sábado, março 08, 2008

Futebol Feminino Ano III Nº8



Algarve Cup 2008

Com duas jornadas já realizadas tem que ser destacada a excelente prova que a Portugal está a realizar. Dois jogos duas vitórias. É a primeira vez que a selecção Portuguesa vence dois jogos seguidos. Com lugar assegurado na final já está a Dinamarca que assim pode tentar vencer a competição pela 1ª vez. No ano passado perdeu para os Estados Unidos, que podem muito bem ser novamente os adversários. Esta será a quinta final da Dinamarca.

Grupo A
1ª Jornada

Alemanha - Dinamarca 0-1(ver vídeo)
Marcadora: 0-1 Merete Pedersen(47’)

Finlândia - Suécia 1-3
Marcadoras: 0-1 Hanna Ljungberg(25’), 0-2 Nilla Fischer(29’), 1-2 Lena Puranen(64’), 1-3 Therese Lundin(87’)


2ª Jornada
AlemanhaFinlândia 3-0(ver vídeo)
Marcadoras: 1-0 Birgit Prinz, 2-0 Birgit Prinz, 3-0 Renate Lingor(gp)

DinamarcaSuécia 1-0
Marcadora: Paaske Sorensen(6’)

Dia 10:
13:15: DinamarcaFinlândia
13:15: SuéciaAlemanha - Directo na ZDF

A Dinamarca já assegurou a presença na final. Na jornada inaugural dominou por completo a Alemanha e na 2ª vingou-se da Suécia, selecção que impediu a Dinamarca de marcar presença nos Jogos Olímpicos. Pela frente tem a Finlândia, bem mais fraca que no passado recente. A Alemanha volta a desiludir na Algarve Cup e nota-se muito a ausência de Kerstin Garefrekes. A Suécia para o jogo com a Alemnha não vai contar com a estrela Lotta Schelin que devido a lesão falha o resto da competição, jogando apenas alguns minutos no jogo inaugural. Destaque ainda para Hanna Ljungberg que se tornou a melhor marcadora Sueca, com 72 pela selecção.


Grupo B
1ª Jornada
China - Estados Unidos 0-4(ver vídeo)
Marcadoras: 0-1 Tarpley(5’), 0-2 Tobin Heath(47’), 0-3 Abby Wambach(64’), 0-4 Carli Lloyd(69’)

Itália - Noruega 2-4
Marcadoras: 0-1 Thorsnes(11’), 1-1 Panico(35’), 1-2 Storlokken(47’), 1-3 Horpestad(65’), 1-4 Wiik(78’), 2-4 Gabbiadini(88’)

2ª Jornada
Estados UnidosItália 2-0
Marcadoras: 1-0 Lindsay Tarpley(6’), 2-0 Heather O’Reilly(74’)

Noruega – China 3-1
Marcadoras: 1-0 auto-golo(42’), 1-1 Yue Guo(62’), 2-1 Lene Storløkken(64’), 3-1 Melissa Wiik(90’)

Dia 10:
15:00: Estados UnidosNoruega
15:00: ChinaItália

Como se esperava a decisão será entre Estados Unidos e Noruega e guardada para o último jogo. Os Estados Unidos partem com algum favoritismo, mas atenção que a Noruega tem uma equipa de muita qualidade. Será certamente um grande jogo.

Grupo C
1ª Jornada
Islândia - Polónia 2-0
Marcadoras: 1-0 Dóra Stefánsdóttir(58’), 2-0 Margrét Lára Viðarsdóttir(81’)

Portugal - R. Irlanda 2-0(ver comentário no site da FPF)
(Ver vídeo)
Marcadoras: 1-0 por Edite Fernandes(85’); 2-0 por Sofia Vieira(92’)

O destaque do 1º dia vai para o regresso de Portugal às vitórias(3 anos depois). Num jogo sem grande qualidade Portugal acabou por ser ligeiramente melhor e foi premiado por isso. A primeira parte foi muito monótona e sem oportunidades de golo. A segunda parte foi mais animada, com algumas oportunidades para ambas as equipas. Tenho que dar os parabéns à Seleccionadora Mónica Jorge, que venceu o jogo na 1ª substituição. Ana Valinho estava a subir muito no terreno e a permitir contra-ataques perigosos por aquele lado. Após a substituição a R. Irlanda deixou de criar perigo. Com o final do jogo chegou a alegria Portuguesa. Aos 85’ após bela jogada, Emily Lima assiste Edite Fernandes que faz o 1-0. Grande golo de Portugal. O 2-0 surge já nos descontos, com a R. Irlanda balanceada no ataque e busca do empate. Sílvia Brunheira teve a lucidez de não jogar feio, colocando a bola em Edite que desmarca Carla Couto. A nº 9 foi por ali fora e assistiu Sofia Vieira, que só teve que encostar. A organização escolheu Sofia Vieira como melhor em campo, mas eu destacava acima de tudo Sílvia Brunheira e Kimberly Brandão.

2ª Jornada
Portugal - Polónia 3-1 (ver comentário no site da FPF)
Marcadoras: 1-0 Carla Couto(17’), 1-1 Karolina Bochra(42’), 2-1 Edite Fernandes(44’), 3-1 Sofia Vieira(80’)

Depois de 3 anos sem vitórias Portugal tomou-lhe o gosto. A nossa selecção fez hoje um grande jogo, controlando por completo a Polónia. As comandadas de Mónica Jorge desde cedo mostraram ao que vinham e dispuseram de algumas situações para inaugurar o marcador. Aos 17’ a primeira explosão de alegria. Edite Fernandes viu a guarda-redes Polaca negar-lhe o golo, mas na recarga Carla Couto fez o 1-0. A Polónia parecia ser incapaz de fazer frente a Portugal e apenas na fase final da primeira parte conseguiu incomodar um pouco mais. Sem o merecer a Polónia chegou ao empate na sequência de um canto e num lance em que a sorte nada quis com as nossas jogadoras. A resposta demorou pouco e aos 44’ Carla Couto cruzou na perfeição e Edite Fernandes fez de cabeça o 2-1.
Na segunda parte a Polónia entrou com outra atitude, começando a encostar Portugal, embora sem criar grandes situações de perigo. Por volta dos 65’ Portugal acalmou e passou a controlar o jogo. A equipa das quinas começou a ficar mais perigosa e foi com naturalidade que chegou ao 3-1. Jogada entre Carla Couto e Edite Fernandes, com a última a ter a calma necessária para temporizar e assistir Sofia Vieira para o 3-1. A vitória estava assegurada.
Carla Couto recebeu o prémio de melhor jogador em campo e diga-se que foi muito bem entregue, como também o seria que fosse para Edite Fernandes. Toda a equipa fez um bom jogo, mas estas duas destruíram por completo a defesa da Polónia.

Com este resultado Portugal vai discutir o 1º lugar do grupo com a Islândia, num jogo muito complicado contra uma selecção que já é de outro nível, mas vamos acreditar que as nossas jogadoras consigam uma gracinha. Para todos os interessados lembrar que o jogo será transmitido pela RTP2.

IslândiaR. Irlanda 4-1
Marcadoras: 1-0 Erla Steina Arnardóttir(7’), 2-0 Margrét Lára Viðarsdóttir, 3-0 Sara Björk Gunnarsdóttir, 3-1 ? , 4-1 Margrét Lára Viðarsdóttir

Dia 10:
15:30: R. IrlandaPolónia
15:45: PortugalIslândia - Directo na RTP 2

A decisão deste grupo está guardada para o último jogo e felizmente com Portugal na discussão. Na época passada Portugal perdeu 5-1 com esta Islândia. A Islãndia tem grandes jogadoras no ataque e Portugal vai ter que ter isso em conta. A Islândia é claramente favorita, mas vamos acreditar que Portugal consiga nova vitória. Força.

Melhores marcadoras da prova:
3 golos: Margrét Lára Viðarsdóttir(Islândia)
2 golos: Edite Fernandes e Sofia Vieira(Portugal), Lene Storløkken e Melissa Wiik(Noruega), Birgit Prinz(Alemanha), Lindsay Tarpley(Estados Unidos)

Portuguesas lá por fora:
Em colaboração com Frank Cunha do Talksoccer.net vamos procurar dar a conhecer jogadoras com Nacionalidade Portuguesa a jogar lá fora(essencialmente América do Norte). Uma vez por mês será dado aqui destaque a uma jogadora. No mês de Fevereiro demos a conhecer Amanda Costa e desta vez escolhemos Erika Taugher, jogadora que está com a nossa selecção na Algarve Cup.

Nome: Erika Taugher
Idade: 21 anos
Localidade: Oakville (Canadá)
Posição: Avançada

Erika Taugher tem nacionalidade Portuguesa e Canadiana. A sua mãe, Nelia Taugher é Portuguesa, enquanto o pai, Tim Taugher é Canadiano. O seu irmão Spencer é jogador de Lacrosse. A jovem internacional Portuguesa é uma aluna exemplar e o seu futuro com engenheira será no Wall Street.

A nível desportivo Erika jogou Oakville Angels, finalista da Ontario Cup e campeão da WAGS Tournament. Foi capitã da Team Ontário durante dois anos.

No futebol Universitário, no NJIT, foi a melhor marcadora na época de 2004 com 6 golos e ainda com 5 assistências. Em 2005 novamente a melhor marcadora com 6 golos e com mais 3 assistências. Na época seguinte apenas realizou 1 jogo devido a lesão. Na última época voltou a ser a melhor marcadora com 12 golos e ainda 8 assistências pela equipa da NIJT de Newark. Erika está muito perto de bater os recordes da NJIT em golos marcados e assistências.

Erika e a selecção
Erika Taugher foi convocada pela primeira vez para a Algarve Cup de 2006, onde fez a sua estreia pela selecção das quinas. Erika Taugher foi novamente convocada para representar a selecção na Algarve Cup, não tendo sido contudo uma das opções de Mónica Jorge para os jogos com a R. Irlanda e Polónia.

Frank Cunha

Taça de Portugal
Meias-finais: 30 de Março

Albergaria – Escola
1º Dezembro - Várzea

Ficamos por aqui que o post já vai longo.

Até para a semana

Sem comentários: