadine Angerer, a habitual suplente.
Os joelhos estão também a dar cabo da cabeça do seleccionador Sueco. Primeiro foi a guarda-redes Heldvig Lindahl, entretanto já recuperada, mas sem ritmo de jogo. Para piorar as coisas a habitual titular Caroline Jonsson sofreu a mesma lesão e disse adeus ao Mundial, o mesmo sucedendo com a avançada Josefine Öqvist e curiosamente pela mesma razão.
Os Estados Unidos já anunciaram a equipa que estará presente no mundial: Aqui fica a lista:
Guarda-redes (3): Nicole Barnhart Briana Scurry, Hope Solo;
Defesas (6): Marian Dalmy, Tina Ellertson, Stephanie Lopez , Kate Markgraf, Christie Rampone, Cat Whitehill;
Médios (7): Shannon Boxx , Lori Chalupny, Angela Hucles, Marci Jobson, Carli Lloyd, Leslie Osborne , Aly Wagner ;
Avançados(5): Natasha Kai, Kristine Lilly, Heather O’Reilly, Lindsay Tarpley, Abby Wambach.
Europeu de Sub 19 na Islândia.
Terminado que está o torneio, que foi acompanhado no blog, a Uefa divulgou a escolha das melhores jogadoras da competição. Assim os “jornalistas” da Uefa escolheram a seguinte equipa:
Guarda-redes: Alisa Vetterlein(Alemanha)
Defesa-direito: Bianca Schmidt(Alemanha)
Centrais: Fern Whelan(Inglaterra) e Carolin Schiewe
Defesa-esquerdo: Elodie Cordier(França)
Médio direito: Ellen White(Inglaterra)
Médio centro: Maren Mjelde(Noruega) e Amandine Henry(França)
Médio esquerdo: Nicole Banecki(Alemanha)
Avançados: Marie-Laure Delie(França) e Isabel Kerschowski(Alemanha)
Facilmente se percebe que a vencedora Alemanha aparece em maioria na equipa, mas de referir que aquelas que para mim foram (atendendo aos jogos transmitidos) as jogadoras mais influentes na Alemanha, Baunach(defesa esquerdo) e Nadine Kessler(médio centro) não foram escolhidas. Baunach foi mesmo o meu grande destaque da competição, mas acabou suplantada pela também excelente Elodie Cordier que já no ano passado tinha brilhado.
- O Boavista venceu um torneio de futebol feminino na Irlanda do Norte.
Até para a semana, já com a análise a alguns campeonatos e a antevisão de outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário