Os jogos do C.S.Maritimo no Estádio dos Barreiros podem ter os dias contados. Ontem, dia 17 de Outubro de 2006, a Direcção do Clube apresentou oficialmente o projecto do novo estádio, que terá o nome de, Estádio do MARITIMO.
O Novo estádio, terá capacidade para 10 mil pessoas, a infra-estrutura estará pronta a tempo de ser usada pelo Marítimo na época 2008/09.O concurso publico para adjudicação da obra estará concluído dentro das próximas semanas e as obras deveram iniciar-se ainda antes do fim do corrente ano.
Este projecto ficou a cargo do arquitecto Pedro Araújo e foi apresentado no salão nobre da Câmara Municipal do Funchal na presença do Edil e de Francisco Fernandes.Segundo o arquitecto, o seu projecto foi todo ele inspirado nos modelos dos estádio ingleses e ainda no estádio do Bessa.
O Edil, Miguel Albuquerque, enalteceu a importância da obra e respectiva edificação numa zona, que considera uma nova centralidade da cidade do Funchal.
O Estádio vai ser construído na zona da Praia Formosa, freguesia de São Martinho, zona Este do Funchal. A escolha do local ficou a cargo da direcção do clube, que nas palavras do presidente, é um regresso às origens, o MAR, segundo ele o facto de o estádio ficar perto do mar é sem duvida de salutar e uma homenagem a todos os fundadores do clube, homens ligados ao mar.
Em termos de responsabilidades financeiras, o financiamento do estádio é bipartido entre o clube e o Governo regional, sendo que o financiamento é prolonga-se por 15 anos, não foram adiantados valores de custo, porque o concurso ainda não foi lançado.
Estádio do Marítimo
Especificações Técnicas:
Edifício Comercial e Administrativo
Estádio de Futebol
Parque de estacionamento Norte Sul, com capacidade para 1580 lugares
Características do Estádio
Capacidade: 9553 pessoas
Área: 57.443m2
Campo: comprimento de 105m, largura 68m, Área de segurança entre o relvado e as bancadas 6m.
Espaços interiores: Quatro balneários para os atletas, dois para treinadores e outros tantos para árbitros. Gabinete para o Delegado de jogo, instalações de serviços médicos, serviços de controlo antidopagem, duas instalações de aquecimento e musculação e um centro de estágio health club.
O estádio estará dotado ainda de lugares cativos, sócios, e visitantes, sendo que as bancadas dos topos serão para entradas económicas, com cobrança feita no estádio.Terá ainda Camarotes VIP, presidencial, comunicação social e empresas. As entradas do estádio terão algumas lojas do clube, lugares VIP, empresariais e Comunicação social estarão dotados de sanitários individuais, e um pequeno serviço de Cathering que será fornecido pela empresa que explorará o restaurante do estádio.
O Estádio é sem duvida um espaço moderno, todo ele coberto, adaptado à realidade regional e que servirá os mais variados propósitos relacionados com o desporto rei, Carlos Pereira acrescentou ainda que, sendo este estádio totalmente homologado pela UEFA, o Marítimo não terá qualquer reserva a partilhar as suas instalações com todos os outros clubes da Madeira, desde que essa cedência não implique obviamente restrições à equipa da casa.
Outro objectivo do clube, será encetar parcerias com clubes mundiais e nacionais para que estes, caso seja do seu interesse possam usar as instalações do Marítimo para jogos amigáveis em terreno neutro bem como proceder a estágios de pré-epoca e preparação.
Ora vamos lá então, resumindo e concluindo, o projecto foi apresentado ao som do tema " A PEDRA FILOSOFAL", o sonho comanda a vida foi o mote de abertura, e ao que parece este é um sonho que se tornará realidade em breve. Agora há que ser realista e enfrentar o jogo pelo jogo, e para já, tudo isto parece muito bonito e credível, nada a opor, mas senhor presidente, vamos lá tratar do mais importante no momento.....VITORIAS E ESTABILIDADE, caso contrário a segunda liga vai ser a liga de 2 plano em termos mundiais com os melhores estádio.
Sem dúvida que apoio este projecto, sou de parecer positivo para o que está a nascer e a direcção tem todo o meu apoio como Maritimista, sem duvida. Mas há que colocar os pés no chão e começar a gerir a realidade, temos um treinador duvidoso e uma equipa que não me parece apta a lutar por um lugar Europeu, na minha opinião, esta ambição "técnica" devia ter um reflexo positivo e mais árduo na equipa de forma a que esse estádio e todos os Maritimistas possam ser felizes numa casa que é sua mas com competitividade e GARRA, afinal somos os maiores das ilhas e temos que mostrar um bom futebol para que a felicidade bata nos nossos corações com as VITORIAS DO NOSSO ETERNO MARITIMO.
FORÇA MARITIMO....
Sem comentários:
Enviar um comentário