terça-feira, outubro 17, 2006

Dilúvio Azul e Branco

Noite de temporal na Cidade Invicta, que afastou muitos espectadores do Estádio do Dragão, mas o dilúvio foi mesmo Azul e Branco!
Uma autêntica «tromba de água» abateu-se sobre o relvado do Estádio do Dragão assim que se iniciou a partida do FC Porto e o Hamburgo, contudo o bom futebol apresentado pelos Dragões foi suficiente para dar outra calma a todos os adeptos Azuis e Brancos ali presentes.

Não demororu muito a mostrar todas as suas intenções o FC Porto, dado que logo nos segundos iniciais já Helder Postiga tomava de assalto a baliza dos Germânicos, contudo o seu remate saiu muito por cima.
Aos 14' apareceu o 1º golo dos Dragões por Lisandro Lopez! Anderson recupera uma bola junto da defesa contrária e apanhando-a em contrapé "só" teve de se isolar pelo lado esquerdo e serivir na perfeição o avançado Argentino, que empurrou a bola para a baliza deserta.
Galvanizado pelo golo madrugador, o conjunto Português partiu para uma boa exibição, tendo desfrutado de várias situações, nas quais poderia e deveria ter dilatado o «placard». Destaque para um erro do árbitro Luxemburguês, ao não assinalar uma GP clara de De Jong sobre Ricardo Quaresma.
O Hamburgo, que em 10 jogos oficiais nesta época ainda não venceu, desfrutou de uma única ocasião de golo e Ljuboja até introduziu a bola dentro da baliza de Hélton, contudo o árbitro anulou o lance, por uma ilegalidade que ninguém se apercebeu. O árbitro estava perfeitamente desajustado deste jogo...
O pior para o FC Porto estava ainda para vir, pois aos 41', Anderson teve de ser substituído por problemas musculares, que o poderão impedir de alinhar no próximo Domingo no Alvalade XXI.
Com Jorginho no lugar de Anderson, os Dragões perdiam criatividade, mas ganhavam mais combatividade a meio campo, pois o «miúdo» ainda tem de crescer muito nesse aspecto.
Aos 45' uma «oferta» de Ljuboja permitiu aos Azuis e Brancos ampliarem a vantagem! O avançado do Hamburgo meteu inadvertidamente a mão à bola na grande área Germânica e desta vez o árbitro assinalou a devida GP, ficando no entanto por mostrar o respectivo «amarelo» a Ljuboja, que seria o seu segundo e ditaria a sua expulsão da partida. Lucho Gonzalez facturou, colocando o FC Porto com dois golos de vantagem.

Na 2ª metade o jogo não sofreu grandes alterações, sendo que os Dragões controlaram sempre as operações.
O jogo estava sereno e sem grandes oportunidades, até que Ricardo Quaresma resolveu mostrar toda a sua enorme «classe»! 69' e o «Ciganito» pegou na bola do lado esquerdo, correndo em sentido cruzado com a mesma, servindo depois milimetricamente Helder Postiga, que cheio de calma, confiança e no limite do Fora-de-Jogo concluiu o lance com um cabeceamento perfeito! Foi o seu 4º jogo consecutivo a marcar...
Aos 80' foi a vez de Bruno Moraes brilhar! O possante avançado «trabalhou» muito bem um lance sobre Mathijsen e serviu de forma primorosa Lisandro Lopez, que com um toque subtil apontou o seu 2º tento na partida e o 4º dos Dragões.
Por fim, aos 89' o Hamburgo conseguiu reduzir por Trochowski, com um bom golo, numa altura em que a descontração Portista era evidente.

Vitória incontestada, sem margem para dúvidas e cheia de classe do FC Porto. O dilúvio Azul e Branco no Estádio do Dragão foi forte demais para um Hamburgo muito debilitado e que sentiu em demasia a falta de vários elementos importantes para a sua manobra, como são os casos de Kompany e, claro está, Raphael Van der Vaart.

MELHOR EM CAMPO
Lisandro Lopez foi um trabalhador incansável! Grande guerreiro e claro, jogando mais vezes ganhará sempre mais confiança, tal como se viu hoje. Dos seus pés a bola saiu sempre bem jogada e foi extremamente oportuno nas suas já conhecidas diagonais sem bola, além da enorme ajuda para que a pressão Portista seja feita bem mais acima daquilo que se viu noutros jogos. 2 golos, muita classe e transpiração, como tal mereceu esta distinção!

ÁRBITRO
Mau demais este árbitro Luxemburguês, Alain Hamer! Deixou uma GP por assinalar a favor dos Dragões, anulou muito mal um golo limpo aos Germânicos e não expulsou Ljuboja. Uma noite para esquecer!

POSITIVO DO JOGO
* Finalmente um ambiente de jeito no Dragão. É assim mesmo, mais vale poucos e bons do que muitos sem qualquer «pica» para aquilo. No entanto 31.109 numa noite tão chuvosa como esta, acaba por ser uma boa casa.
* Fucile estreou-se de forma segura, com personalidade e a mostrar que afinal Bosingwa já tem substituto, como tal o melhor mesmo é «fechar a matraca» e trabalhar...
* Lucho e Quaresma ainda não estiveram no seu melhor, mas já se sentiu um pequeno «cheirinho» do perfume do seu futebol.

NEGATIVO DO JOGO
* A assustadora fragilidade do Hamburgo. Mostrou porque razão ainda não tem sequer um ponto em 3 jogos...

Sem comentários: