quinta-feira, março 01, 2007
Até Sempre, Bento
Manuel Galrinho Bento, nasceu na Golegã a 25 de Junho de 1948. Tornou-se certamente num dos melhores guarda redes portugueses de sempre e deixou-nos hoje com 58 anos, dia 1 de Março de 2007, um dia após as comemorações do 103º aniversário do clube que tanto amou.
Certamente muitos se habituaram a crescer olhando para a baliza do Benfica defendida por este homem que era absolutamente extraordinário e por vezes "louco"... Exibições como as da meia final do Europeu de 84 frente à França, a vitória por 1-0 na Alemanha no apuramento para o Mundial do México ou ainda um fantástico empate na Escócia a zero no início da década de 80 ficará para sempre na memória de quem viu esses jogos.
Iniciou a carreira no Barreirense e chegou ao Benfica em 1972, com 24 anos. Até 1976 teve de ir compartilhando a baliza com outro gigante das balizas encarnadas, José Henrique, mas a partir de 76 a baliza passou a ser sempre dele. Bento é recordado pelas suas defesas acrobáticas, sangue-frio e temeridade. Jogou 20 anos de águia ao peito, fez 611 jogos e sofreu 447 golos.
Era, também, para além de bom defensor de grandes penalidades, um bom executante deste castigo, característica que lhe permitiu evidenciar-se no desempate de alguns jogos ou eliminatórias. Mas não só. Marcou mesmo um golo ao Sporting, a 23/06/76. Durante a sua carreira, somou 63 internacionalizações pela Selecção Nacional, que capitaneou em 26 ocasiões. Pelo Benfica, conquistou 8 Campeonatos Nacionais e 5 Taças de Portugal.
Ainda ontem Manuel Bento havia participado das comemorações do 103º aniversário do Sport Lisboa e Benfica, pelo que a notícia do seu falecimento colheu todos de surpresa.
O Futebol de Ataque recordará este guarda redes para sempre como um eterno campeão. Apesar de guarda redes, foi sempre e será um grande atacante! À família enlutada a equipa do Futebol de Ataque endereça as suas condolências.
Obrigado Bento por tudo! R.I.P.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário