quarta-feira, março 05, 2008

Considerandos...

Uma vez mais, a semana que passou, foi repleta de casos que mereceram alguma atenção da minha parte. Comecemos por algum lado...

Coincidência, azar, ou...

Carlos Xistra, que por mim sabem é “personna non grata” na Reboleira, desta vez não é referido por mim como sócio do Estrela Amadora, mas sim por ser adepto do futebol e ansiar pela subida do Vizela à Liga Bwin, equipa que me agradaria imenso de ver no escalão maior.
Parece que o sr. Carlos Xistra colecciona equipas às quais fica incrivelmente marcado pela negativa, senão vejamos, esta época em jogos do Vizela, teve dois palcos diferentes mas com resultados identicos. À coisa de umas jornadas atrás, Carlos Xistra apitou o Freamunde x Vizela, que teve 9 minutos além dos 90, e em que aos 90+6 assinalou um penalty a favor da equipa da casa, sendo que nos jornais desportivos vem descrito que só ele viu o penalty. Azar o dele porque o Freamunde falhou o castigo máximo e o jogo terminou empatado a 1 bola.

Aquele falhanço deve-lhe ter ficado atravessado, porque na semana passada o Vizela deslocou-se ao Estádio dos Arcos para defrontar o Rio Ave, talvez não seja preciso repetir o que se passou mas vou dize-lo, aos 90+5 e com o jogo em 0-0, Carlos Xistra assinalou penalty que só o seu auxiliar viu, e que segundo os jornais desportivos realmente só o seu auxiliar viu. A sorte foi que quem foi marcar pelo Rio Ave teve mais pontaria e o Vizela perdeu por 1-0, com a bola a entrar na baliza e a já nao ir ao centro do terreno, não fosse o Vizela num ataque rápido ainda empatar o jogo...

Quem duvida das minhas palavras pode consultar os jornais dessas jornadas e verificar se não são todos unânimes a considerar que os dois penaltys não existiram... É azar? Coincidência ou... algo mais?

Proponho ainda outra consulta aos adeptos, vejam os arbitros nomeados e procurem pelo Carlos Xistra, porque sempre que numa semana o sr. Carlos Xistra apita, na semana seguinte ou duas semanas seguidas está na jarra. Estranho ainda para mais sendo árbitro internacional. E como é que eu tenho verificado isso? Porque sempre que saiem as nomeações vou ver se não foi ele que calhou apitar o Estrela, e fico feliz por ver que ele não está no "meu" jogo (curiosamente nem me interessa mais quem vai apitar, desde que não seja ele), depois sigo para ver onde foi colocado, tanto na Bwin, como na Vitalis, e surpresa das surpresas não há Carlos Xistra em lado nenhum... Estranhíssimo para um árbitro que ainda à pouco foi elevado a internacional.
É azar? Coincidência ou... algo mais?

----

Falemos agora de outro árbitro “azarado”, desta feita para o Estrela Amadora, que este ano se viu fora das duas taças, pelo mesmo Duarte Gomes, o tal do penalty para o Benfica aos 90+1 em que a bola bate na cabeça do defesa do Estrela, isto na Taça da Liga Carlsberg, e o mesmo que anulou um golo ao Estrela na Taça de Portugal em Alvalade, por fora de jogo, mas que não viu fora de jogo a Purovic aos 90+1 que deu o golo da vitória ao Sporting...
É azar? Coincidência ou... algo mais?

----

Passemos ao defesa Beto que está ao serviço do Recreativo Huelva, e que este fim de semana foi (segundo ele) mal expulso frente ao Real Madrid, e que saiu com esta magnifica frase “Infelizmente os grandes são sempre beneficiados”... Engraçado, não me lembro do Beto ter dito alguma vez isto quando estava no Sporting, e já agora é para ele ver como se sente quem é adepto ou joga num clube pequeno, parebéns Beto, acordaste foi tarde para a frase, se tens dito isso ao serviço do Sporting eras um senhor, assim...

----

Falemos da "agressão" de Cardozo a Tonel no jogo do passado fim de semana. Eu não sei qual a vossa opinião, mas a mim afronta-me mais o teatro que faz um jogador agredido, principlamente quando a agressão é uma passagem de raspão ou quando nem lhe tocam, do que o agressão em si. Cardozo deu um toque de cotovelo no peito de Tonel, que resvalou para a face, sem ser por aí alem, e o jogador do Sporting passados dois ou três segundos lembrou-se de atirar-se para o chão em plena “agonia”... Isto é de homem? Não quero dizer que uma agressão seja de homem ou não, mas o teatro que se faz ao lance é que nem de homem nem de miudo, é mais de menina...

Pegando ainda em agressões na semana passada, Rui Esteves jogador do Maritimo, deu um estalo em Mendonça, jogador do Estrela, e qual foi a reacção do angolano do Estrela? A meu ver foi a única possivel nestes casos, agrediu-o também, ou seja foi homem, porque ripostou a uma agressão do mesmo modo e por muito que estas palavras choquem a muitos adeptos, um homem é um homem e não uma menina. Pior foi que Rui Esteves ficou em campo e Mendonça foi expulso, mas ficou marcado como homem, isto para mim, porque já sei que as minhas palavras vão ser duramente criticadas, mas também afianço que preferia ter por amigo pessoal, ou numa guerra, o Mendonça do que o Tonel, tendo em conta a reacção de cada um ao mesmo tipo de lance.

----

Passemos a Joaquim Teixeira, da qual tenho boa impressão depois da curta passagem pelo Estrela Amadora, quando no primeiro ano do Estrela na Liga Honra, veio substituir (já não me lembro quem, mas de má memória) em que os adeptos pensavam ir ter duas descidas consecutivas, tal era o mau jogo de equipa e os resultados, e Joaquim Teixeira pegou na equipa, deu-lhe fio de jogo e acabou num excelente oitavo lugar, (para a época que estava a ser até ele pegar na equipa), só não subimos porque veio tarde.
Foi então contratado, em Dezembro ou Janeiro deste ano, pelos romenos do Pandurii, por dois anos e meio, e ao fim de três jogos oficiais, em que dois foram para o campeonato e um para a taça, é despedido... Não percebo como se contrata alguém por dois anos e meio e o despede passados três jogos, sendo que a equipa luta para não descer... algo está mal contado.

----

O Os Belenenses parece que vão mesmo perder 6 pontos, e parece apenas, porque a deliberação já indicou a punição mas o mesmo Conselho que indicou a punição, veio também dizer que só a consuma, depois do Os Belenenses, apresentar o seu recurso e este ser indeferido.
Sinceramente nunca tal tinha visto, alguém esperar que o acusado apresentasse o recurso e este fosse indeferido para autenticar a penalização, é a mesma coisa que ser presente ao Juiz, ele mandar-me para a prisão por X anos e só dizer que só vou preso depois de eu apresentar o recurso e ele ser indeferido... Isto quando se trata de Os Belenenses já é de esperar tudo e mais alguma coisa, depois de o ter visto descer em campo e no fim descer alguém que não eles. E não venham dizer que é por ser de Lisboa, porque se fosse o Estrela toda a gente assobiava para o lado e descia mesmo, e se fosse o Boavista na situação do Os Belenenses, julgo que a situação passaria-se de igual maneira, descendo o Gil Vicente.

----

Continuando pelo Gil Vicente, equipa que sempre me foi bem quista, talvez por o Estrela fazer sempre bons resultados em casa e fora, para dizer que gosto bastante da carreira que teem feito na Liga Honra, e atravéz do seu técnico Paulo Alves, que parece ser um caso de sucesso pelo menos ao nível daquele clube. Ainda a semana passada, recuperaram de uma desvantagem de 1-3 para uma vitória por 4-3 e segundo o técnico adversário, não houve nehum mérito do árbitro mas sim do Gil e demérito da sua equipa... aplausos a Paulo Alves, da minha parte, e espero que seja uma das equipas que sobem este ano.

----

O português Tozé Marreco, nome bastante invulgar para o bom futebolista que é, joga na Holanda, no FC Zwolle (por acaso gostava mais do clube quando se chamava Pec Zwolle), e é apenas o melhor marcador da 2ª Divisão, esta semana em dois jogos, um para a Taça contra o Feyenoord na “banheira” e outro para o campeonato acrescentou mais dois tentos, se o da taça foi o 1-1, que quase ía dando prologamento (1-2 no final dos 90m), já o do campeonato foi o 16º golo da tabela de artilheiros...
É pena que como Beto guarda-redes do Leixões, tenham o azar de jogar numa equipa “não grande”, mas pode ser que se um dia vierem a jogar num clube grande, tanto podem falhar golos seguidos a um metro da baliza, como defender bolas para dentro que então serão convocados. E vivam o Nuno Gomes e o Rui Patricio!!!

----

Já vai mais que longa, a dissertação, mas não podia deixar de falar em mais dois assuntos, primeiro o Paços de Ferreira que hoje 5 Março aparece no jornal como querendo a punição do Boavista em pontos na tabela, pela utilização irregular do Mateus no jogo da primeira volta entre os dois clubes. Que pena não terem esperado pelo fim da época e faziam como o Os Belenenses e o Boavista descia ahahahaah, não dá para evitar uma gargalhada, como se o Boavista descesse com um caso Mateus, protagonizado pelo mesmo Mateus e tudo!!!, ainda bem que o Paços falou já porque assim talvez consiga algo, mas depois dou comigo a ver quando é que as equipas se encontraram e leio que foi em 1 de Setembro!!! à 6 meses!!! Só agora passados 6 meses é que se lembraram de acusar o Boavista de utilização irregular? Agora que estão em zona de descida e o adversário mais perto se encontra a 4 pontos (Naval sem os 3 pontos do Os Belenenses) ou a 5 pontos (Leixões, se a Naval beneficiar dos 3 pontos do Os Belenenses), isto no minimo é tão ridiculo como a situação do Belenenses versus Gil Vicente. Tenham juizo!!!

----

O segundo tema e para acabar é referente ao famigerado ranking IFFHS, que sinceramente é uma completa fantochada, senão vejamos, o Benfica é o melhor clube português em 26º, seguido do Sportimg em 47º e do FC Porto em 56º. Tudo bem se me dissessem que contam os resultados todos desde o ano de 1930 ou assim até aos dias de hoje (mesmo assim era meio esquisito) mas depois vejo que os 5 primeiros são o Chelsea, AC Milan, Sevilha, Manchester United e Boca Juniores... Chelsea??? Sevilha??? sinceramente quem souber como é que isto funciona está a vontade para me exclarecer porque gostava de perceber.

Chovam então as criticas à minha pessoa, nos comentários... e saudações desportivas a todos.

Sem comentários: