segunda-feira, outubro 30, 2006

Braga Vs Maritimo


Olá a todos,

Ontem, o Marítimo deslocou-se ao Continente para realizar mais um encontro agendado para a liga suprema do futebol nacional, desta feita contra a equipa de Braga no estádio da “pedreira”.

AVISO:

Para aqueles que pensam que vou fazer um ODE de homenagem a Ulisses Morais, nem vale a pena lerem o resto do POST.

Sinceramente, eu nem vi o jogo, não acreditei no potencial de Ulisses para conduzir o Marítimo, que tenho visto ultimamente, numa vitória contra aquela que considero um dos grandes do futebol Nacional.

Liguei o rádio por volta dos 15m de jogo, e qual não é o meu espanto, o Marítimo já estava a ganhar desde o minuto 3 por golo de Gregory. Eu nem queria acreditar, mas lá fui ouvindo, só dava Braga Vs. Marcos, que fez 3 defesas impossíveis logo depois do golo dos do Funchal.

O comentador da rádio, lá ia dizendo que só dava Marítimo mas eu só ouvia era MARCOS salva, MARCOS tira estava um bocado baralhado com o que se passava.

Aos 24m, ai é que foi, MBESUMA, mais um vez ele, com um remate rasteiro faz o segundo golo do Marítimo.

A meio campo, Olberdam e Wenio faziam a parelha correcta e eficaz, Marcinho a jogar no meio partia a cabeça aos de BRAGA, e a meio é onde ele deve jogar e onde produz futebol.

Marcinho, arquitectado como deve, lá foi partindo a cabeça não só ao adversário, mas também ao ULISSES, que espero eu, tenha compreendido de vez que ele só pode jogar a meio campo e nunca nas alas.

O Braga de gatas e completamente perdido, lá ia tentando dar a volta à coisa, Césinha era o mais inconformado e ainda assustou as hostes Maritimistas por várias ocasiões.

Na defesa do Maritimo, Alex, que conquistou a titularidade frente ao Beira Mar dava provas que pode ser um grande central, e na linha Zé Gomes parece que acertou de vez, grande jogador.



Vamos para intervalo, com tendência positiva para os da Madeira, 0-2 no marcador

O Publico que havia vaiado os da casa na saída para os balneários, recebeu-os com mais assobios ainda.

A 2ª parte inicia-se praticamente com a expulsão de Maurício que entra a matar sobre Evaldo, uma expulsão que deve dar ao jogador 3 jogos de “folga” se for menos é vergonhoso.

Logo de seguida, uma situação pouco vulgar numa equipa de primeira divisão, um ataque pela direita do Maritimo, aparentemente inofensivo, foi paupérrimamente aliviado pela defesa Bracarense, a bola sobra para Marcinho que com um bom remate, deixa o guardião dos Minhotos completamente batido.

Estava feito o terceiro golo, perante a apatia dos da casa, o publico não gostava e na rádio notícias de goleada já começavam a sair.

Foram precisos mais 4m para que Alex, o central, mais uma vez livre de marcação, ou pelo menos, marcado infantilmente pelo seu homónimo, marcasse mais um golinho para animar os de cá. Dizem que foi com o braço, eu já vi as imagens e até concordo com o que dizem por ai. O golo devia ser anulado, infelizmente para o Braga não foi, mas penso que não ia influenciar o resultado.

Alex é expulso 10m depois, já com Zé do Golo em campo, a expulsão foi justa e nada a dizer.

Carvalhal, na minha opinião pecou por tardio, Zé do Golo é um jogador de topo e deveria ter entrado de inicio, aliás, foi a entrada dele que espevitou os da casa a melhorou em muito a sua prestação, mas eu não sou treinador portanto a minha opinião é uma mera pedra num longo muro.

Cesinha, inconformadíssimo com o resultado, acabou por marcar o golo de honra, e que golo, bonito e bem executado, deixou Marcos sem hipóteses.

O jogo terminou com o Braga todo em cima do Marítimo, há que dizer que o Marítimo ainda desperdiçou algumas outras oportunidades de golo mas isso são contas de outro rosário, e pedir mais era injusto.

4 golos do Marítimo, uma boa estreia nas vitórias fora de casa, ainda por cima frente a um equipa que considero ser uma das melhores do nosso campeonato, não foi uma derrota pesada dos da casa, isto porque, certas opções pagam-se caras e Carvalhal pagou por isso, desde há muito que venho a dizer que Zé GOMES não pode ficar no banco, ficou o BRAGA não marcou, entrou o BRAGA não só melhorou como ainda marcou.

Quanto ao Marítimo, não foi esta vitória que me fez mudar a opinião que tenho de Ulisses, aliás, porque a escolha de Luís Olim foi muito mal feita e nem aos convocados deveria ter ido, um jogador que não cumpre os requisitos para jogar na liga maior do futebol Português.

Arbitragem:
Paulo Costa esteve bem de um modo geral, não tenho a certeza, mas acho que ficou um penalti por assinalar contra o Braga, no lance em que Kanu é derrubado e o golo de Alex por anular, mas nada que influencie o resultado, de 1 a 10 dou-lhe 4.

Melhor jogador do Marítimo

Vou destacar OLBERDAM, é um jogador que ganhou a titularidade a meio da época passada, mostrou que é um excelente jogador e que faz um parelha endiabrada com Wenio, já devia estar a jogar desde o inicio da época, só o ULISSES é que não vê isso.
MARCINHO E MARCOS, ficam para 2 e terceiro lugar, por tudo o que fizeram e as imagens falam por si, obviamente que Marcinho foi sem duvida o melhor em campo, mas o meu destaque para OLBERDAM é porque mostrou que não deve ser subaproveitado por ULISSES.

Pior jogador do Marítimo

Vou eleger Alex, não porque tenha feito uma má exibição, mas por ter comprometido a equipa com a expulsão, apesar da falta ter sido cirúrgica podia ter complicado a vida ao Marítimo se não tivéssemos mais hipóteses de substituição.

Conclusão:

O Maritimo esteve em grande ontem à noite, jogou um futebol fluido, bons passes, boas transições, em suma, quase não cometeu erros. Finalmente Ulisses Morais entendeu que Marcinho não é Extremo, que Olberdam trabalha melhor que André Barreto, que Filipe Oliveira não é defesa esquerdo, só fico triste que tenha demorado 9 jornadas a entender isto.

Quanto ao Braga, considero que não deixam de ser uma boa equipa e até têm boas possibilidades de voar bem alto na UEFA, não é por morrer uma andorinha que morre a primavera e há dias assim, portanto deixo aqui uma palavra de apreço para os de BRAGA, é uma equipa pela qual nutro alguma simpatia e em termos de plantel acho que estão muito bem servidos, só pecam por não apostarem mais no Zé do GOLO.

FORÇA MARITIMO…

Sem comentários: