sábado, março 15, 2008

Futebol Feminino Ano III Nº9



Algarve Cup 2008

Historial:
1994 – Noruega
1995 – Suécia
1996 – Noruega
1997 – Noruega
1998 – Noruega
1999 – China
2000 – Estados Unidos
2001 – Suécia
2002 – China
2003 – Estados Unidos
2004 – Estados Unidos
2005 – Estados Unidos
2006 – Alemanha
2007 – Estados Unidos
2008 – Estados Unidos

Grupo A
3ª Jornada:
Dinamarca – Finlândia 1-0
Marcadora: 1-0 Cathrine Paaske-Sørensen(50’)

Suécia – Alemanha 0-2
Marcadoras: 0-1 por Sandra Smisek(25’), 0-2 por Birgit Prinz(86’ gp)

Grupo B
3ª Jornada:

Estados Unidos – Noruega 4-0
Marcadoras: 1-0 Natasha Kai(55’), 2-0 Abby Wambach(57’), 3-0 Heather O’Reilly(65’), 4-0 Amy Rodriguez(90’)

China – Itália 0-2
Marcadoras: 1-0 Conti(51’), 2-0 Panico(70’)

Grupo C
3ª Jornada

R. Irlanda – Polónia 1-0
Marcadora: 1-0 Ciara Grant

Portugal – Islândia 0-3 (ver comentário do site da FPF)
Marcadoras: 0-1 por Margrét Lára Viðarsdóttir(15’), 0-2 por Margrét Lára Viðarsdóttir(17’), 0-3 por Katrin Jonsdóttir(69’)

Como se esperava Portugal não conseguiu fazer frente à selecção da Islândia. As Islandesas entraram com tudo e encostaram Portugal na fase inicial. Antes do golo da vantagem ainda enviaram uma bola à trave. O 1-0 surgiu com naturalidade aos 15’ com Margrét Lára Viðarsdóttir a ultrapassar Kimberly Brandão e a bater Neide. Dois minutos mais tarde, na marcação de um canto a bola bate na trave a oportuna Margrét bisa, num lance em que Neide e as restantes jogadoras Portuguesas deveriam ter feito mais. Portugal conseguiu equilibrar um pouco o jogo, mas ficou sempre a ideia que a Islândia tinha o jogo controlado.
Na segunda parte o jogo foi mais equilibrado, embora com ascendente da Islândia que a partir dos 65’ começou a gerir o esforço e a poupar jogadoras para o jogo 7º/8º lugar. Aos 69’ novo golo da Islândia e uma vez mais na sequência de um canto, num lance em que uma vez mais as jogadoras Portuguesas facilitaram muito. Dos 4 golos sofridos por Portugal nesta Algarve Cup, 3 foram na sequência de cantos. Depois do 0-3 sucederam-se as substituições e pouco mais se passou no jogo. Vitória justa de uma Islândia de um campeonato diferente de Portugal.
Kimberly Brandão foi a melhor Portuguesa em campo.

Final:
Dinamarca – Estados Unidos 2-1
Marcadoras: 1-0 Natasha Kai(14’), 1-1 Paaske Sorensen(30’), 2-1 Abby Wambach(49’)

3º/4º lugar:
Alemanha – Noruega 0-2
Marcadoras: 0-1 Melissa Wiik (41’). 0-2 Marie Knutsen (49’).

5º/6º lugar:
Suécia – Itália 3-0
Marcadoras: 1-0 Josefine Öqvist(56’), 2-0 Victoria Svenson(61’), 3-0 Victoria Svenson(80’)

7º/8º lugar:
Finlândia – Islândia 0-3
Marcadoras: 0-1 Margrét Lára Viðarsdóttir(12’), 0-2 Rakel Hönnudóttir(41’), 0-3 Guðrún Sóley Gunnarsdóttir(90’)

9º/10º lugar:
China – Portugal 1-1(5-4 gp)(ver comentário do site da FPF)
Marcadoras: 1-0 Yan Bi(1’), 1-1 Edite Fernandes(34’)
MVP Portugal: Sílvia Brunheira

11º/12º lugar:
R. Irlanda – Polónia 2-2(5-6 gp)
Marcadoras: ?

Melhores marcadoras da prova:
6 golos: Margrét Lára Viðarsdóttir(Islândia)
3 golos: Birgit Prinz(Alemanha), Abby Wambach(Estados Unidos), Paaske Sorensen(Dinamarca), Edite Fernandes(Portugal), Melissa Wiik(Noruega)

Classificação final:
1º Estados Unidos
2º Dinamarca
3º Noruega
4º Alemanha
5º Suécia
6º Itália
7º Islândia
8º Finlândia
9º China
10º Portugal
11º Polónia
12º R. Irlanda

Terminada mais uma edição da Algarve Cup destaque para o domínio dos Estados Unidos, que levantaram o seu 6º troféu. Um enorme caso de sucesso. Foram 12 golos marcados e apenas 1 sofrido. Na final a equipa demonstrou sempre ser superior à Dinamarca e acima de tudo revelou alguns nomes de qualidade até aqui desconhecidos.
A Dinamarca tal como no ano passado perdeu a final para os Estados Unidos, aliás as Dinamarquesas não conseguem quebrar o enguiço. 5 finais 5 derrotas.

Destaques positivos
Pela positiva é necessário destacar ainda a Noruega, que uma vez mais acaba por fazer boa figura. Saiu da competição com uma vitória sobre a campeã do Mundo, a Alemanha e sendo apenas derrotada pelos Estados Unidos, mas por 4-0.
A Itália vai também a nível de selecções evoluindo. Com um grande contingente de jogadoras do Bardolino Verona, a Itália é já uma selecção respeitada. Este ano devido à ausência da França, já fez parte de um dos principais grupos, mas como será para o ano? Demasiado forte para o grupo de Portugal.
A selecção da Islândia continua a evoluir, passeou-se no Grupo C e depois venceu facilmente a Finlândia, garantindo assim o 7º Lugar. Esta Islândia já é muito forte para o grupo de Portugal.

Desilusões
A Alemanha continua a desiludir na Algarve Cup. A equipa bicampeã Mundial voltou a não chegar à final e voltou a apresentar um futebol pouco atraente. Mas a verdade é que isto já é habitual e certamente algo que não preocupa muito a seleccionadora Sílvia Neid. Na época passada fizeram bem pior e chegaram ao Mundial e venceram.
A Suécia continua a atravessar uma fase de renovação e parece continuar a passar por dificuldades após a retirada de várias jogadoras fundamentais. Para agravar ainda mais isso, a sua actual maior estrela, Lotta Schelin lesionou-se e só jogou uns minutos.
A China outrora uma potência do futebol feminino continua a sua queda. Duas vezes vencedora desta competição, a equipa Asiática voltou a ter uma Algarve Cup para esquecer e os Jogos Olímpicos ao virar da esquina. Muito trabalho pela frente.

A nossa selecção
Portugal merece este ano um grande destaque pela positiva. Se no ano passado já tinham deixado boa imagem apesar do último lugar, este ano superou as expectativas. Duas vitórias, um empate e uma derrota. Apesar da importância das duas vitórias, o empate com a China é talvez o mais importante resultado do Futebol Feminino Português. É verdade que o Grupo C estava este ano mais fraco(Itália esteve no ano passado), mas a verdade é que no ano passado jogámos 2 vezes com a R. Irlanda e não vencemos. Voltámos a não ter hipótese com a Islândia, que claramente é de outro campeonato. Vamos ver se a selecção aproveita estes bons resultados e os consegue fazer perdurar nos próximos confrontos internacionais. A qualidade existe, falta é uma aposta maior.

Destaques individuais:
Sónia Matias:
A defesa esquerdo do 1º Dezembro foi das nossas jogadoras mais regulares. Defendeu bem, ajudando muito as centrais e não se furtou a atacar. Deve ter sido das jogadoras nacionais que mais faltas sofreu. Grande melhoria em relação à época passada em que foi das piores.

Kimberly Brandão: A central actualmente no FC Puebla(deverá regressar ao NJBlue Sky assim que comece o campeonato Norte-Americano) estreou-se recentemente por Portugal e mostrou na Algarve Cup que pode ser uma jogadora muito útil à selecção. Claramente a melhor jogadora do sector defensivo. No jogo contra a Islândia foi considerada a melhor jogadora.

Sílvia Brunheira: A média mais defensiva da selecção luta do princípio ao fim, é incansável. Forte tacticamente foi muito importante no equilíbrio defensivo de Portugal. Quando é necessário ajuda no ataque, começando ela a construção das jogadas.

Edite Fernandes e Carla Couto: Duas jogadoras de grande qualidade, que se conhecem bem do 1º Dezembro. Fizeram uma dupla fabulosa, que deu muito trabalho às defesas contrárias. Decidir qual delas foi a melhor é complicado e até injusto. Foram as melhores de Portugal e mostraram que Portugal tem jogadoras capazes de jogar nos melhores campeonatos femininos.

FPF
Seria excelente se FPF fornecesse mais informações sobre as nossas jogadoras e sobre a própria competição. Pelo menos fornecer a lista com o nº de jogos pela selecção e golos marcados, como fazem as outras federações. Se fosse possível mais dados sobre as jogadoras ainda melhor. Algo a procurar melhorar no futuro.

Até para a semana.

Sem comentários: