sexta-feira, março 02, 2007
Referências estrangeiras do futebol luso: Krassimir Balakov
A referência estrangeira desta semana foi um dos melhores médios que alguma vez pisou um estádio português. Krassimir Balakov foi um búlgaro que marcou uma época no Sporting.
Balakov começou a carreira ao serviço do Etar Veliko Tarnovo, clube da sua terra natal. Estreou-se na equipa sénior apenas com 17 anos. Logo lhe foi “diagnosticado” prodigiosas qualidades e cedo começou a representar a selecção búlgara. Em 1990, Balakov chegou a assinar um contrário pela mais emblemática equipa da Bulgária, CSKA Sofia. No entanto, o jovem Krassimir, apenas com 24 anos, nem chegou a efectuar um jogo pela equipa da capital búlgara, uma vez que a transferência foi anulada e acabou por voltar ao Etar.
Mas, em Dezembro de 1990, a saída da sua cidade natal aconteceu, enfim. O destino que se seguiu foi a cidade de Lisboa, para representar o Sporting Clube de Portugal. Desde logo, demonstrou para o que vinha. Com a sua grande qualidade técnica e excelente visão de jogo, cedo conquistou os exigentes adeptos leoninos. Porém, Balakov esteve em Alvalade numa das fases mais negras do clube de Alvalade. Apesar de os leões contarem com jogadores de grande qualidade, como Luís Figo ou Stan Valckx, o búlgaro apenas conseguiu um troféu ao serviço do Sporting, a Taça de Portugal (94/95), numa altura em que Sporting atravessava uma crise de títulos. As suas grandes exibições no Sporting fizeram com que estivesse presente no Mundial 94, nos Estados Unidos, onde fez parte de uma magnifica selecção búlgara, onde constavam nomes, como Kostadinov, Iordanov, Letchov, Stoichkov, entre outros, que terminou a prova em 4ºlugar. Nos Estados Unidos, Krassimir foi um dos pilares daquela que foi considerada a selecção sensação, que derrotou, por exemplo, as selecções da Alemanha e Argentina. Após conquistar o seu único troféu no nosso país, Balakov transferiu-se para o Estugarda. Em terras germânicas continuou a demonstrar as características que o fizeram herói em Portugal. Fez parte de um trio atacante de luxo, com Elber e Bobic, que levou o Estugarda à conquista da Taça da Alemanha, em 96/97, e à final das Taças das Taças na época seguinte. Aos 37 anos decidiu pendurar as chuteiras. A fim de assinalar tal acontecimento foi organizado um jogo de homenagem entre o Estugarda e “Amigos de Balakov”. Entre esses amigos estavam Kostidanov e Luís Figo.
Depois de acabar a carreira como jogador, começou a dar os primeiros paços como treinador. Começou como adjunto do Estugarda e agora é treinador do Grasshopers. Este ano já esteve em Portugal, onde, felizmente, saiu derrotado ante o Sp. Braga, por 2-0, e consequentemente eliminado.
Krassimir Balakov foi um dos melhores jogadores da sua geração. É o terceiro jogador búlgaro mais internacional de sempre e é considerado o 2º melhor jogador de todos os tempos no seu país, logo a seguir a Hristo Stoichkov.
"É um génio, um tesouro. Se pudesse, tinha-o treinado em todos os clubes por onde passei. Grande visão de jogo e supercraque com a bola."
Boby Robson
Ficha Técnica
Nome: Krassimir Balakov
Data de nascimento: 29/03/1966
Naturalidade: Veliko Tarnovo
Nacionalidade: Búlgara
Posição: Médio
Clubes que representou: Etar Veliko Tarnovo, Sporting e Estugarda
Internacionalizações: 92 (16 golos)
Palmarés:
Uma Taça de Portugal
Um campeonato Búlgaro
Uma Taça da Alemanha
Melhor jogador do campeonato português em 1992
Jogador do Ano na Bulgária em 1995 e 1997
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário