Jogo: 5º jornada liga BWin
Equipas: C.S.Maritimo Vs. Estrela da Amadora
Arbitro: Jorge de Sousa
Publico: 6200
Ontem, a equipa tricolor visitou o Funchal para defrontar o C.S.Maritimo.O jogo começou bem para a equipa da casa, os bicolores apresentaram-se numa táctica já habitual, 4x2x1x3, a mesma que Ulisses tem vindo a impor aos de cá.
No banco ficaram Wenio, Kanu e Jardel, que deram lugar a Fernando, Neca e Moukori. Finalmente Ulisses acordou para a vida e encostou o Jardel.
O Estrela por outro lado apresentou um futebol recuado, como era de esperar, mas não tão cerrado como por ex o AVES, que não é exemplo para ninguém.
O Maritimo, perante um estrela coeso, não teve arte engenho para finalizar correctamente durante os brilhantes 30m da primeira parte.Os verde rubros foram sempre mais atacantes, mais perigosos e dominadores.O estrela tentava imprimir um ritmo de jogo mais lento e tentava sempre sair em contra ataque, mas com pouca eficácia.
Aos 15m de jogo, Lipatin liberta-se do seu marcador dentro da área adversaria e remata ao poste, primeiro lance de perigo para a baliza tricolor. 5m depois, novamente Lipatin, remata em desequilíbrio mas colocado, a bola vai novamente ao poste, desta vez foi o direito.
Não obstante este domínio, o Marítimo continua a evidenciar falhas gravíssimas em termos de futebol inter-sectorial, não consegue iniciar e terminar uma jogada, joga com a bola muito levantada e pior de tudo, muito perdulário nas alas muito por culpa dos dois defesas laterais.
Os últimos 10m da primeira parte foram de domínio tricolor, os Dauto Fakirá percebeu que podia explorar as laterais Maritimistas, e começou a atacar, assim foi que aos 43m Jones, na cara de Marcos remata para o ar.
O estrela, ao contrário do Marítimo, jogava com a bola colada na relva, fazia bem as transições e revela uma boa organização, só peca pelo meio campo, tem elementos fraquinhos que não conseguem dar consistência ao jogo tricolor.
Chega o intervalo, o publico começa a ficar nervoso e a contestação a Ulisses começa a subir de tom.
Intervalo nos Barreiros,Chuva brava, o marcador invicto 0-0
Vem a segunda parte, e o mesmo do fim da primeira, o Estrela e bem sobe e em 5m podia ter marcado 3 golos.
Aos 50, Tiago Gomes isolado por Jones remata colocado mas Marcos salva o golo e a inauguração do Marcador. Logo de seguida foi Dário,frente a frente com Briguel que não sabia o que fazer, contorna-o como manteiga quente e novamente com um bom remate, mas a bola sai ao lado do poste de marcos e como não há duas sem 3, novamente Jones, faz um cruzamento exemplar, só faltou Dário calçar o 48 para tocar e marcar, a bola acabou por sair pela linha lateral.
Marcinho, responde ao pendor ofensivo do Estrela, com um potente remate que vai embater à barra da baliza de Paulo Lopes.
Em resposta a esta situação, ULISSES, um gajo inconformado faz mais uma das suas brilhantes anormalidades, perante tal pendor ofensivo do estrela resolve que a melhor solução é retirar um CENTRAL, não vai de modas, mete Kanu e tira Milton do Ó que até então era o melhor defesa do Maritimo.Dizem alguns que foi por lesão, tudo bem, mas porra tirar um defesa quando tinha André Barreto a jogar muito mal????Não entendo o Ulisses.
Tanto dá até que fura, 4m depois da substituição, BRIGUEL (eu já prefiro ficar calado) num dos seus brilhantes momentos de inspiração, cara a cara com Dário numa jogada em tudo semelhante à primeira, não sabe o que fazer, DARIO sabe muito bem e pumba lá vai alho, estava inaugurado o marcador nos Barreiros com ULISSES MORAIS a ver a banda passar e Briguel a dar socos no chão. Sinceramente, eu se fosse o Marcos tinha era dado um soco nas trombas do BRIGUEL.
A contestação nos Barreiros sobe de tom, alguns lenços brancos e muitos gritos para o banco de suplentes, com Marcos a serenar os ânimos nas bancadas.
O resto do jogo foi o melhor do dia, as equipas a jogar aberto e sempre a atacar, grande postura do Estrela, que mesmo em vantagem não se conformou e foi à luta, já com Mbseuma e Filipe Oliveira em campo, por troca com EVALDO (Mais um defesa) e Moukori.
A táctica do Maritimo baralhava todo e qualquer um que pensa que percebe de futebol, ora Neca ia para ora ia Fernando, e agora vejam isto……….GREGORY jogou a médio durante grande parte do jogo era a P… da loucura meus senhores.
Kanu ainda faz um golo, que foi prontamente anulado pelo Arbitro, no estádio tive dúvidas na TV não da para ver, porque não estudaram o lance, ainda.
Aos 82m, Neca marca um canto, que Mbseuma encosta para golo, não houve tempo para festejos, bola a meio campo e siga para a loucura.
O Estrela responde, novamente ele, Dário, vem cego e louco entra na área contorna Briguel e Fernando mas esqueceu-se que tinha pela frente o Marcos, faz um remate maravilhoso, mas Marcos nega novamente o golo a Dário.
Nas bancadas o publico estava em total descrença com o que se passava na defesa Maritimista.
Ao cair do pano, Neca na marcação de um livre, deixa a bola na área e Lipatin de cabeça mete ao segundo poste.
Vitória dos da casa por 2-1, num jogo estranho mas que ate teve uma ponta de adrenalina.
Melhor em campo:
Do Marítimo, voto no Marcos, foi ele que ganhou o jogo, fez duas defesas impossíveis e garantiu a estabilidade do marcador por outro lado chamo ao podium, NECA, LIPATIN e KANU, os três foram o carvão naquela fornalha meio morta.
Da parte Tricolor, destaco 3 figuras, Dário, Tiago Gomes e Jones, jogadores a ter em atenção, especialmente Tiago Gomes que revelou algumas qualidades técnicas fora do normal, se bem que foi marcado por Briguel e fez deste o que quis.
Pior em campo:
-André Barreto e Briguel.
Arbitragem:
Exemplar, Jorge de Sousa foi muito bem auxiliado, sancionou o que tinha de sancionar, deixou o jogo fluir. Dou 5 pontos aos 4 senhores, numa escala de 0 a 5.
Melhor do Jogo:
-Pendor ofensivo exemplar da primeira meia hora Maritimista
-Os últimos 20m de jogo, grande qualidade de parte a parte
-A postura do Estrela, a equipa de Faquirá, não obstante algum recuo na primeira parte, saiu para o ataque e fez a diferença, mesmo estando em vantagem não recuou
-O segundo golo do Maritimo, boa execução
-As duas grandes defesas do Maritimo
-A prestação de Neca, o jogador tem vindo a subir de forma
Pior do jogo:
-As escolhas de Ulisses Morais
-Ambos meio-campo, muito fraco, se bem que o do Estrela é melhor
-As bolas altas do Maritimo, joga com a bola muito levantada
-Não ter havido chicotada ao Ulisses
-A prestação de Briguel, sem duvida uma grande porra
Conclusão:
O Maritimo venceu, teve uma primeira parte de luxo e se tivesse concretizado talvez o resultado tivesse sido mais dilatado, o meio campo é fraco e continua a jogar com as bolas muito levantadas, é muito prejudicial para as transições inter-sectoriais, os laterais estão mal explorados e na minha modesta opinião, foram eles os culpados da parte má do Marítimo ontem.Ulisses Morais voltou a asneirar a grande, valeu ao Maritimo a entrega dos jogadores mais avançados e Marcos que evitou aquilo que podia ter sido a vitoria do Estrela, foi um jogo incaracterístico mas agradável, penso que a vitoria foi justa.
Quanto aos da Amadora, discordo com aqueles que dizem que a equipa não tem valor, eu penso que falta ali mais consistência a meio campo e acima de tudo um bom finalizador, ontem tiveram bem.Mudei a minha opinião acerca do Dauto Faquirá, considero que ele soube orientar a equipa bem e teve boas opções.
O resultado podia ter sido 4-3 não fosse Marcos a evitar dois golos, o poste e a barra da baliza visitante terem evitado 3 do Marítimo.
Polémica:
Como já disse antes, houve um golo anulado a Kanu, sinceramente não sei se está ou não fora de jogo, só na TV é possível descortinar o lance, vamos esperar para ver, de qualquer maneira dou o beneficio da duvida à excelente equipa de arbitragem.
Curiosidades:
Ontem, no meio das bancadas e durante quase toda a primeira parte do jogo, apareceu uma lagartixa, ora, foi o pânico nas bancadas entre as mulheres que lá estavam, de vez em quando, lá se ouviam uns gritos malucos cada vez que a lagartixa assustada resolvia passar pelas bancadas, o animal acabou por ter um final trágico passados que estavam 40m da primeira parte, quando se ouviu palmas e gritos de alegria, foi o fim da lagartixa que levou uma pesada de um adepto que por ali andava. A chuva dominou todo o intervalo, mas durante o jogo nem uma gota. Mesmo assim 6mil pessoas foram ao estádio assistir ao jogo, no final alguns lenços brancos foram agitados em sinal de protesto contra ULISSES MORAIS.
Força Maritimo...
Sem comentários:
Enviar um comentário