segunda-feira, agosto 27, 2007

FC Porto - Sporting CP

Local: Porto
Estádio: Dragão
Assistência: 49.709 Espectadores
Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa

FC Porto: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel «cap» e Fucile; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles (Mariano Gonzalez, 67'); Tarik (Helder Postiga, 46'), Lisandro (Mario Bollati, 85') e Quaresma

Sporting CP: Stojkovic; Abel (Yannick Djaló, 76'), Tonel, Polga, Ronny (Pereirinha, 76'); Miguel Veloso; Izmailov (Vukcevic, 62'), Romagnoli e João Moutinho «cap»; Derlei e Liedson

Ao Intervalo: 0-0
Marcadores: Raul Meireles (53')
Disciplina: Cartão Amarelo a Quaresma(34'), Derlei(52'), Tonel(53'), Polga(72'), Bosingwa(87') e Helton(90').

O FC Porto quebrou uma série de 26 sem perder ao Sporting CP, após vencer os Leões com um golo solitário de Raul Meireles, na cobrança de um Livre Indirecto, após Stojkovic ter agarrado com as mãos um suposto atraso de Anderson Polga.
Paulo Bento ainda tentou chegar à igualdade, jogando mesmo os últimos 15' com 3 Defesas, mas em vão... O Sporting volta assim a perder fora de casa e novamente «às mãos» de Jesualdo Ferreira.


OPINIÃO PORTISTA, POR JOÃO RIBAS
Finalmente o Jesualdo Ferreira fez-me a vontade e jogou sem receio do Adversário, na táctica normalmente mais utilizada - 4-3-3, permanecendo assim a Equipa com a sua postura e identidade habitual! Era só o que faltava ver o meu Clube mais preocupado com um Trinco Adversário, do que vê-los preocupados com Quaresma, Lisandro, Lucho, enfim tantos, pois afinal de contas o FC Porto não se resume ao «Cigano» e mais dez, como alguém quis dizer durante a semana...
Fomos melhores durante a 1ª parte, desperdiçamos algumas oportunidades, mas na 2ª parte, logo aos 52' marcamos num lance em que nos limitamos a aproveitar o erro clamoroso de Stojkovic. Várias opiniões ouvi sobre o «Caso», mas devo-vos dizer que aquela que melhor se enquadrou com a minha, foi mesmo a do Paulo Bento. Na minha opinião o GR Sérvio foi ingénuo.
Quando, a ganhar, Jesualdo comete o 1º erro temi o pior... Tirar Raul Meireles para a entrada de Mariano Gonzalez não me caiu nada bem! Aí, o FC Porto perdeu a luta do Meio Campo, recuando em demasia no terreno e as transições ofensivas perderam-se com o tempo, mesmo quando adoptamos o 4-4-2, a 15' do final.
Vitória tão suada quanto justa da melhor Equipa, a única que tentou ganhar o jogo e que mais e melhores ocasiões de perigo causou.
O Melhor Jogador em Campo foi sem dúvida o Paulo Assunção, merecendo também destaque o Bruno Alves, Raul Meireles e Lisandro Lopez.

OPINIÃO SPORTINGUISTA, POR PEDRO FERNANDES
Na minha opinião o resultado justo seria um empate. Enquanto na 1ª parte se assistiu a um domínio por parte do FCP, a 2ª parte teve uma predominância do Sporting.

Demonstrámos grande personalidade, postura, coragem... estávamos no Dragão, contra o campeão nacional, contra a equipa com maior orçamento e jogámos sem medo... São indicadores muito importantes.

Foi uma boa arbitragem aliás, como previa... o mais difícil este arbitro consegue. É para mim o melhor árbitro, e explico porquê: não se intimida nem com ambientes nem com jogadores... Arrogante? Talvez... mas sabe que é bom e não admite discussões sobre decisões, nem se sente o campo inclinado. O lance do golo é discutível, logo, o único culpado é o Guarda Redes... lance que suscita dúvidas, só tem que dar 1 coice e mandá-la pras couves... não tem que arriscar na interpretação. Concordo a 500% com o Paulo Bento. Na Tv confirmei um Vermelho indiscutível do Quaresma e possível outro do Pedro Emanuel. Não fomos felizes. As decisões que eventualmente podiam ter pendido para o nosso lado (o suposto corte/atraso de interpretação diversa, foi contra nós... se porventura não tivesse marcado, hoje ninguém estaria dizer que o FCP tinha sido roubado se aquele lance não tivesse sido marcado... e as expulsões... em duas, não nos calhou nenhuma... bad luck... e tinha dado jeito...

Saio ainda mais confiante do que antes do jogo... Esta época já demonstrámos 3 coisas:- que sabemos jogar finais... que não se jogam mas ganham-se! E que quando pormenores que podem fazer tb a diferença nos favorecem não deixamos escapar;
- que damos espectáculo e marcamos golos - Académica;
- que temos uma boa equipa, confiante, com personalidade, coragem e o melhor treinador.

Conclusão: Bom jogo. Bem melhor do que o da supertaça e as 2 melhores equipas nacionais actuais mostraram que estão muito equilibradas e com respeitinho mútuo.

Melhor jogador em campo: Miguel Veloso, sem dúvida.

Sem comentários: