quinta-feira, março 20, 2008

Considerandos...

Mais algumas situações que despertaram a minha atenção nestes dias...


Falemos dos ordenados em atraso nas equipas, a começar pela minha, o Estrela Amadora. Não percebo como se projecta uma época desportiva em que se contratam X jogadores e se chega a meio da mesma e já não há dinheiro para lhes pagar... Isto é algo que não cabe na cabeça de ninguém, e que sem duvida tem de acabar.
Segundo o presidente do Sindicato dos Jogadores, o Estrela não é a única equipa da Liga Bwin com ordenados em atraso, tanto que o próprio já falou esta época do Boavista e da União Leiria entre outras formações, ao que adianta que o mesmo sucede na Liga Vitalis, ao que eu acrescento ter lido hoje no jornal que o Beira Mar deve dois meses aos seus jogadores e o Santa Clara o dobro dos meses, entre outras formações, que mais ou menos protegidas pela imprensa nunca se sabe publicamente.
Segundo ainda Joaquim Evangelista, na Segunda Divisão Nacional e por aí abaixo o caso é até pior, com vários clubes já mesmo em falência.

Eu por mim até acho que nem 50 % dos clubes em cada divisão tem os ordenados em dia, e que isto deveria a ser punido disciplinarmente a nivel pontual, não sei como, mas a cada mês de ordenado em atraso seriam retirados X pontos ao clube em questão. Fazia-se tipo isto: Este mês os ordenados não foram pagos? Ok subtraie-se X pontos à classificação, no mês seguinte se a situação continuar, subtrai-se X pontos na mesma + Y pontos do mês que corre, e por aí adiante até que as situações dos ordenados se resolvesse, sendo que os pontos nunca poderão ser devolvidos. MAS A TODOS SEM EXEPÇÃO!!!

Agora para as pessoas dos clubes que não devem ordenados e que acham que estão a ser prejudicadas porque estão atrás na tabela, passo a dizer o seguinte: vão ao balneário e façam ver aos vossos atletas que há quem não receba e continue a correr para ganhar os lances, para marcar golos, para defender a sua baliza, que não desistem de lutar do primeiro ao último minuto para pontuar... Se mesmo assim não conseguirem façam como o presidente da União Leiria que acabou por pagar os ordenados a quem se esforça pela equipa e deixou de pagar aos que andam lá a “engonhar”.

----

Uma prova de como o futebol está a tomar um caminho muito mau, ao nível do espectáculo e da seriedade e honestidade pelo público, provém das palavras dos vários treinadores, sobretudo em provas em duas mãos e a eliminar.
Imaginemos uma taça UEFA ou Liga Campeões a eliminar, como será a conferência de imprensa de um treinador em Portugal?
A equipa até joga primeiro fora: “Vamos tentar marcar um golo em casa do adversário para depois gerir aqui a 2ª mão com mais calma”, mas se o sorteio disser que jogam primeiro em casa será assim: ”Vamos tentar marcar um golo e não sofrer nenhum”.

Portanto, jogar o jogo pelo jogo e pelo espectáculo e por respeito a quem pagou um balúrdio pelo bilhete já não existe. No jogo lá fora vai-se defender o mais possível e tentar num contra ataque que um golo caia do céu. Cá vamos tentar marcar um golito para ter vantagem, mas não mais para não sofrermos um golo que pode ser prejudicial no segundo jogo.
Mesmo que a equipa seja fraca, golear no jogo em casa está fora de questão porque temos de descansar os jogadores, uma vez que dali a 3/4 dias joga-se novo jogo importante para o campeonato e para prevenir lesões. Assim com 2-0 ou 3-0 tiram-se os melhores para por “os piores” e espera-se que o jogo termine... É este o futebol que temos cada vez mais, e depois admiram-se que é noite europeia e o estádio tem uma capacidade anormal de lugares vazios, ou que depois de um 2-0 contra os luxemburgueses/malteses/andorrenhos/etc o público assobie defraudado, mas que tenham o descaramento de vir na conferencia de imprensa dizer o que já disse acima “há que poupar os jogadores para o próximo jogo”.
Eu acho é que há que poupar os adeptos dos clubes a estes treinadores...

----

Parece que os clubes, e através dos seus presidentes, vão continuar a enganar os sócios ou adeptos no que se refere a contratações de jogadores.

Só não vê quem não quer que um jogador que custa 9 milhões de euros, que nem sempre é convocado pela selecção do seu país, que não tem bom jogo de finalização de cabeça, que não ganha uma bola de cabeça numa disputa, que “não tem pé direito”, que não ganha a ninguém no 1x1, que não se sabe desmarcar, que não ganha em corrida a ninguém, que não sabe fazer tabelas com os colegas, que não cria espaços para a entrada de outro companheiro em zona de finalização, que falha mais remates à baliza dos que acerta (mesmo que o guarda-redes defenda), não vale 9 milhões de euros por 80% do seu passe, mas os adeptos do seu clube acham que sim e que já vai em 20 golos em todas as competições, ao que eu junto as palavras do Camacho, em que o Benfica é a equipa que mais remata à baliza na Champion League e possivelmente no campeonato nacional, e assim sendo tantos remates faz, que mesmo um gajo como o Cardozo consegue marcar 20 golos e faz pensar erradamente os adeptos que está na presença de um bom jogador, ou que valha 9 milhões... talvez 1 ou 2 milhões, mesmo assim eu não o aceitava na minha equipa.

Pego nas palavras do nosso colega de blog Garras12, que no inicio da época ao ver o Nacional x Benfica no Estadio da Madeira, e depois do Cardozo ter marcado 2 golos disse que o jogador era um flop... Foi gozado porque o Cardozo marcou 2 golos... Mas a verdade é que para mim o Cardozo, com as dificiências que apresenta e que saltam aos olhos de todos em todos os jogos, nunca na vida pode valer 9 milhões de euros/80%, sem que algum desse dinheiro não tenha ido para os bolsos de muito má gente. Negócios com sul americanos já sabemos como são geridos e como há muito trafico de inflências e desvios monetários a todos os níveis, sendo que quem entra com o $$$ para a compra são os clubes, mas os bolsos destinados são os mais variados.

E porque venho falar do Cardozo hoje? Porque segundo vem num diário desportivo, o mesmo clube agora anda atrás de uma “nova vedeta” brasileira, descoberta sabe-se lá por quem, por uma soma astronómicamente semelhante ( 8 milhões euros), mas que como o paraguaio está a ser dificil de engolir, já vem acompanhado de um epiteto de novo salvador da pátria. Quem nesta altura é o jogador mais sonante e em melhor forma ou com mais técnica do Benfica? Rui Costa... Este nome hoje em dia vende tudo aos seus adeptos, como tal a máquina de marketing e de enganar os adeptos já começou a funcionar, dizendo que Thiago Neves é o “novo” Rui Costa ou o “sucessor” de Rui Costa, e assim o público não se oporá tanto a mais um gasto extraordinário por um desconhecido, gasto esse que mais uma vez vai encher os bolsos de muita gente extra-futebol, a começar por quem dá a ordem de compra no clube, ou pensam que os presidentes dos clubes têm furtunas pessoais apenas de vender pneus? Para estes individuos, qualquer negócio que surja com dinheiro por fora é sempre bem vindo, mesmo que isso prejudique o seu clube do coração... E no final até pode ser que dê certo e o jogador se encaixe no nosso futebol... mas raramente.


Vejamos as grandes equipas da Europa, ou dos grandes campeonatos. Onde vão eles buscar os seus jogadores... Manchester United vem à melhor Academia de jovens de Portugal (a do Sporting), ou a Espanha, ou a outros clubes ingleses, depois desses jogadores terem dado provas de qualidade nesses mesmos clubes, e claro, não há intermediários pelo meio, nem jogadores a pertencerem a firmas ou empresas de jogadores porque a própria Federação Inglesa não permite esse tipo de negócios.

E o Real Madrid, que gasta milhões e milhões em jogadores, mas que tipo de jogadores? Jogadores com nome feito no futebol, ou em jovens esperanças vindas das suas academias em solo argentinno, ou do clubes argentinos com os quais tem ligação directa, como por exemplo Sporting -> Manchester United.

Fala-se nos dinheiros gastos por estes clubes, mas depois vê-se a qualidade da equipa e dos jogadores, e a parte principal, que é todo o $$$ que saiu do clube entrou noutro e no único empresário do jogador, e não numa Off-Shore qualquer nas Ilhas Caimão.


Mas mesmo não convencidos do flop os adeptos pensam no futuro (não desportivo) mas monetáriamente quando dizem que o Cardozo depois de vendido vale mais não sei quanto e aqui algumas questões eu coloco:

Afinal os adeptos querem uma equipa de titulos ou uma equipa que ganhe dinheiro comprando e vendendo jogadores, sendo que eles rodam em Portugal durante uma época ou duas sem titulos e depois quando já estão ambientados vão para outro país.?

Quem nesta altura na Europa daria pelo menos tanto dinheiro pelo Cardozo como já deu o Benfica? Ou seja, vêm alguma equipa europeia a dar tanto dinheiro por um jogador como o Cardozo ou que precise do Cardozo? E em que campeonato é que ele se encaixaria?

Numa possível venda de um jogador destes acham que o clube/Benfica é que receberia o grosso do dinheiro?

Se o Cardozo é a maravilha que é, qual a sua clausula de rescisão? E já quantas propostas há ou têm sido faladas por ele?

Respondendo por mim a estas pequenas questões:

Eu prefiro ter jogadores baratos que me dêm bons jogos e se possível titulos, nunca vejo a aquisição de um jogador pelo Estrela como uma forma de no futuro o vender, isso seria para mim anti-futebol, ou anti-equipa. Se eles são bons teem de ser bons para jogar para mim e não para jogar pelos outros por troca de $$$. Assim ainda bem que o Tiago Gomes regressa ao Estrela depois de falhada a transferência, porque é sem duvida uma mais valia a nivel de jogo jogado e de equipa.
Senão mais vale criar equipas com objectivos de comercio de jogadores como os brasileiros do Corinthians Alagoano e digam isso aos adeptos, não os enganem.


Não estou a ver onde se encaixaria o Cardozo a nível de um campeonato na Europa, talvez no Inglês de futebol directo, mas para isso ele precisaria de ganhar bolas de cabeça e ser rapido a livrar-se do seu marcador directo, algo que não acontece com ele. Que equipa precisaria de um calmeirão de 1,90 sem técnica, sem corrida e sem jogo de equipa e que esteja disposta a dar pelo menos 9 milhões de euros...
Sinceramente desconheço a cláusula de rescisão do jogador em questão, ao que acrescento nunca ter ouvido sequer falar de um clube interessado no mesmo jogador, mas enquanto houver Benficas...

----

Venho agora defender o FC Porto numa pequena questão, a dos foras-de-jogo. A equipa tem ganho alguns jogos com golos marcados em posição irregular, mas a verdade é que nesses jogos mais foras-de-jogo errados têm sido marcados que os que são deixados passar em claro, e na maioria das vezes por cada fora-de-jogo que passou foram cortados 3 ou 4 que não seriam. Para azar do clube em questão, é logo no lance em que não se marca o fora-de-jogo que até se marca um golo, e o clube pelo que tem jogado não precisa mesmo destes erros que sem culpa só prejudicam o clube. No final o que se diz é que o FCP ganhou mais um jogo com um golo em fora-de-jogo... O que sendo verdade acaba por induzir em erro, e parecendo ou levando a crer que se não fosse o golo em fora-de-jogo a equipa não tinha ganho o jogo, ou não estava com a vantagem que tem na tabela. O FC Porto não precisava disto, mas está a pagar agora que é boa equipa pelo que fazia quando não era assim tão boa equipa, e a verdade é que o FC Porto apesar de ser lider incontestado na tabela não se livra de levar sempre com o “está tudo feito para eles”, frase que neste momento é de todo imerecida.

----

Apesar de tudo tenho de fazer criticas à maneira de estar, em campo, de alguns dos seus jogadores, nomeadamente Bruno Alves. E quando se pensava que a época Paulinho Santos estava terminada eis que surge a época Bruno Alves. Compreendo (em parte) que um jogador do FC Porto faça o que o Bruno Alves tem feito em alguns lances, desde cabeçadas aos adversários, cotoveladas, joelhadas e até pitons no pescoço, se esse jogo se disputar contra um Benfica ou um Sporting, tanto pela rivalidade como pela proximidade na tabela (quando ela existe), agora contra uma equipa do fim da classificação, que poucos ou nenhuns argumentos apresenta para fazer frente ao melhor jogo do FC Porto, e sem que no momento uma derrota signifique sequer perder a posição ou a grande vantagem na tabela, aí já acho dificil de aceitar, a não ser que o lance seja em resposta a outro que o mesmo adversário tenha tido contra o Bruno Alves, e aí já sabem qual é a minha posição, jogador que é agredido em campo tem de ripostar e não armar-se em menina. De qualquer maneira e pelas vezes que tal facto tem sucedido, já acho que é mesmo do foro psicologico do jogador, o facto de ter entradas destas, e como tal deve ser punido exemplarmente, até porque uma semana ou duas de fora não afectava em nada a equipa na tabela e caía bem na imagem do clube, assim lá vem o “está tudo feito para eles”.

----

Por azar (ou por sorte), este fim de semana fui ao Estádio do Bessa ver o Estrela Amadora, jogar contra o Boavista, e eis que estamos em plena segunda parte e estando eu por cima da baliza para onde atacavam os tricolores, vi duas faltas em plena grande-área do Boavista inacreditávelmente escamoteadas pelo árbitro... Porquê? Sinceramente não percebi porquê, a não ser que o objectivo esta época ainda seja levar o Boavista à Europa, e quem sabe à Champions League, porque de outra maneira, um empate ou uma derrota da equipa da casa, não afectaria em nada o clube na tabela... Raramente reclamo de um penalty por assinalar, porque sei que um penalty não é um golo (veja-se o Sporting) mas quando as faltas existem ao menos que se marquem, mesmo que o jogador depois falhe o lance. Por isso mesmo são lances que me tiram pouco do sério, e os únicos que me afrontam mesmo são os golos anulados, uma vez que esses são mesmo golos embora anulados, os penaltys não são golos.
O realce aqui vai para duas situações: Primeiro os jogadores que sem receberem continuam a jogar e a fazer jogar, sendo que depois do 0-2 acabaram por encostar o Boavista às cordas e por azar não conseguiram empatar, mas lances não faltaram... e ainda mais os que faltaram.
Depois o tecnico Daúto Faquirá, que continua apesar de todas as condicionantes arbitrais (desde penaltys não marcados e golos anulados e esta época já foram 5 os golos mal anulados) a mostrar uma elevação muito distante do normal treinador, nas conferências pós-jogos. Nunca reportou um erro, ou um lance infeliz da arbitragem, pegando sempre em questões técnicas e tácticas da equipa... e se era tão fácil ser mais um treinador do “não nos querem cá”.

Numa altura em que se fala tanto em alguns nomes para treinar as equipas grandes ou semi-grandes em Portugal, não será Daúto Faquirá uma escolha também a ter em conta?

ps: O Daúto também não masca pastilha de boca aberta nem atira palavrões à bruta para dentro do campo.

----

Nova convocatória da selecção... E finalmente percebi as escolhas do Scolari. O homem acha que nós jogamos tão bem que para dar hipóteses aos adversários temos de ser fracos na baliza, como tal Ricardo vai continuar a ser titular, e para segundo plano agora não aparece Quim, mas um sucessor de Ricardo em tudo, tanto no clube como no aviário. Sim porque Rui “Mãos de Manteiga” Patricio é sem duvida uma cópia fiel do titular da selecção, e se calhar talvez melhor ainda a nivel de frangos. Não há duvida que o Santo protector de um é o mesmo do outro, senão veja-se que Ricardo tirou o lugar a um guarda-redes melhor que ele na Selecção (Vitor Baia) e ainda relegou para suplente um outro ainda melhor que ele Ricardo, o Quim. Já Rui Patricio tem semelhanças em muitas coisas, depois de ganhar a titularidade a um dos melhores guarda-redes da Europa, o Stojkovic, titularidade ganha com frangos, conseguiu agora relegar também o Quim da Selecção, igualzinho a Ricardo... Haverá algum parentesco entre o Ricardo e o Rui Patricio ou saberão se eles são protegidos por algum Santo ou ladaínha? Ou isto será mais que uma coincidência?

A meu ver a convocatória do Rui Patricio, convém ao curriculo de Scolari, porque mais tarde se o Rui Patricio se tornar um grande guarda-redes, de que treinador se vão lembrar quando recordarem “Quem é que lançou o jogador na Selecção? Ah foi o Scolari... Pois o Scolari é um visionário, um bom seleccionador, etc” e mesmo em apresentações do Scolari futuramente “Tão vendo aquele bom GR de Portugal, foi eu que lancei ele, eu já sabia que tava na presença de um futuro grande jogador, blablabla”. Isto ao comum das pessoas pode ser uma idiotice, mas a nível de treinadores e de arranjar posições aqui ou ali ou melhores lugares, melhores condições financeiras, ou até por vaidade, tudo conta num curriculo “ Estao a ver aquilo ali? Fui eu que fiz, por isso mereço mais esse lugar que a outra pessoa, ou mereço mais dinheiro do que vocês me dão, ou eu é que sou o bom”...


Venham de lá então esses comentários... se fazem favor.

Sem comentários: