quarta-feira, abril 02, 2008

Considerandos...

Eis alguns factos que achei relevantes vir comentar esta semana...

Assim e começando pelo meu clube, por ser batoteiro (segundo alguns experts da bola) uma vez que não paga os salarios a tempo e horas. Ao não pagar os salários arrisca-se a que os seus jogadores não joguem ou joguem mais desleixados... Assim o meu clube é batoteiro uma vez que joga pior do que pode e beneficia os outros... É o que subentendo da palavra batoteiro aplicado ao meu clube.

Há também outros clubes que corrompem árbitros, ou tentam corromper, mas esses ninguém ainda chamou batoteiros... batoteiro é quem não paga aos seus jogadores e arrisca-se a perder, por eles fazerem greve ou não jogar “a sério”... sinceramente.

Há clubes que montam equipas, e oferecem ordenados normais ou principescos e os jogadores não correspondem no campo e depois ficam nos últimos lugares da classificação, e a culpa dos jogadores dessas equipas andarem a “arrastar a peida” pelo campo é dos outros clubes que não pagam aos jogadores. Jogadores esses que fazem ver aos demais o que é ser ou ter brio, ou ser profissional, sabendo que a situação não se resolve dormindo no campo, como se calhar merecia o presidente e a direcção do clube que não lhes paga... E até posso referir o caso da Lazio de Roma que aqui à 3 ou 4 anos também apresentava os salários em atraso e a equipa estava na liderança do campeonato. A verdade é que eles começaram a receber ordenados e a equipa começou a perder... coincidência?

Por isso a culpa do Paços de Ferreira estar para descer é do Estrela Amadora e do Boavista (e dos que não se fala mas que há) que não pagam aos seus jogadores...

Adiante esse promenor, a equipa do Estrela Amadora, que nao paga aos seus jogadores (a tempo e horas), continua a jogar e fazer jogar, assim estando já com um fosso de 5 pontos em relação ao adversário mais proximo ( Académica) e a 9 da primeira equipa que desce (Paços Ferreira). A curiosidade não acaba aí, uma vez que esta época o Estrela ficará à frente de todos os 5 que estão atrás no confonto directo, senão vejamos.

Estrela Amadora versus: Académica 3-1 e 3-3; Naval 3-1 e 1-1; Leixões 2-0 e ( ...); Paços Ferreira 1-0 e 1-2; União Leiria 4-2 e 0-0.

Imaginem se o Estrela pagasse aos jogadores (a tempo e horas)...

ps: O Paços foi a única equipa que nos ganhou destes 5, se calhar até nos devia agradecer pelos outros não terem por isso mais pontos de vantagem sobre ele...

---- ----

Qual é a diferença entre um clube grande e um clube pequeno? É simples, um tentou corromper, o outro corrompeu mesmo, embora os actos visionados pelos tribunais sejam iguais... Diferenças? Só em Portugal. A grande questão é que o pequeno arrisca descer, o grande não... O que vale é que estamos no país que estamos, e por isso as equipas só arriscam que lhes aconteçam coisas, porque elas nunca chegaram a acontecer...

Em relação à possível perda de 6 pontos por parte do FC Porto, só fazia sentido se fosse ao campeonato em questão (aos jogos mencionados) ou no que vai começar. Agora no que está a decorrer é completamente sem sentido, por isso é onde tal vai acontecer... aqui em Portugal o futebol nunca fez grande sentido, portanto bate certo.

Já agora como ficam as equipas que foram prejudicadas pela corrupção efectuada nos seus jogos? Vão recuperar os pontos? Não me parece e porquê? Porque estamos em Portugal... Continua a bater certo, e ficamos todos felizes (com ou sem ordenados em dia).

---- ----

Passemos um pouco pelo futebol na UEFA, que parece ter novamente mudado de epicentro.

Depois de termos estado na Idade Média futebolistica em que o “Catenaccio” era rei e senhor, eis que, tal como a Idade Média da História da Europa, ela foi substituida pela Idade Moderna, e do futebol bonito e do jogo pelo jogo que é o apanágio das equipas inglesas. Assim para espanto do Mundo do Futebol, as 3 grandes equipas inglesas do momento, derrotaram as 3 grandes equipas italianas do momento, e em casa dos adversários, algo que até hoje nunca tinha sucedido...

Esperamos que seja realmente um ponto de viragem do futebol a nivel Europeu, com espectaculos ao melhor nível em detrimento das tacticas fechadas e das vitórias por “meio golo”.

---- ----

Passemos ao futebol romeno, que consegue ser mais mafioso que... alguns outros.

Assim e depois do presidente do Steaua ter afirmado que ia pagar a todos os clubes para derrotarem o CFR Cluj ( a brilhante equipa dos “ferroviários” portugueses), e tendo o Steaua apesar disso de ganhar os seus jogos todos também, eis que no derby em casa do Rapid Bucareste e aos 68 minutos sofrem um golo que dava a vantagem ao adversário... resultado invasão de campo e pedras e cadeiras pelo ar... jogo interrompido que continua sem decisão à vista acerca de como vai terminar...

Estamos para ver que decisão será tomada....

---- ----

Quero falar agora de um comentador televisivo que me chateia acima de todos os outros. Estava a dar o FC Porto x Schalke 04 na RTP1 e eu como simples adepto e muito afim do clube alemão, que sempre foi um dos meus preferidos, oiço os comentários deste senhor acerca do jogo.

Eu que não sou adepto do FC Porto, nem lá ando perto, tive de gramar um individuo a dizer que a equipa do FCP devia jogar antes assim e assado e não da maneira que estava a fazer, e mais pela direita ou mais pela esquerda (conforme o desenrolar dos lances), “Não é assim que o FCP deve procurar subir no terreno...”, ou “Devia progredir pela esquerda/direita/meio, porque o jogador A é mais fraco que o jogador B...”, se a jogada sai mal “Pois, assim o FCP não vai lá, devia antes...”, se a jogada sai bem “Pois, é isto que o FCP tem de fazer...”... eu que sou eu estava-me a irritar imagino um adepto do clube que estava a perder e com os nervos à flor da pele.

Se este senhor sabe tanto de futebol porque razão está ele a fazer comentários e não está no banco de uma grande equipa? Afinal que está lá a fazer o treinador ( neste caso o Jesualdo), se este comentador é que sabe bem como é que a equipa deve jogar?...

Irrita-me solenamente este individuo, além da sua voz muito pouco televisiva, pelo simples facto de que é rouca ou meio rouca... Sim já sei que o adoram mas eu não o suporto, Luis de Freitas Lobo.

---- ----

Cristiano Ronaldo é apenas o melhor marcador do campeonato inglês e da liga dos campeões, faz jogadas de assombro, e tem toques de génio... é pena é que tenha nascido em Portugal e como tal dificilmente será considerado o melhor jogador do mundo, seja em que altura for... É por isso o novo Maradona, que não tinha igual e nem por isso recebeu essa distinção da FIFA.

Dêem-me o Kaka e o Messi em troca do Cristiano Ronaldo a ver se eu aceito...

---- ----

O Paris SG, ganhou a Taça da Liga francesa, com um golo de Pauleta e tudo, para azia do treinador Paul LeGuen, mas mais aziados ficaram os do Lens que vão reclamar o jogo, porque alguém na bancada tinha uma tarja com teores racistas...

Sinceramente já não há vergonha para justificar as derrotas sem mácula... agora a culpa da vitória do PSG é dos seus adeptos que levaram uns dizeres “ofensivos” para o campo.

Já agora, que culpa têem os jogadores vencedores de uma competição ganha com justiça, de que nas bancadas se andem a matar ou se digam ou escrevam palavrões???

É o cumulo do ridiculo este tipo de desculpa para uma derrota e uma falta de consideração para os jogadores que batalharam arduamente durante a semana e depois no campo...

Há que mudar com urgência este tipo de situações porque se há quem não tenha culpa destas situções, essas pessoas são os jogadores que vencem, justamente.

---- ----

Famalicão e Maia, duas equipas que nos últimos 30 e 20 anos aproximadamente, nos presentearam com a sua equipa em escalões profissionais (Primeira Divisão ou Divisão Honra) durante anos a fio, e que agora estão condenados a descerem ao degredo da Distrital... incrível.

---- ----

Comentário final a algumas declarações do presidente do Nacional da Madeira, Rui Alves, que diz detestar a cultura e a lingua portuguesas... E que ficará em Portugal até 2011, altura em que o clube faz 100 anos ( clube que por sinal nasceu em 1910, portanto nem de contas “portuguesas” ele deve gostar). Afirmou ainda que a Madeira se devia tornar independente, porque era o melhor que lhes sucedia...

Para quem não gosta do nosso país e da nossa lingua até se safou bem na vida...

Não seria melhor que ele fosse obrigado a devolver tudo o que conseguiu à custa do nosso dinheiro (e com juros) uma vez que pelos vistos nem somos bem quistos desse senhor? Coitado que ainda vai ter de fazer o frete de estar entre nós até 2011, sendo que na altura ou Emigra... ou se mata (digo eu).

.

Sem comentários: