quarta-feira, abril 30, 2008

FUTEBOL FEMININO




SELECÇÃO NACIONAL SUB-19


Esta semana foi dedicada à Selecção Nacional de Sub-19. No âmbito do II Mini-Torneio de Apuramento Euro2008 - Grupo 5, a Selecção teve 3 encontros: Itália, Noruega e Ucrânia, dois dos quais pude observar «in loco».

Em relação à convocatória feita pela selecionadora Mónica Jorge, penso que à factos a assumir.

A maioria das jogadoras convocadas para as sub-19, não jogam na 1ª Divisão Nacional, jogando até nos distritais, ou jogando até futsal...








Sou da opinião que existem bons valores fora da 1ª Divisão Nacional, e embora os Campeonatos não sejam tão competitivos, essas jogadoras podem ser chamadas para a Selecção. Mas no entanto, isto deve ser uma situação de excessão e não de regra.

As jogadoras que estão na 1ª Divisão Nacional estão lá porque têm valor, semelhante ou superior ás das restantes divisões, e com possibilidade de disputar um campeonato com caracteristicas superiores, então porque são raras as que vão à selecção?
É de salientar a coragem de chamar atletas de outras divisões, mas lembrando-se também, que na 1ª Divisão existem "jogadoras de selecção", e que o facto de estarem na 1º Divisão deveria ser um factor positivo e não negativo.



Análise dos Jogos...

Noruega

6-1

Ucrânia

Itália

4-0

PORTUGAL

PORTUGAL

1-5

Noruega

Itália

4-0

Ucrânia

Noruega

2-1

Itália

Ucrânia

2-2

PORTUGAL



Contra a Itália, Portugal, perdeu por 4-0, resultado que nada mente em relação ao que se passou dentro das 4 linhas.
Portugal com um bloco baixo, e com pretensões de sair em contra-ataque, foi um adversário muito fácil para a Itália. As saídas para o ataque não aconteceram com sucessivas perdas na 1º fase de construção e como estavam em bloco baixo, a bola era rapidamente recuperada pela Itália sem necessidade de baixar para o seu meio campo defensivo.
Embora a Itália fosse uma equipa superior, Portugal podia ter assumido uma outra postura para este jogo.

O resultado do 2º jogo, diante a Noruega, ditou o afastamento da nossa Selecção do Campeonato Europeu Femenino Sub-19 que decorrerá na França.

Ao contrário do 1º jogo, o resultado não espelha o que o jogo foi. Portugal entrou a querer mandar no jogo, criando opurtunidades e podia ter marcado num lance em que era penalty nítido. Este foi o melhor periodo de Portugal.

No entanto, foi para o intervalo a perder por 1-0.
A 15 minutos do final, de livre directo, Elsa iguala o marcador.




Estranhamente, o jogo termina com um resultado de 1-5, tendo Portugal sofrido alguns golos de bola parada.

Com a Ucrânia, Portugal consegue assegurar o ponto de honra, ao empatar a duas bolas, com uma segunda parte bastante lucrativa, uma vez que ao intervalo estava a perder por 2-0.


Portugal fica assim excluído da Campeonato da Europa da categoria.



Para a semana, esta rúbrica será dedicada ao Jogo da Selecção "AA" e aos campeonatos distritais e II Nacional...



Sem comentários: