Se o grupo A é forte este ainda é mais. Os Estados Unidos, que venceram recentemente o Four Nation Tournament, é o grande favorito, mas Suécia e China não vão facilitar.
A Finlândia apesar da evolução que tem apresentado é um outsider, principalmente porque as suas grandes estrelas Anne Mäkinen(retirou-se do futebol internacional) e a goleadora Laura Kalmari não estão presentes.
Os Estados Unidos juntam à equipa que venceu o Four Nation Tournament as experientes e fantásticas jogadoras Abby Wambach, Aly Wagner, Kristine Lilly e Shannon Boxx(melhor jogadora da edição de 2006). Também na convocatória está Hope Solo, a melhor guarda-redes da competição no ano passado
A Suécia aparece aqui como incógnita pois perderam todas as jogadoras que compunham o habitual meio campo, com especial destaque para Malin Moström. A “Miss perfect” como era apelidada pelos jornalistas Suecos, era a capitã e organizadora de jogo da equipa. Para além disso não pode contra com outra grande estrela. Hanna Ljungberg a recuperar de lesão vai estar ausente. As esperanças Suecas recaem nas avançadas Victoria Svensson e na jovem Lotta Schelin.
A China é sempre uma adversária temível e que prepara o Mundial e os Jogos Olímpicos a realizar na China desde muito tempo. Possui uma selecção muito jovem, e que tem em Ma Xiaoxu a grande estrela. Jovem goleadora assinou recentemente com o Umea, campeão Sueco, tendo assim aqui uma oportunidade para confraternizar com algumas das suas futuras colegas.
Ausências: A goleadora Laura Kalmari. e Anne Makinen( retirou-se do futebol internacional) e vai vão fazer muita falta à Finlândia. A Suécia não vai contar com Malin Moström(retirou-se do futebol), Anna Sjostrom(retirou-se do futebol internacional) e Hanna Ljungberg(lesionada)
Estrelas: É só escolher, são tantas, por isso aqui ficam algumas.
Estados Unidos com Abby Wambach(foto), Aly Wagner, Kristine Lilly e Shannon Boxx, Hope Solo.
Na Suécia Lotta Schelin(foto) e Victoria Svensson.
A China conta com Ma Xiaoxu(foto).
As nossas jogadoras:
A.D.R.C. Fonte Boa: Dani;
A.R.C. Várzea: Paula Cristina;
Escola F.C: Neide Simões, Francisca Martins e Noémia Figueiredo;
F.C. Avintes: Carla Monteiro;
G.D. Monte Real: Catarina Sousa;
S.C. Estrela: Carolina Mendes;
S.C. Huelva: Ana Rita, Liliana Martins e Rita Carneiro;
S.L. Benfica: Sofia Vieira;
Skovlunde I.F.: Sofia Grave.
SU 1º Dezembro: Ana Valinho, Cátia Reis, Edite Fernandes, Tânia Pinto e Sónia Matias;
UAC Lagos: Cláudia Neto e Jamila Marreiros.
Este grupo é um pouco extra competição e não dá possibilidade de a vencer.
Apesar de jogar em casa e atendendo aos resultados de apuramento para o Mundial, Portugal vai ter uma tarefa complicada para evitar o último lugar. Na edição de 2006 Portugal perdeu com a Irlanda. No apuramento para o Mundial Portugal defrontou a Islândia e os resultados não foram animadores. Derrota fora por 3-0 e derrota em casa por 0-6. Portugal não defrontou a Itália, mas a verdade é que as Italianas conseguiram 15 pontos no seu grupo enquanto Portugal se ficou pelos 0.
Vai ser difícil, mas há que ter esperança que a nossa Selecção consiga uma gracinha.
Ausência: Ásthildur Helgadóttir é uma goleadora nato e a capitã da selecção da Islândia.
Estrela: Emma Byrne(foto) é a guarda-redes titular do Arsenal e que conta já com mais de 50 internacionalizações pela Irlanda. Ciara Grant também representa o Arsenal e é a capitã da Irlanda. Esta jogadora transferiu-se para o Arsenal após dar nas vistas no Benfica da Irlanda.
Transmissões do Eurosport
Uma vez mais o Eurosport vai acompanhar a Algarve Cup, com duas transmissões diárias.
Transmissões da 1ª Jornada – Dia 7:
Grupo B: Suécia – Finlândia: 15:15
Grupo A: Alemanha – Noruega: 17:45
Sem comentários:
Enviar um comentário