terça-feira, abril 22, 2008

FUTEBOL FEMININO







Agradeço a todos os que comentaram a minha rúbrica e peço que continuem a faze-lo, pois oferecem outros pontos de vista e torna-a mais dinâmica.
Continuem...

Este fim de semana, tal como acontecerá nos dois seguintes, não houve jogos da 1ªDivisão do Campeonato Nacional de Futebol Feminino.

Por isso esta semana abordarei um assunto que já era do meu conhecimento, mas por respeito a elas achei melhor comentar só depois da Imprensa o expor.
Falo-vos da Edite Fernandes e da Sónia Matias.

Estas duas jogadoras do 1ºde Dezembro, estão de saída para espanha, mais concretamente para o Saragoça, e já não jogam mais esta época pelo clube de Sintra.

Esta “exportação” vai ter repercursões a vários níveis, dos quais falarei separadamente: 1ºde Dezembro e o Campeonato Português, 1ºde Dezembro na Europa e Selecção Nacional.

1ºdeDEZEMBRO E O CAMPEONATO PORTUGUÊS...

Na minha opinião, a Edite é a melhor jogadora do nosso Campeonato, por isso e por muita qualidade que o plantel do 1ºde Dezmbro tenha, vai sentir a sua falta.




A Edite era a referência da equipa. Avançada muito rápida com uma técnica excelente e com um jogo muito inteligente.
Quando a equipa precisava, lá aparecia ela e resolvia, ora em profundidade ora em diagonais ou até recuando para vir buscar a bola e “puxar” a sua marcação, quando lhe faziam duplas marcaçãoes sabia aproveitar isso e libertar as outras jogadoras.

Esta vilacondense, é uma jogadora que sabe estar, sabe do seu enorme potencial, mas não se importa que não seja ela a estrela cintilante daquele jogo.

Craque...


Quanto à Sónia, é a defesa-esquerdo do 1ºde Dezembro e a melhor defesa-esquerdo a actuar no nosso Campeonato.
Esquerdina, e bem constituída fisicamente, vai ser uma jogadora muito difícil de substituir na equipa das Campeãs Nacionais.
Esta jogadora, defensivamente é cumpridora mas apresenta algumas falhas em algumas movimentações, ofensivamente apesar de não ser uma jogadora que envolva e ocupe todo o seu flanco, assumia um papel muito importante na equipa.

O 1ºde Dezembro circulava a bola, mantedo a posse, até chegar à Sónia, que lançava então o ataque. Tem um óptimo pé esquerdo e coloca muito bem a bola quer seja longo ou curto. Tendo em conta estas qualidades, assumia por isso, a primeira fase de construção do 1ºde Dezembro.

Sónia era também a responsável pelas bolas paradas da sua equipa, conseguindo alguns golos desta forma.


Ou seja, o Campeonato fica mais pobre com a saída destas duas jogadoras, e pode trazer, quisá, mais competitividade e interesse ao nosso Campeonato.
Pena que este “nívelamento” seja por baixo e não por cima...




1ºde DEZEMBRO NA EUROPA...

Na minha última rúbrica abordei este tema, e penso que todas a premissas que lancei, são agora mais difíceis de atingir.

São realmente duas jogadoras que tinham muita importância no jogo da sua equipa, e vai ser muito mais difícil para o 1ºde Dezembro, conseguir atingir algo nas Competições Europeias.


No entanto, mantenho os meus votos para o 1ºde Dezembro.

SELECÇÃO NACIONAL...

A Selecção Nacional, para além das duas jogadoras, pode tirar benefícios destas transferências.

O campeonato espanhol é um campeonato mais competitivo do que o nosso, com outras condições, etc, e consequentemente, vai fazer evoluir estas duas jogadoras, que vão encontrar mais dificuldades quer internamente quer externamente.

Edite e Sónia, apesar de jogarem num campeonato mais concorrido, vão para uma equipa, o Saragoça, que está a lutar para ser Campeão de Espanha. E isto parece-me um «pormaior», visto que, mantêm-se numa perspectiva de alto rendimento com a mesma linha de pensamento, ser campeãs.

A Selecção passa a poder contar com mais jogadoras profissionais, e que estão num campeonato superior, o que trás os devidos suplementos para a Selecção.

Como é lógico, são mais uns «degrauzinhos» para a Selecção Nacional, para continuarem a sua progressão.

Sem comentários: