domingo, outubro 08, 2006

Portugal vs Azerbaijão


Estádio do Bessa
Assistência:
18.000 espectadores
Árbitro: Mark Halsey (ING)

A Selecção Nacional venceu o Azerbaijão, por 3-0, no Estádio do Bessa, no seu segundo jogo do Grupo A de qualificação para o Euro'2008. Cristiano esteve em destaque ao apontar 3 golos, mas apenas só dois deles foram assinalados e mais um de Ricardo Carvalho.

Scolari tinha “exigido” aos seus jogadores 4 pontos nesta dupla jornada frente ao Azerbaijão e à Polónia. Com esta vitória, num despido Estádio do Bessa, Portugal fica a 1 ponto do objectivo traçado, mas Portugal pode muito bem conseguir os 6 pontos.

Com Simão, Cristiano Ronaldo e Nuno Gomes na frente de ataque, e com o meio campo Costinha, Maniche e Deco , Portugal partia para a partida com estatuto de Favorito. Ricardo Rocha ganhou o lugar ao lado de Ricardo Carvalho, e o quarteto defensivo quase nunca foi incomodado.


Portugal entrou mal no jogo, pouca mobilidade dos jogadores, que não conseguiam trocar a bola com precisão e por isso o Azerbaijáo criou algumas dificuldades aos jogadores lusos, tendo ganho 2 cantos e efectuado um remate, numa altura em que Portugal parecia “adormecido”.

Aos 18´Portugal desperdiça a melhor oportunidade até à altura, com Deco a cabecear após um cruzamento de Miguel, mas o guarda-redes adversário estava atento e defendeu.
Foi então aos 24´que o Estádio do Bessa saltou de alegria: após uma assistência do “nosso” mágico Deco, Ronaldo só teve que colocar a bola no fundo das redes. No minuto seguinte, Ronaldo esteve perto de voltar a marcar, até marcou (só o árbitro é que achou que não…) ao rematar de forma acrobática, e a bola após tocar na barra, desce até bater bem dentro da linha de golo, saindo depois para fora da baliza… nítido golo que não é validado e o jogo prossegue...

Aos 29´ Portugal chegou mesmo ao segundo golo, em que mais uma vez Ronaldo, esteve em destaque, após marcação de um livre, o Guarda Redes Farhad Balyiev defende para a frente, e Ricardo Carvalho, na cara do golo, não tem dificuldades em marcar o 2º golo, e assistia-se na altura ao melhor momento da partida, em que a selecção portuguesa ainda dispôs de mais algumas ocasiões de golo, mas ficou-se pelo 2-0 até ao intervalo.

Na segunda parte, o jogo perdeu qualidade, mas ainda assim Portugal dilatou o marcador, mais uma vez por Cristiano Ronaldo, desta vez de cabeça, após um grande cruzamento de Simão. A partir daí Portugal jogou mais em contenção e começou nitidamente a pensar no jogo da próxima quarta-feira na Polónia.

Melhor em campo: Cristiano Ronaldo

Sempre irrequieto no ataque, marcou 3 golos, 1 dos quais não foi assinalado e esteve na origem do 2º tento de Portugal, marcado por Ricardo Carvalho.

Arbitragem:

Uma arbitragem mediana e com um senão de não ter visto um golo limpo do Cristiano Ronaldo.

Aspectos Positivos:

O Público no Bessa: Eram poucos mas deram um apoio incansável à selecção…
A Vitória da Selecção: Embora tenha sido contra uma selecção “fraca” o sabor da vitória é sempre motivador para futuros jogos.

Aspectos Negativos:

Pouca assistência no Estádio;
Alguma lentidão por parte dos jogadores portugueses, especialmente no inicio da primeira e também na segunda, embora se compreenda que nesta "última" o resultado estava feito e que era necessário gerir o esforço para o próximo jogo na Polónia. Mas há que pensar, que todos os jogos são difíceis, independentemente do historial de cada selecção e não é achar que são favas contadas, pois é assim que depois há surpresas e desagradáveis!

Espero que estes jogadores entrem melhor no próximo jogo e FORÇA PORTUGAL!

Sem comentários: