quarta-feira, fevereiro 11, 2009

PREPAREM-SE QUE VEM AI OUTRA PROPOSTA DE ARRASAR

Não sou pastor de nenhuma igreja, mas acho que está na hora de seguirem o meu pensamento.

Aqui há cerca de 3 meses alertei, até escrevi sobre isso, chamando a um documento que pus a circular, "NOS BASTIDORES PREPARA-SE UMA VERDADEIRA TRAIÇÃO", sobre a alteração aos QUADROS COMPETITIVOS que foi discutida na Assembleia de 31 de Janeiro. Não me perguntem se foi aprovada ou não, porque a confusão dai resultante ainda não foi suficientemente esclarecida, mas o importante é ligar a decisão que ai foi , ou pretendeu-se, ou pretende-se, tomada, dizia eu, ligar a uma outra decisão que se pretende para breve e que hoje a Rádio Renascensa anunciou.

Há já algum tempo que eu sei que baila na cabeça de alguns seres pensantes que a resolução daquilo que é considerado o problema do futebol profissional português - as fracas assistências e as dificuldades económicas - que se resolvem acabando ou reduzindo ao minino o futebol considerado não profissional.

Eu sei que isto vem sendo engendrado há algum tempo e não foi em vão que a Assembleia a que trás me referi determinou a extinsão da III Divisão.

Pois meus amigos, prepara-se e já se está a mentalizar a comunidade futebolistica para pôr em marcha um novo projecto para a I e II Liga, que se baseia mais ou menos nisto, 12 clubes para a I Liga, II Liga em duas séries e equipas B´s das equipas da I Liga a participar nesta II Liga. É a defesa do futebol português no seu melhor, o que acham a isto? Escusado será dizer que isto necessita da aprovação da Assembleia da Federação, o que é o mesmo que dizer que se depender daquelas Associações que nos surpreenderam com a sua sapiência ao decretarem a extinsão da III Divisão, que isto é trigo limpo, como soe dizer-se.

Meus caros, isto não é para já, mas que está ser preparado está. A primeira tentativa , se não mesmo implementação, será em 2010/2011. Se houver forças para isto avançar, só nos resta inscrever no INATEL, ai não se paga arbitragens, policiamento e outras coisas mais. Eu até aconselho aos orientadores desta ideia, já agora, que façam como o Campeonato da NBA, uma liga fechada, já ninguém os chateiam.

Como vêm há situações que se ligam com muita perfeição. Que tal, foi em vão que as Associações votaram a extinsão da III divisão? Não, não foi.

Para terminar vêem muitas vezes os Presidentes das Associações de Futebol a ver jogos das v/equipas quando estão nos Regionais ou mesmo nos Nacionais? Não, não vêem, mas vêem nos jogos das Selecções Nacionais a botar figura nos camarotes. Por hoje tenho dito.


Por DOMINGOS ESTANISLAU - PRESIDENTE DO CLUBE FUTEBOL BENFICA

/----------------/


Comentário particular da minha autoria, Estrela.

Da minha parte também já estava ao corrente desta ideia das Equipas B na Divisão Honra... Sempre fui contra as Equipas B em campeonatos normais com equipas normais, por mim devia haver um campeonato de Reservas ou Equipas B à parte.


Tambem defendo e acho que é a unica soluçao para as equipas-empresas que são as SAD, deviam jogar um campeonato fechado tipo NBA sem subidas ou descidas, ganhavamos todos com isso, ninguém jogava para não tentar descer e jogaria-se aberto e com equipas que realmente se podem chamar equipas, as outras na Primeira Divisão acabam por não jogar futebol, e o único sitio onde se acaba por ver futebol é entre as equipas grandes e semi-grandes (Sp. Braga, Vitória, Maritimo...) e nas divisões inferiores onde as equipas jogam para subir ou para a permanencia mas jogam. Nenhum adepto de uma equipa grande se sente entusiasmado em ir ver uma equipa pequena com 11 atras da bola a praticar anti-jogo, assim como os adeptos das equipas pequenas não gostam de ir ver a equipa fazer essas figuras em casa de ninguém, quando na maioria das vezes nem sequer dá resultado, apenas atenuam as derrotas de 3 ou 4 golos por um mísero 1-0 em que o espectaculo não existiu e todos sairam defraudados.

Devia criar-se uma Primeira Divisão fechada com 10 ou 12 equipas (ou mais dividida em duas series) e que sejam SAD ao mesmo tempo, mas que tenham adeptos. Campeonato jogado a um número determinado de voltas (3, 4 ou mais) com todos contra todos, podendo criar-se um play-off com quartos-final, meias finais e final tambem estes jogados a varias voltas como ja sucede nos outros desportos.

Enquanto não virem que essa é a unica soluçao para o futebol-empresa-capital que hoje existe ninguém estará satisfeito, sejam os grandes ou os pequenos, porque ambos se irão prejudicar mutuamente e constantemente. É preciso desde já e sem mais delongas dividir as equipas normais das equipas SAD, porque ambas teem objectivos e problemas diferentes.

Sem comentários: