Aí está o 1º Clássico desta temporada na Liga Bwin! Sporting e FC Porto certamente irão travar uma dura «batalha» pela conquista da liderança do Campeonato, que neste momento é repartida precisamente pelos dois Clubes, apesar do melhor Goal-Average actual dos Dragões, dado que têm mais 5 golos apontados que os Leões, sendo que até ao momento ambas as formações têm igual nº de tentos sofridos, 3...!
Os treinadores Paulo Bento e Jesualdo Ferreira, apesar de parcos em palavras já afirmaram as suas intenções, restando-nos aguardar que concretizem as suas intenções. Aqui é mesmo assim, «Aqui nunca se joga para o Zero Zero»!
Até hoje, Leões e Dragões defrontaram-se por 72 vezes em Alvalade. A superioridade dos visitados é clara, suportada nos seus 40 triunfos contra os 18 conseguidos pelos Portistas. Contudo, nem tudo é mau para os Azuis e Brancos, pois a tendência tem vindo a inverter-se, dado que nos últimos 15 jogos os Dragões venceram por 7 vezes, sendo que registaram-se 4 vitórias Sportinguistas e outros tantos empates.
Por curiosidade, registe-se que na última época o triunfo pertenceu mesmo ao FC Porto, no encontro que praticamente decidiría o Título. Jorginho foi o marcador do golo Portista, sendo que este mesmo jogador tem-se revelado um autêntica «Besta Negra» dos Leões... Nos últimos 4 jogos que os enfrentou apontou outros tantos tentos, sendo que num deles contou com a decisiva contribuição de Anderson Polga.
A maior vitória dos Leoninos foi na temporada 1936/37, vencendo o FC Porto por 9-1!! Para termos noção do impacto desse triunfo Sportinguista, registe-se que a maior goleada imposta pelos Dragões aos seus rivais aconteceu precisamente um ano antes, na temporada de 1935/36, com uma «vendaval» Portista de 10-1!!! Em Alvalade, o melhor que os Nortenhos conseguiram fazer foi um triunfo por 3-0 na temporada de 1972/73.
Outra curiosidade prende-se com o resultado mais comum nos duelos em Lisboa. Pois é, apesar de toda a superioridade do Sporting em número de vitórias, o resultado que mais vezes foi repetido foi o do triunfo Portista por 1-0... Tal sucedeu em 10 ocasiões!
DUELO
NANI não engana! A sua técnica individual é comparável à dos predistinados, no entanto as suas constantes mudanças de ritmo, acelarações, espontaneidade e improvisação é que conseguem provocar os maiores estragos nas defesas contrárias. O jovem Leonino, de 19 anos, formado nos escalões de formação do Real Clube de Massamá, é daqueles jogadores capazes de decidir um jogo sozinho. Caso no Futebol se atruíssem notas artísticas, certamente ele teria notas elevadas, até pela forma como festeja os golos!
RICARDO QUARESMA tem duas enormes virtudes, a Fantasia e a Imprevisibilidade so seu Futebol, ainda por cima tendo a baliza adversária e os seus colegas na área como as suas grandes referências! Curiosamente foi formado nos escalões de formação de Alvalade, tem um número infindado de fintas para deixar os adversários pregados ao relvado e faz golos e cruzamentos fantásticos! A «Trivelada» é a sua imagem de marca, por muitos considerado como o Harry Potter dos Estádios de Futebol, dados os poderes mágicos daqueles pés...
Em suma, que seja um óptimo jogo, entre duas equipas com legítimas aspirações à conquista do ceptro de Campeão Nacional desta época, que o Fair-Play impere ao mais alto nível e que vença o melhor, sendo que estou crente na capacidade do meu Clube...!!
Sem comentários:
Enviar um comentário